sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

FAQ - 16. Porque eu gosto de Berlin?

Berlin é uma cidade de 3,5 milhões de habitantes. Esse número pode assustar quem cresceu numa cidade de 20 mil, morou em uma média e sai de repente pra cá. Já falei disso aqui.

Mas, ao contrário do que parece, Berlin não é uma verdadeira metrópole. Como cidade-estado (pensem no DF), seus bairros são pequenos distritos, cada um com sua prefeitura e administração descentralizada. Cada um tem seu comércio, seu centro. Não há caos de cidade grande.

Como a cidade não é rica como Hamburg ou München, as pessoas são mais simples e despreocupadas. Você pode sair de pijama e ninguém irá notar. Ok, irão notar. Mas, não irão perder tempo olhando com criticidade.

A cidade é bonita. Tem beleza para todos os gostos. Tem natureza, cultura, arte, história... Você está andando por uma rua e descobre um monumento. Está no metrô e entra um músico que te faz sorrir.

Por ter muitos estrangeiros, existe tolerância (tolerância é diferente de aceitação, hein!). Se eu falo alemão errado, não vão me olhar de cara feia. Vão rir, às vezes me corrigir e, principalmente, vão entender.

Eu adoro descobrir coisas em Berlin. Espero continuar nesse ritmo por muito tempo ainda.
Neve? Que neve? Vou fingir que nem vi!

12 comentários:

  1. E o que você for descobrindo, vai compartilhando, hein.

    BJS!

    ResponderExcluir
  2. Eve, sempre gostei do nome Berlin, soa bem, não sei o que significa, vc sabe?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Linda a foto que vc postou!
    E que delícia de cidade...ai!invejinha...
    rs..rs..rs..
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Ai tenho muita vontade de conhecer lugares como esse, que cidade maravilhosa!! Agradeço por compartilhar isso com a gente e que você possa descobrir muito mais.

    beijos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Gisele (sim, eu mesma ;-) )3 de dez. de 2010, 14:46:00

    A gente se acostuma com as coisas, como se o tempo e o conhecimento nos anestiasse. O novo nos pega despertos, sentidos aguçados. Tenho certeza que tua cidadezinha e seus 20 mil habitantes também poderiam ser um deleite aos olhos despertos para o novo. É tudo uma questão de relatividade.
    Beijo, querida.

    ResponderExcluir
  6. neve que neve? hahuahuahuahuahua


    Ai ai...ouvi que a situação tá gelada aí por Berlin...aqui por Bremen também, mas nada demais...nevou pouco eu achei.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Eu amei Berlin! Senti um cheirinho de São Paulo. Estava muito frio, era fevereiro do ano passado, queria ter tido mais oportunidade pra conhecer a cidade. Eu fui pra um festival que aconteceu em Kreuzberg. Enfim adorei tudo ;)

    beijao

    ResponderExcluir
  8. Pela sua descricão Berlin parece muito com Stockholm em quase todos os sentidos. Acho que o sueco também parece muito com o alemão e a Suécia e Dinamarca já foram Alemanha um dia né? Então talvez a semelhanca da cultura e politica de um modo geral.
    Amei saber um pouco mais de Berlin!

    Bj e Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  9. Nossa, Eve, tô quase fazendo as malas. Você já sabe que eu amei Berlim na única vez em que estive aí, né? Você ainda fica falando assim, aí é que fico com mais vontade de voltar. Agora, não vou te enganar não: das poucas coisas que me intimidam nesta vida, uma delas é frio. Gelo. Tenho horror, me sinto apagada, encolhida, com vontade só de ficar aconchegada dentro de algum lugar fechado. Por isso, só de ouvir os relatos de como já está, tão cedo, fazendo frio, já estou com medo de viajar agora em janeiro. Bom, não é só por isso, claro... Tem umas coisas rolando por aqui também.
    Mas, ainda não decidi nada. Vamos ver...
    Em todo caso, conto te ver na Bahia. Você vem mesmo? confirmadíssimo?

    ResponderExcluir
  10. Eve, estive ai perto em outubro do ano passado, e gostei muito.
    O que eu acho legal por aqui também é isso, podemos colocar uma roupa laranja e verde que ninguém repara. bjuss

    ResponderExcluir
  11. Eve, voce achou o seu lugar no mundo e isso é muito bom. Ouso a dizer que voce vê em Berlin a beleza e felicidade que encontrou dentro de voce e talvez qualquer cidade te pareceria linda assim. :-)
    Beijos

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P