terça-feira, 23 de novembro de 2010

Adaptação

Existem várias formas de se adaptar. Vários tempos. Várias perspectivas. Vários anseios e dúvidas. Existem adaptações e adaptações. Existem aqueles que se adaptam à Alemanha, mas continuam querendo voltar ao Brasil. Existem aqueles que não conseguem se adaptar, mas continuam tentando. Existem aqueles que se adaptam e só voltam ao Brasil de férias. Existem pessoas.

Tudo isso por conta de uma conversa que eu tive com a minha cunhada (esposa de meu irmão). Ela perguntou como estava minha adaptação, se eu já conhecia tudo na cidade, se já andava sozinha, essas coisas.

Aí eu respondi que primeiro eu tive que me adaptar ao fato de estar morando numa cidade grande, para depois entrar no fator "estar morando na Alemanha". Antes de me adaptar à língua, clima, cultura, tive que aprender a andar de metrô, a me acostumar com distâncias, a olhar horário de transportes, de pesquisar melhores rotas no mapa de trânsito da cidade (ok, os dois últimos pontos só são possíveis aqui mesmo. hehehe). Primeiro, eu tive que me acostumar a estar numa capital, depois em Berlin. Tinha que olhar as vitrines das lojas em tempo de liquidação (porque eu cheguei no fim de janeiro) e me conter para não surtar com todas as 9876124538 opções de como eu poderia gastar o dinheiro que eu nem tinha.

Eu ficava tonta olhando tudo ao redor. Vocês vão pensar que eu sou "analfabeta de pai e mãe", mas eu era só matuta, jeca tatu mesmo. Tááááááááá! Eu sei que isso é exagero, que eu não era tão assim, mas, pô, no nordeste não tem tinha metrô, passei grande parte da vida numa cidade de 20 mil habitantes, morei em uma com 600 mil e em Recife, conheço outras capitais como SP, RJ, POA. Mas, né? Não morei em nenhuma delas. É diferente. Deem um desconto. Amém!

E agora eu sou bicho da cidade grande. Cidade de 3,5 milhões de habitantes. Mas, sem engarrafamento, violência exagerada, e outras coisas mais. Ou seja, sou bicho de cidade grande que ficou só com as vantagens. As desvantagens aqui são outras. E com essas também estou aprendendo a lidar.

16 comentários:

  1. Mesmo quando a gente mora em cidade grande, com metrô, poluição, monte de gente na rua e todas as coisas boas e ruins de uma cidade de milhões de pessoas, mudar pra outra sempre exige adaptação, né? Pode ser parecido, mas não é igual... E é aí que tá a graça!
    bjk
    Mônica
    @madamemon

    ResponderExcluir
  2. Adaptação... meu grande problema!
    que bom que vc está conseguindo, esse é o segredo pra que tudo dê certo por aqui. Eu nao estou conseguindo, estou tentando e somente por causa do meu namorado ainda estou aqui, senao já tinha arrumado minhas coisas e voltava pro brasil.

    bjos

    ResponderExcluir
  3. mesmo morando em cidade grande há pessoas que se fecham ao mundo Às pessoas À cidade, tu abriste-te.
    kis :=)

    ResponderExcluir
  4. Ah, ainda bem que vc é uma pessoa comunicativa e sabe se virar bem, quanto ao "Jeca", isso é normal, eu ainda me perco no metrô...rsrs

    E feliz aniver atrasado viu!

    Beijos e voltei!!

    ResponderExcluir
  5. :-)

    E a gente passa a vida tendo que se adaptar as mudancas ( que a gente mesmo escolhe).

    Quando a minha vida fica estabilizada por um tempinho, eu ja saio surtando, procurando a proxima guinada.

    E pensar que passei 6 meses chorando dia e noite quando me mudei para a Australia...

    ResponderExcluir
  6. Imagino que as desvantagens não sejam maiores que as vantagens,né?
    E como vc bem disse,cada pessoa é uma pessoa!
    Que bom que vc está se adaptando bem!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Eve eu me lembro quando mudei para Copenhagen e em 1 mês já tinha visto tudo, achado tudo monótono, cidade pequena (morei a vida toda no caos de SP), e até com o caos agente se acustuma se tiver força de vontade. Depois na Holanda fui morar em uma vila, não me conforma de ver ovelhas da minha janela, e confesso que não sinto falta daquelas fofuras, não como dose diária de contato que tinhamos, depois fui pra uma cidade maior, a 3 maior da Holanda e achei meu meio termo, meu lugar. Acho que porque eu pensava que ia ser temporário, agora indo de vez, o frio na barriga só aumenta, será que vou ver tudo de novo com os mesmos olhos?

    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Guapa!!!!

    E eu deixei passar o seu niver ontem.... =( ... eu sou uma vergonha absurda... .

    Outra coisa... Eu quero o seu endereço.... =D Me manda por DM, ok?

    Besotes...

    ResponderExcluir
  9. Um vez expatriado, sempre terá que passar por adaptações seja no caminho de ida ou no de volta mesmo que não tenhamos claros essas mudanças.

    Eu viajei pouco mesmo que várias vezes, mas deu pra perceber que tenho um padrão de sociedade que se enquadra com meus critérios de qualidade de vida e fora deles eu sofro muito, também depende dos objetivos para os quais se viajou.

    Acreditar nos objetivos é uma dica eterna.

    Eu vejo que não vale à pena sofrer, não deu certo volta e recomeça.
    Pelo o que vc relata eu acho que vai ser feliz onde está, vc acredita e trabalha pra que tudo aconteça.
    É isso...
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Oi Eve,
    No meu caso, passei de uma cidade grande para uma média. E morar sozinho também requer uma série de mudanças; vantagens e desvatagens com as quais também vou me adaptando.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  11. Fez-me recordar de mim mesma há 1 ano atrás....
    Quando o mapa do S-UBahn não era o suficiente, eu fazia um na mão mesmo. O caminho de ida e de volta. E fazia o 'favor' de me perder.
    Agora "tâmo aí, doçura", bola pra frente que a alemoada empurra forte.

    ResponderExcluir
  12. Que sorte a sua né? Eu morava numa cidade de 2 milhões e meio e com milhares de problemas. Ufa!!

    ResponderExcluir
  13. Menina, esses seus dois ultimos textos estao muito bons! E você nao fez o jabah no twitter pra me lembrar que entre uma fralda e uma mamadeira, tenho que vir aqui ler... Tsc tsc tsc!
    Beijijnho!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, eu tb era meio matuta e andava toda deslumbrada quando cheguei e entendo sua tontura.
    Mas a gente vai acostumando ne.
    Confesso que de vez em quando ainda fico meio tonta...

    ResponderExcluir
  15. Eve, assim que mudei pra Holanda, eu nunca sabia onde eu estava, entao perto da minha casa tem um prédio de janelas coloridas, e todos os dias eu ia caminhar e caminhava até um certo ponto que conseguia avistar as janelas do predio depois com o tempo foi indo tudo numa boa, até que um dia resolvi meio que atravessar a cidade e com o mapa nas mãos, era pra ir pra direito eu fui pra esquerda, andei 2 horas a mais. depois me achei..rsrs
    bjuss

    ResponderExcluir
  16. Aí eu respondi que primeiro eu tive que me adaptar ao fato de estar morando numa cidade grande, para depois entrar no fator "estar morando na Alemanha". Antes de me adaptar à língua, clima, cultura, tive que aprender a andar de metrô, a me acostumar com distâncias, a olhar horário de transportes, de pesquisar melhores rotas no mapa de trânsito da cidade

    Eve, eu fiz o caminho contrário...Saí do Rio de Janeiro pra morar em Amterdã, que para meus padrões foi e continua sendo uma vila de pescadores!!!

    Mas não estou reclamando, acho que o mais difícil pra mim hoje seria me adaptar novamente à loucura da cidade grande. Acho que nem atravessar rua no centro do Rio eu consigo, rsrsrsrs.

    Quanto à adaptação em si, a minha foi bem diferente da sua (cada pessoa é uma pessoa), a começar porque vim pra cá sozinha mesmo. Você ao menos tem alguém do seu lado, alguém do país que pode te ajudar a esclarecer algumas coisas. No meu caso, ainda fiquei 2 anos ILEGAL...

    Como eu digo e repito: aqui vivi os melhores e piores momentos da minha vida. Sem exagero algum.

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P