sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Homens e mulheres por aqui

Neste post aqui, a Rosa deixou um comentário perguntando sobre os direitos das mulheres na Alemanha e me deu ideia para um post. Como também já disse, não sou nenhuma expert no assunto, mas vou tentar passar aqui algumas impressões minhas, bem pessoais até.

Na primeira vez que eu estive na Alemanha, em maio de 2008, depois de algumas semanas eu tive uma crise homossexual. Juro pra vocês! Perguntem a marido. Mas, eu explico, tenham calma!

Como tudo era novo para mim, meus olhos estavam acostumados a ver só o que era diferente. E uma das coisas que eu mais via de diferente aqui eram as mulheres. Eu achei super esquisito andar nas ruas e ver mulheres andando de pernas abertas, sem o gingado brasileiro, masculinizadas. Sim, aqui tem muitas. E por causa disso, entrei em choque. Um belo dia, gritei no meio da rua:

- Ahhhhhh, eu não aguento mais! Eu quero ver mulher gostosa! (Taí, meu rompante homossexual)

Eu estava me sentindo perdida, sem nenhum referencial. Porque parecia que eu não me encaixava no estereótipo feminino alemão. (Ui! Eu me chamei de gostosa!)

Hoje, em dia, consigo enxergar as mulheres bonitas, que andam de salto, que são sensuais. Mas elas, acreditem, são minoria. (Aqui em Berlin, aqui em Berlin!)

E eu aprendi também que isso não é ruim. Uma vez que a imagem da mulher aqui não é erotizada. Por isso que elas se sentem à vontade em fazer topless nos parques no verão, por isso que vão numa festa e os homens não passam a mão. Por isso que eu nunca recebi nenhum olhar ou cantada de pedreiro aqui (exceto de estrangeiros, mas isso é tema pra outro post). Porque o homem alemão respeita o espaço da mulher, reconhece-a como um indivíduo (com vida própria). Também, porque as mulheres são independentes, emocional e financeiramente. E elas podem ser bem brabas quando precisam. ;)

Eu tenho uma teoria, já apresentei para algumas mulheres alemãs e elas concordaram 100%. As mulheres brasileiras andam desfilando/rebolando/gingando. Elas passam um recado para os homens: "Olhem! Eu sou bonita! Eu sou pra ser vista." As mulheres alemãs andam "normais", algumas até exageradamente como homens. Elas passam o seguinte recado: "Olhem! Eu não preciso de vocês!".

E, aqui, a gente entra em outro patamar de discussão: por isso também que o número de mulheres solteiras com mais de 35 anos é tão grande na Alemanha. As minhas amigas alemãs todas são, por exemplo. Simplesmente, porque tem homem que ainda não sabe lidar bem com a independência feminina, apesar do país concordar que ela existe (e sem cantadas, sem iniciativas). No fundo, a relação homem e mulher ainda é muito instintiva (em todo lugar do mundo, talvez), e deveria predominar o "macho". Apesar disso, a gente ainda pode ouvir muito homem alemão falando: "nossa, como esse - insira aqui uma nacionalidade machista - pode tratar a mulher assim?" Acreditem, é um dos temas na discussão sobre a integração de estrangeiros.

A Honey também deixou um comentário interessante sobre o padrão de beleza no mesmo post. As mulheres não são socialmente forçadas a serem como capas de revistas photoshopadas! Até porque, elas sabem que é de mentira. Existe a vaidade, existe a preocupação com a saúde do corpo, mas não existe exagero. Tá, tem as superficiais, tem uma mulher aqui que "Deus me livre e guarde", e acho que isso também tem a ver com classe social, assim como no Brasil. Por exemplo, o fenômeno das mulheres frutas é restrito a um público, né? (funkeiros, pagodeiros, admiradores de escola de samba.) Não me batam, eu generalizei..

Mas, se você, Rosa, me perguntar se mulher ganha o mesmo salário que o homem, se existe o mesmo número de mulheres na liderança de empresas, como tem de homens etc. etc. Aí, eu te digo que a Alemanha ainda precisa caminhar mais um pouco em relação a mercado de trabalho. Em compensação, a licença maternidade, conhecida aqui como "tempo dos pais", pode chegar até a 3 anos em alguns casos. E não é licença só para a mãe, o pai também pode usufruir. Além de haver incentivo do governo para que o pai fique em casa, enquanto a mãe trabalha. Entre outras coisas.

Deu pra responder? O texto ficou enorme, desculpem-me.

P.S. Acho que, independente de qualquer lei, o mais importante é a postura da sociedade. Pois, é dela que saem as leis. Estou errada?

P.S.2: Só pra esclarecer: quando eu disse que homem alemão não olha, eu quis dizer que não dá aquela olhada de seca pimenteira, conhecida como "olhada de pedreiro". Quando um homem vê uma mulher bonita, ele olha. Mas, olha simplesmente. E você quase nunca percebe qual a intenção do olhar dele, nem para onde está olhando.

16 comentários:

  1. Eve, não se preocupe com o tmanho do post pois o conteúdo vale. Obrigada por toda essa informção acerca do modode vida dessa outra cultura!

    ResponderExcluir
  2. Eve é sempre uma delícia viajar pelos seus textos que são leves, bem humorados e trazem informação sobre a vida na Alemanha.
    Fiquei tentando visualizar mentalmente as mulheres do jeito que vc as descreveu e ainda sendo a maioria, confesso que para a nossa cultura um tanto "erotizada" fica complicado imaginá-las sem nenhum ar de graça, gingado, rebolado, algo tão natural por aqui.
    Tá vendo como é importante estar no seu blog? Rindo de Mim Comigo também é cultura!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Eve, eu escrevi um post uma vez sobre topless (http://www.coisaparecida.com/archives/364) e percebi que muita gente (brasileiros) não consegue entender a postura da mulher européia. Mas é bem como vc falou, eu acho que aqui a questão está mais para "eu não preciso de vc" do que para a "masculinação" propriamente dita. Quero dizer, uma mulher não precisa andar com saia curta e seios esturricados para ser feminina... A coisa é tão mais natural e o apelo sexual é muito menor, a mulher não é tratada simplesmente como um objeto de desejo. Quer saber? Eu prefiro assim, ainda que uma cantada vez que outra sempre levante a autoestima.

    ResponderExcluir
  4. O texto ficou ótimo, não ficou enorme não, fácil e agradável de ler.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Eve, acho que o "meio" e os indivíduos ajudam a fazer o comportamento das pessoas. No Brasil, por exemplo, um recém chegado da Alemanha (ou qualquer país onde normalmente não fariam isso), e uso a palavra "recém" para dizer que eles não estão no país tempo suficiente para serem contaminados pelo comportamento masculino local, olham sim para as mulheres. Eu mesma já flagrei um sonoro "Mein Gott" que escapou de um alemão ao ver uma bunda num jeans justo rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Glenda, condordo com vc, tanto que escrevi no texto que aprendi que isso é bom, já que a imagem da mulher não é erotizada.

    Gisele, mas aí também não entra a imagem da mulher ("uma bunda num jeans justo")? Olha lá a comparaçào que eu fiz entre a mulher brasileira e a mulher alemã. No geral, a mulher brasileira quer ouvir o "Mein Gott", porque é a linguagem corporal dela. as brasileiras são, muitas vezes, mais sensuais que as alemãs. Para um alemão, salta aos olhos e não dá pra segurar o comentário. kkkkk

    ResponderExcluir
  7. achei ótimo o post e nem pareceu grande!

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que as mulheres brasileiras, mesmo as normais como nós (olha o convencimento) ainda damos de 10 a 0 nas alemãs, acho a maioria um tribufu. E vamos combinar que elas também se vestem mal pacas, o que não ajuda. E sem gingado... ih, ficou difícil. Acho que é por isso que tem tanto alemão casando com brasileira :)

    ResponderExcluir
  9. concordo Eve, fora o lance do topless no parque tem a sauna mista aonde todos vao nus, tem sair com amiga ou amigo pra festa/férias/oque for e ficar só na amizade mesmo. Quantas vezes nao dormi na mesma cama que meu amigo e nada aconteceu pelo simples fato de sermos amigos? No brasil no mínimo vc ia escutar uma piadinha infeliz...

    ResponderExcluir
  10. Eve não se desculpe pelo tamanho do post pq não posso fazer o mesmo pelo tamanho dos meus comentários kkkkk.
    Valeu o aviso me evitou a vergonha da cobrança do já pago, acontece...

    A questão do salário não me surpreendeu, que pena eu até queria. Já a maternidade é um caso de urgência europeu generalizado, que bom que aí os incentivos são gordos, ótimo né?

    Eve lembra do trabalho que deu pra popularizar o uso do cinto de segurança nos carros, só com multa o pessoal levou a sério, portanto nem sempre a postura do povo está independente das leis. Às vezes são elas (leis) que moldam a postura social.

    Veja comparar é quase um defeito, mas é a única forma que tenho de fazer vc entender que eu não entendi qual a relação entre o comportamento sensual e a intromissão masculina, a parisiense (lá vem a comparação) é uma mulher sexual, erótica até; durante o verão toda uma margem do Senna é pra quem quer pegar uma cor desnudo tod mundo junto, e não é por isso que os homens parisienses são atirados, não eles não são. Acho que me senti como vc na sua 1o visita quando estive em Lisboa. Bem, falta gingado na Europa aí todo mundo concorda, acho.

    Os padrões de beleza femininos são bem cruéis, eu não posso confirmar isso, mas me parece que é no mundo latino que marca mais essa diferença, por outros lados, aqui também, vemos ancoras de tv e comissárias de bodo de todas as idades e posturas físicas.

    E o assunto é super extenso.
    Valeu mesmo saber um pouco de "sua" terra adotada querida, os aspectos sociais pra quem está só assistindo à distância podem ser bem diferentes.
    Bj e bom final de semana (pra todo mundo).

    ResponderExcluir
  11. Post grande?Nem senti....

    Aqui eu diria que é meio a meio, mas não é aquela coisa gritante como no BR que as mulheres usam uma calça saint tropez na beirada da " peruca black power" [desculpe o termo!].Cansei de ver no ônibus.

    Creio que tem muito a ver com a cultura, como vc colocou.A nossa cultura brasileira é machista e a mulher ainda é[infelismente]retratada pela a aparência.Pode ser burrinha,sair na Playboy, mas tem que estar com tudo em cima.

    Eu achei impressionante que todo mundo ri da minha cara quando mencionei sobre os 6 quilos.Eles achavam um exagero..Me acham magérrima aqui!Muitos dizem: REGIME PRA QUÊ, TÁ LOUCA?!?!? Daí quando eu digo que nos parâmetros brasileiros, estou gorda, eles ficam abismados...

    Aqui se a mulher anda toda dada, os homens [de família] estranham, acham que é prostituta ou super fácil..Eles ficam encomodados com isso, acham que e força a barra total, mas de novo, cultura...No Brasil os homens amam ser perseguidos, nos EUA o homem prefere ser o que vai atrás.Se a mulher for fácil, ele perde o interesse.

    ResponderExcluir
  12. Rosa, adorei a sutileza do seu comentário. rsrsrs

    Eu não sei ao certo se eu fiz uma relação direta da sensualidade com a intromissão masculina. Porque eu relatei o que vi no comportamento feminino daqui e, inevitavelmente, comparei com o do Brasil.
    Em resumo, eu tentei dizer que:
    1. As mulheres daqui nao se esforçam pra serem sensuais.
    2. Os homens não veem as mulheres como objetos eróticos.
    3. Talvez por conta da não erotizaçao por parte das próprias mulheres e porque elas sao independentes emocionalmente.
    4. Por isso, elas não tentam chamar a atençao dos homens, a parte do "eu nao preciso de vc" (a mensagem corporal).
    5. Não conheço outros padrões femininos que não sejam as brasileiras e um pouco, as alemãs, então, minhas considerações podem estar erradas. São só as minhas impressões pessoais. Talvez, em Paris, me sentisse um patinho feio, sem sal e gosto. rsrs

    Concordo com o que vc disse sobre as leis, mas, os alemães sào conhecidos por sua rigidez em cumprir leis, nem precisa multar, basta dizer que é proibido/permitido por lei. E a sociedade atual tem uma participaçao muito grande no processo... ai, é complexo e eu não sou socióloga. rs

    Quanto ao padrão de beleza, acho que aqui o pessoal gosta mais do natural, menos superficialidade, sei lá. Mas, tb acho que tem a ver com padrão social. As mulheres latinas tem um padrão social diferente das européias. Ou não?
    De novo, sociologia. rsrs

    Ainda deixei de citar outros exemplos, como a Paula, em seu comentário, destacou. O post ficaria ainda maior.

    De novo, obrigada pela delicadeza do seu comentário. ;)
    bjs!

    ResponderExcluir
  13. Nossa!!!!! Adorei seu post!

    Concordo em gênero, número e grau!
    Não sei se aí, acontece o mesmo que aqui (por acaso tenho vontade de saber esse assunto como é em outro País) porque aqui a mulher brasileira é vista quase todas generalizadamente por FÁCIL ( e outros "adjectivos" mais) odeio generalização mas aqui acontece muito (claro que alguma razão pra isso o povo aqui tem né), mas....
    Xirr...esse assunto da pano pra manga né..
    Beijo .

    ResponderExcluir
  14. Olá!!

    Me chamo Aline e moro na Alemanha tb.

    Sou da opiniã que uma mulher pode ser feminina e emocionalmente,
    financeiramente independente tb!

    Acho que um equilíbrio seria bem bacana para a maioria das mulheres de ambas culturas(brasileira e alemã).

    Alles Gute!!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Eu conheço várias mulheres alemãs, e a primeira vez que vi elas pensei: "essa beleza é da terra ou do céu?" Nunca tinha visto mulheres tão lindas na minha vida. São muito mais bonitas do que a mulher brasileira, não vou mentir nem dizer coisas que não são, só para massagear o ego da mulher brasileira.
    Também é inegável que as alemãs têm o pensamento mais evoluído e são mais desenvolvidas intelectualmente do que a brasileira.
    Quanto ao modo de vestir da alemã, não vi problema nenhum, ao contrário da roupa a vácuo com que a brasileira se veste. Aqui em Salvador que é onde eu moro, a roupa cotidiana não passa de shorts, regata e chinelos, roupa tão apertada que mais parecem salsichas, deixando aparecer aquelas banhas da barriga e a celulite da bunda e coxas. Sem falar que na Bahia (nos outros estados não sei) é tanta mulher com cabelos nas pernas e bigode que dá vontade até de vomitar.
    Resumindo: meu ideal de beleza feminina é a mulher alemã ou brasileira? ALEMÃ, sem dúvida.
    Com certeza vou apanhar muita "pedrada" com esse comentário, mas tenho o hábito (ruim?) de ser sincera e realista.

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P