segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

E começa outra caminhada...

Acho que alguns de vocês sabem que já estou procurando trabalho/estágio. Contei a saga que foi pra montar currículo traduzido e tirar foto.

No meio de novembro, mandei duas candidaturas para empresas diferentes e na primeira semana de dezembro mandei mais três. Todas para estágios. Lembram do que eu falei neste texto aqui, sobre me candidatar a vagas que tenham a ver com o fato de ser estrangeira? Então... As duas primeiras foram nesse perfil, as três últimas foram de acordo com o meu perfil profissional.

Dias atrás, recebi um email da primeira empresa para onde mandei meu currículo, chamando-me para uma entrevista. Eu pulei de alegria e entusiasmo. Seria minha primeira entrevista de verdade verdadeira. Mandei um email pra Jane, pedindo um help daqueles, porque a moça aqui ficou muito nervosa. Já pensou fazer uma entrevista em alemão? E ainda dentro da cultura empresarial alemã, onde tem que chamar todo mundo de Sie? Putz, morri!

Jane, como sempre, muito fofa, não só ligou, como me mandou, por email, um passo a passo para a entrevista. Isso foi numa terça. Na quarta, recebi uma ligação da segunda empresa para outra entrevista. As entrevistas seriam na quinta (a primeira) e na sexta (a segunda). Eu estava uma pilha de nervos. Mas, muito feliz com a sorte que eu estava tendo.

Eu fiz as entrevistas. Adorei a primeira empresa e o ambiente de trabalho, fui tratada super bem e mostravam já estar acostumados a lidar com estrangeiros (a vaga era pra nativo da língua portuguesa). A segunda empresa foi mais ou menos. Posso dizer que senti que eles não sabiam lidar com o fato de meu alemão não ser fluente e também por ser estrangeira, apesar de quererem alguém que falasse português ou espanhol. Eu queria a primeira vaga, e neguei a segunda por imaginar que, se não souberam lidar comigo na entrevista, também não saberiam lidar no dia a dia.

Eu não fui chamada pra primeira. Fiquei sem as duas. Mas, não fiquei, absolutamente, triste com isso, apenas momentaneamente chateada (me perguntando o que ficou faltando), passou rápido. Contudo, com essas duas entrevistas, sendo as duas primeiras candidaturas que envio e me chamam de cara (um mês depois, ok), pude tirar muitos pontos positivos:
- Eu consigo participar de uma entrevista em alemão.
- Ambos elogiaram muito meu currículo e perguntaram porque estava, então, querendo um estágio.
- Nem todo alemão é bicho-papão. ;)
- Empresas jovens são interessantes.
- Preciso ficar fluente o mais rápido possível, pois, ficou claro que só falta isso para um emprego, já que o currículo foi elogiado.
- Eu tenho chances de ser chamada para as outras 3 candidaturas. E para as que virão depois dessas.
- Ganhei experiência para as próximas.
- Eu vou conseguir, mais cedo ou mais tarde.

Foi só o primeiro "não" que recebi. Não dá pra desanimar tão rápido, né?

20 comentários:

  1. nao sei quem disse que um vencedor nao eh aquele que ganha sempre, mas como ele supera os fracassos e continua tentando. sim, uma hora vc vai conseguir. e nao eh a primeira vez que vai te derrubar, oxe, derrubar? o que eh isso?
    isso acontece pra deixar a gente mais forte e aprender a lidar com situacoes. olha ai, aposto que na proxima tu estara mais preparada pra entrevista em alemão. segura firme que tem um ano todinho pela frente pra vc continuar rindo de si consigo e a gente tb!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Isso aí dona Eve! Força na peruca, e com certeza com um pouquinho mais de paciência vc vai conseguir encontrar uma vaga com o seu perfil, numa empresa que lhe faça sentir-se confortável com o fato de ser estrangeira!

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  3. Consegue sim, foi só o comeco.
    Boa sorte e sucesso nas próximas.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por mais esse passo, Eve! Você certamente está no caminho, um bom currículo e fluência nas línguas sempre abrem portas. Tenho um aluno que, no meio dessa crise horrorosa nos EUA, é disputado 'a tapa' por grandes empresas justamente por ter um currículo diversificado, mas ao mesmo tempo focado. Meu pai dizia que gente competente não fica à toa muito tempo, porque as empresas não podem abrir mão de gente assim. É só uma questão de tempo. 2011 vai ser de arrasar, você vai ver!
    bjk
    Mônica
    @madamemon

    ResponderExcluir
  5. Oi Eve,

    Claro que não pode desistir. Você se saiu muito bem. Força na peruca, fé e confiança.
    Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  6. Força Eve, claro que não dá pra desanimar! Boa sorte na próxima vez!

    ResponderExcluir
  7. Evelíssima!
    Você foi simplesmente ÓTEMA! Não ter conseguido é um detalhe pequenino quando comparado ao caminho que você percorreu nesse quase 1 aninho de Nutellaland! Agora é só mais uma questão de tempo, pois as boas sementes você já tem semeado... quanto a fluência, virá rapidinho! Base teórica na cuca vocÊ já tem, é só falar!

    Tô na torcida por você!

    Beijukka! :D

    ResponderExcluir
  8. Ótimo isso de pontuar as positividades.
    Nunca fiz entrevista de trabalho, mas tenho uma amiga que sempre trabalhou em empresa e ela com o irmão (q já foi chefe de pessoal) discutem ou melhor rastream sempre as entrevistas que ela tem feito e ela vai avaliando onde foi + e onde -
    Tadinha tá a 1 e 1/2 ano sem emprego. Mas mesmo com a experiência dela eles sempre fazem esse exercício e eu vou filando as dicas, adoro.

    Da última vez, pelo que entendi, ela foi mal quando lhe perguntaram o perspectiva de salário, ela deu um salário baixo (louca pra parecer viável) pra empresa, desqualificando o currículo que ela tinha apresentado.
    E depois de uma dura seleção que de 150 ela ficou em 4o lugar, ñ conseguiu.

    Imaginar-me num situação assim me destroçaria, acho que eu virava sopa por dentro kkkk.
    Mas realmente passa rápido.
    Espero que em 2011 as propostas sigam e vc possa ter se emprego, bom que vc tem o botão da autocrítica em "on", acho que esse é o segredo da sua positividade.
    Bj
    PS: guardei o texto viu? Adorei, bjinhos.

    ResponderExcluir
  9. Farei figas para que vc consiga em breve o que almeja!
    E tenha fé,vc vai ser chamada antes do que imagina!!!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Eve, logo logo surge o lugar certo e ai ninguem te segura. E olha que to achando que esse alemao tá bem melhor do que voce diz que está, viu?
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Eve, tudo bem? Já venho um tempinho no seu blogue, que eu adoro e rio muito mas a mulherada em peso que comenta no seu blogue me fez ficar um bocadinho intimidado (hehehe brincadeira).
    Moro em Lisboa, fiz Erasmus em Berlim o ano passado todo e tou voltando agora para um estágio :-) seu blogue vai continuar sendo leitura motivacional obrigatória!

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Eve,

    eu acho que vc está indo super bem! Pra alguém que chegou há pouco tempo na Alemanha, já fizeste tanto,menina!

    E quanto ao que deu errado, não se ligue nisso, isso só quer dizer que a sua bênção será maior do que imaginas! Força Eve, que vai acontecer no momento certo!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  13. Linda!!
    Voce ganhou em experiencia sim! E logo logo vai chegar a vaga certa! Vce vai ter tantas propostas que vai poder ate escolher aonde quer trabalhar!!=)
    Eu creio nisso!!
    2011 esta ai e vai ser o ano de conquistas!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Eve, que desanimar que nada!! Logo vc vai estar trabalhando...e falando alemão!!! Beijos, linda, te desejo tudo de melhor nessa vida!!!

    ResponderExcluir
  15. Não dá pra desanimar, pelo contrário! Tenho certeza que 2011 te trará muitas conquistas, Eve!

    Boa sorte e continue na batalha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Queridos, muito obrigada pelas palavras de incentivo e apoio. Ainda volto aqui pra contar mais conquistas, aprendizados e experiências, se Deus quiser. ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Oi Eve! mandou bem na sua conclusão! minha querida, estas entrevistas estao a servir para um treino, vc vai ver que o nervosismo vai diminuir,e seu alemão melhorar e vc vai conseguir!
    Tudo de bom! e Feliz Ano Novo!
    Bjs
    Denise

    ResponderExcluir
  18. Eve parabéns, isso já é uma levantada no espirito, não é?

    Beijao

    ResponderExcluir
  19. olá Eve,

    2011 está chegando por ai e com ele terá sua oportunidade tao almejada. Bjs e boa sorte!!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P