sábado, 25 de dezembro de 2010

Como foi por aí?

Como foi a noite de Natal de vocês?

Por aqui foi com gelo, trens parados e estradas interditadas.
Quem estava programando passar Natal com a família em outra cidade, ou ficou em casa sozinho, ou fez como meu cunhado e correu para a casa do familiar mais próximo: a nossa.
Todo ano, ele passa Natal com um grupo de sem-teto (Óhhhhhhhh! Tem isso na Alemanha também!) na cidade aonde ele morou 15 anos atrás. Esse ano não seria diferente. Só que, né? Os carros deslizavam nas estradas e os trens congelaram nos trilhos. Bora pra Berlin, então (ele mora em Potsdam, à 30km daqui).

Tem coisas que acontecem para melhor, porque eu gosto muito do meu cunhado e ter a companhia dele aqui em casa foi maravilhoso. Só sinto pelas pessoas que perderam a companhia dele.

E o presente que dei pra marido o deixou emocionado: um álbum com algumas fotos de momentos especiais que tivemos na Alemanha, com colagem de um poema/música de Vinícius de Moraes:

Eu sem você não tenho porquê
Porque sem você não sei nem chorar
Sou chama sem luz, jardim sem luar
Luar sem amor, amor sem se dar
Eu sem você sou só desamor
Um barco sem mar, um campo sem flor
Tristeza que vai, tristeza que vem
Sem você, meu amor, eu não sou ninguém“

Ah, sim, e Natal na Alemanha são 3 dias, a véspera, o dia e o dia seguinte. Então, amanhã ainda é Natal e, estando as estradas liberadas, vamos visitar a família de marido.

13 comentários:

  1. Oi Eve, até eu fiquei emocionada com o presente q vc preparou pro seu marido rs... O poema é lindo e fotografias são mto especiais... Feliz natal prolongado pra vc e sua família rs.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Boas comemorations por aí!!! Natal com neve deve ser um luxo! Aqui no Brasil tudo decorado de inverno e um calor daqueles...

    ResponderExcluir
  3. Eve, o poema é lindo....então Feliz Natal até amanhã...rsrs....aqui, está igual ai (mentira...) um calorzão da morteee.....beijos...

    ResponderExcluir
  4. Primeiro Natal com neve, primeiro com o marido, primeiro longe do Brasil e foi bom. Falei com a família ao longo do dia pelo Skype, fiz bacalhau da Noruega, celebramos dentro do horário deles.. e fomos dormir às 3:30 da manhã bêbados. Meu enteado mais velho esteve aqui conosco, uma amiga e meu filho. Hoje estamos descansando e amanhã vamos nos reunir na casa do meu sogro.

    E chega né? :)

    ResponderExcluir
  5. 3 dias de feriado? Nuss, isso soa como músicas para os ouvidos de qualquer carioca hahahaha

    Então, boas comemorações por aí! Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Feliz Natal, Evelíssima!
    meu 3º Natal aqui na Nutellandia, na casa dos sogros, com janta delícia, muito vinho, presentes fofos - yeahhh ganhei um celular alemón! :D e dei cookies de avelã feitos por mim (receita da Oma)
    No fim da noite, teve eu, digamos, bebinha bebinha... não dei vexame, claaaro, apenas fiquei tonta e pedi ao M. "querido, preciso de água com açucar!", assim assim :D
    e hoje teve brunch na sogra! muito muito peixe - enguia defumada é minha paixão!

    Feliz NAtal tausendmal pra você e seus amores, querida!

    ResponderExcluir
  7. Oi Eve, passando pra desejar um Feliz Natal muito caloroso!!! rs (do Brasil). Aqui tem dado direto nos notíciarios a nevasca por aí. Em 5 anos é a primeira vez que venho ao Brasil nesta época do ano, não foi assim planejado, mas rolou. Eu acho que me desacostumei um pouco do clima pra lá de natalino hahaha mas é bom estar por aqui. Tudo de bom aí pra vcs e feliz 2011!

    ResponderExcluir
  8. Adoro presentes assim tão pessoais, ganhar um perfume é maravilhoso (e útil), mas saber que a pessoa gastou seu precioso tempo preparando, fazendo o presente é muito emocionante!

    Nossa 3 dias, então ano novo é mais fraquinho?
    Não sei, mas sempre penso que é festa demais em tão pouco tempo e sempre se escolhe uma pra gastar mais energia mesmo que inconscientemente.

    ResponderExcluir
  9. Aqui foi com muito calor que recebemos o Natal!
    Eu dormi no dia 24 e só comemorei no dia 25 no almoço com a família do marido!
    A minha só sobrou a minha irmã,e vc lembra do bafão,né?
    Espero que o gelo aí tenha cedido e vcs consigam visitar os familiares hoje!
    Eu vou á praia e só volto a noitinha...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Lindo mesmo o poema, daquelas declarações de amor que derretem até pedra.
    Bom saber que, apesar das nevascas, tudo acabou saindo da melhor forma.
    Por aqui, também foi legal e tranquilo. Agora é esperar a passagem do ano, com todo aquele ritual do foguetório.
    Feliz 2011 pra você e marido.

    ResponderExcluir
  11. Por aqui foi triste...como você já leu lá no meu blog. Passei o natal com meu namorado chorando a morte da mãe.

    Não teve ceia, não teve presentes. Mas a gente sobreviveu e a vida continua. Na pior da hipóteses, temos um ao outro e amor é o que importa nessas datas.

    Melhores dias virão. Sem dúvida!

    ResponderExcluir
  12. Aii que poema lindo!!
    ADORO VINICIUS!!!
    Bela escolha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Meu natal foi em casa com a sobrinha e o noivo e muitas dores no lado esquerdo, devido a tosse. E o dia 25, foi na maternidade, pra dar à luz um presentão de Natal.

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P