sábado, 18 de dezembro de 2010

Coragem

"Você é muito corajosa!"
"Você é um exemplo de coragem."
"Você é uma corajosa e eu admiro muito isso."

Há tempos estou pensando em escrever sobre isso e não achava as palavras corretas para tentar me fazer entender. Acho que dessa vez, eu consigo.

Eu sei que nós somos o reflexo de muitas coisas. Nossa personalidade é formada por, pelo menos, três pontos de vista: a nossa em relação a nós mesmos, a dos outros em relação a nós, e o que a gente acha que os outros pensam de nós (que nem sempre é o mesmo que eles pensam realmente).

Eu já percebi que os outros acham que eu sou corajosa. Eles me dizem isso. Vocês me dizem isso.

Por que corajosa? Porque eu sai do Brasil e vim morar na Alemanha? Porque eu cheguei aqui sem falar alemão? Porque eu deixei trabalho e "carreira" por lá? Família e amigos? E se isso não foi coragem, mas fuga ou falta de opção?

Quando decidimos nos mudar para a Alemanha, marido e eu não estávamos na nossa melhor fase, passávamos por um inferno astral que já durava mais de dois anos. Não, o casamento continuava muito bem, foi por ele que sobrevivemos. Mas, passamos por problemas financeiros, empresa sendo fechada, um parco "patrimônio" sendo vendido ou dilapidado, marido desempregado e eu, vivendo de prestação de serviços, bons trabalhos, mas, prestação de serviços. Marido, no Brasil, já era considerado velho para a vida profissional. Ele tem dois filhos para ajudar a criar. Em todo esse período, a ex-mulher cuidou de tudo sozinha. E eu dando graças a Deus por ela ser compreensiva. Só que não dava pra viver assim eternamente. O que fazer, então?

Procurar opções mais viáveis! Aonde marido poderia voltar a estabilizar a sua vida? E aonde eu teria chances de recomeçar? Alemanha.

Eu decidi que não o deixaria. Ele decicdiu que sem mim não queria viver. Nós decidimos estar juntos. E nós sabíamos que uma nova vida só seria possível aonde ele tivesse chances profissionais. Eu abri mão de pouca coisa, se considerarmos a nossa diferença de idade (25 anos!). Eu sou nova. E tenho mais experiência profissional que quase qualquer alemão da mesma idade que tenha decidido fazer faculdade/mestrado (Quantidade, às vezes, não é qualidade. Eu sei). Apesar de ser estrangeira, o que também vejo como ponto forte.

Ou seja, falta de opção.

E também tinha o fato de que eu sempre me senti deslocada na minha família. Sempre odiei a cidade aonde meus pais moram. Passei a minha infância sonhando em voltar para o Paraná, onde nasci, porque pensava que de lá nunca deveríamos ter saído. Aí eu cresci, entrei pra faculdade e dizia que, depois da faculdade, nada nem ninguém me seguraria na Bahia. Conheci marido antes mesmo de me formar. Ele também não queria ficar muito mais tempo por lá, mas o último lugar para onde ele gostaria de voltar era a Alemanha, pois ele acreditava que era retrocesso.

Pra mim, então, foi fuga.

Coragem, para mim, é outra coisa. Talvez, ter conseguido transformar Berlin no meu lar. Talvez, ter assumido os desafios que a vida no exterior nos traz. Ainda assim, não me convence. Está mais para foco, motivo, determinação... Sei lá.

Coragem mesmo, pra mim, é enfrentar. Enfrentar o que quer que seja. Enfrentar, simplesmente. É um pai que pula na frente de um animal selvagem para salvar seu filho. É uma pessoa que pula na frente de um carro para salvar um desconhecido de um atropelamento. Ou outra que impede um assalto.

Coragem, pra mim, é um ato impensado. É um impulso. É um instinto. É algo que você precisa fazer naquele exato momento dada as cirscunstâncias. É um ato heróico (ou proporcional a).

Não estou desmerecendo com isso tudo o que já me disseram, os elogios que já recebi (e que me orgulho) e também pessoas que decidiram sair de sua zona de conforto e recomeçar.

Eu só queria dizer que, no meu caso especificamente, minha zona já não era de conforto, e que, mesmo que vocês tenham essa visão de mim, não é essa a visão que eu tenho.

Mas se, no conceito de vocês, isso ainda for coragem, quem sou eu para questionar, né? Então, sou a mulher-coragem! ;)

Sabem do que lembrei? Coragem, o cão covarde. Ele representa, exatamente, o que quis dizer: é o bicho mais covarde que eu já vi na vida, mas na hora de salvar sua dona, é o mais corajoso porque faz sem pensar. ;)

23 comentários:

  1. Querida, a coragem tem muitas faces e muitas camadas. E não vem sozinha! Você teve coragem sim, porque na última hora, depois da falta de opção, da motivação, da vontade de fugir dos problemas, a gente precisa decidir se tem coragem pra mudar isso ou se fica parada esperando a vida nos carregar de um lado pra outro.
    Tomar as rédeas do próprio destino requer coragem, sim! E muita.
    bjk
    Mônica
    @madamemon

    ResponderExcluir
  2. Então... a Mônica já disse o que penso...

    =)

    Mas se consideramos que o que você fez foi "algo que você precisa fazer naquele exato momento dada as circunstância" e que você enfrentou algo simplesmente novo e assustador com o intuito de salvar-se de uma vida de dificuldades, então, minha cara, você mesma se colocou no grupo das pessoas absurdamente corajosas.

    Mas entendo o que vc diz, de não se considerar corajosa. Porque de dentro é assim que você vê. E, como disse a Mônica, a coragem tem diversas facetas...


    Saiba que, para mim, sair da zona de conforto, não se acomodar e se acostumar com uma vidinha mais ou menos é uma puta coragem...


    Besotes, guapa!

    ResponderExcluir
  3. Tb acho que seja coragem. Muita gente nao teria a "CORAGEM" que tu tivestes de largar tudo e estar ai... em fuga.

    E depois vc ainda diz que nao sabe escrever bem.

    ResponderExcluir
  4. Eve,depois que todas as nossas amigas em comum aqui em cima disse o que eu posso acrescentar!
    Tu é mais corajosa que imagina!
    Não menospreze isso em vc!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Eu também só larguei (deixei pra trás) o que eu realmente já queria deixar. Dizem muito isso para mim também, que sou corajosa em ter saído do Brasil e vir morar na Noruega, mas assim como você não me acho especialmente corajosa, talvez audaciosa, um pouco, mas nada coragem mesmo acho que todos temos, afinal sair de casa no Brasil, batalhar por trabalho (eu não tinha boi na sombra e quando digo boi na sombra me refiro a garantias, como um emprego público concursado com um excelente salário), isso tudo é muita coragem, a gente tem que ter por lá.
    Eu também já queria sair de Natal, bater asas, então foi fome e vontade de comer.
    O resto a gente leva com a gente onde quer que vamos, que é nossa experiência de vida e a batalha de sempre.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Eve!
    Olha, corajosa depois de tantos bons argumentos já não sei dizer rs, mas determinada isso vc é sim, o que tbm é admirável.
    E parabéns pelo progresso aí.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Eve,

    Existe uma frase de Napoleon Hill que diz:"Quando seus desejos forem fortes o suficiente,parecerá que você possui poderes sobre-humanos para alcança-los".
    E para ser impulsionado para isso precisa-se de uma boa dose de coragem... Para muita gente é "comodo" colocar a culpa no acaso. Mas pelo que me parece vc nao é esse tipo de pessoa. Vc sabe onde quer chegar. Bjs
    Obs: Olha quanto aquela questao no meu blog (comentário preconceituoso), foi exatamente isso que disse ao meu marido. hehehe

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que sempre é preciso um boa dose de coragem pra enfrentar o desconhecido, mesmo que as opções da zona de conforto não sejam as melhores. Claro que uns deixam mais coisas pra trás, outros menos, mas de qualquer maneira deixa-se sempre alguma coisa. Há os desesperados que se jogam numa aventura, mas esses geralmente não se dão bem, porque só ter coragem não traz comida pra mesa e muitos vêm pra cápassar perrengue na ilusão de que vão melhorar de vida. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eve, a coragem veio bem antes da "fuga" (que não considero fuga, mas a visão de encontrar novos caminhos). Veio quando você, por instinto, começou a amar. Amar é um ato de coragem! O que veio depois só foi possível devido a esse amor. Beijo grande!

    ResponderExcluir
  10. Oi Eve,

    Pra mim agir na hora da falta de opção e um acto de coragem também.
    Mas entendi na mesma o que quis dizer com seu texto..o tempo por sua vez ajuda muito..E é isso, pra fte é que se anda ;)
    Bjs bom fds

    ResponderExcluir
  11. PArabéns... vc tem a coragem que eu tenho-não-tenho... sonho em estudar fora e trabalhar também... mas tenho um medo enorrmmeeee...
    Quem sabe um dia eu não faço as malas e caio no mundo!!!
    Bjos do Brasil...
    JU

    ResponderExcluir
  12. Eve, eu sou quase uma expatriada profissional, e sempre me mudei na porra louquice, na aventura.

    Entao, posso dizer de cadeira que voce e corajosa sim senhora. Corajosa por que optou pelo incerto, optou pelo desconhecido, seguiu seu coracao. E corajosa por ter se casdo com o tio,ops, com um cara bem mais velho, e com o kit familia.

    Corajosa por pintar o cinza com cores fortes.

    Vi muita gente desistir, vi muita gente voltar pra casa, so pra se arrepender. Vi outros morando fora do Brasil e reclamando que nao conseguem viver sem carne seca, goiabada, gerimum ( que isso?).

    Corajosa por pegar o touro a unha. Por se expor, por continuar cantando.

    Falta de opcao? Falta de opcao coisa nenhuma. Tem muita gente que na mesma situacao enfia a cabeca na areia ous e esconde debaixo dos cobertores. E fica la. Esperando o divino "providenciar".

    Voce foi a luta mulher. Que coisa boa!!!

    Bjim

    ResponderExcluir
  13. Falta de opção ou não, rumar ao desconhecido é e sempre será um ato de coragem.

    Sair da zona de conforto, "reformatar" o olhar cultural, abraçar uma nova sociedade, país, hábitos e costumes depois 20 e não sei quantos anos vivendo no país de origem, é sim nega, um ato de coragem.


    Além de muita coragem, só com muito amor mesmo.Te admiro, viu?

    Bjos!

    ResponderExcluir
  14. Talvez você não veja como um ato corajoso mas é. Digo porque também moro no exterior mas ao menos eu sabia falar a língua e, mesmo assim, foi e está sendo muito difícil, tanto que estamos pensando em tomar o caminho inverso, voltar para o Brasil.
    Continue sendo essa pessoa de valor e dando esses maravilhosos exemplos de coragem!
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  15. Nossa exatamente como acontece comigo e eu canso de explicar, pra mim ficar parado é que precisa de coragem!!!

    P.s.>: vai lá no blog acrescentar seu link no meu post!

    beijooo

    ResponderExcluir
  16. Poxa Eve depois de tanto argumentar eu tô em dúvida...
    não da sua coragem, mas da minha.

    Se tudo que vc fez não pode ser qualificado por coragem, segundo vc, então eu sou um irresponsável já que o que fiz não foi a metade do seu no dobro do tempo, ok que os nossos objetivos eram diferente, mas já comparei, já era, né?

    Agora falando sério, vc tem sido algo que dura consigo, tem vários posts por aqui que mostram isso. Vc está muito certa em estabelecer suas metas e esticar a corda. Agora tome atenção pra não esticar demais e perder a oportunidade de curtir as vitórias.
    A coragem é pra vc mesma, se nós nos espelhamos em pessoas assim, não é por mal, nem sua responsabilidade se não der certo pra gente.

    É bom conhecer gente que atrai gente legal, é bom saber que pra alguém dá certo, torcer por ela é gratificante.

    Como vc diz, vida que segue e sem dúvida querida, com coragem.
    Bj

    ResponderExcluir
  17. Oi Eve...pois eu continuo te achando corajosa e esse post é uma das razões...mas, mudando um pouco de assunto, vc morou onde aqui na Bahia??beijos, linda!!!amo os seus posts

    ResponderExcluir
  18. Olha Eve,

    Eu tenho às vezes a mesma sensação que vc em relação à definição da palavra cpragem. Coragem parece algo instintivo mesmo, que vc faz sem pensar, sem planejar.
    Eu prefiro a palavra determinação, e isso vc teve! não é fácil largar tudo e vir pra cá, mesmo que não se tenha muito. A gente tem sempre algo a perder, mesmo que não tenha a vida dos sonhos, o trabalho dos sonhos, a família doa sonhos. E cá pra nós, é muito mais difícil recomeçar aqui, do que no Brasil!
    Vc teve muito peito, determinação e discernimento, e isso é o que conta!

    Beijos e ótima semana!!!!

    ResponderExcluir
  19. Ê Eve, também penso igualzinha a você...
    Bastante gente fala isso de coragem de vir pra cá num lugar tão diferente, largar amigos, família e blá blá blá E olha que eu só vim fazer um estágio! ehehehehe

    E eu sempre respondo "mas é normal...vou lá viver minha vida pronto...não tem segredo"
    Porque é realmente assim que eu penso. É difícil? É. Mas não é impossível e é algo "alcançável".
    Mamãe diz que eu falo isso porque sou muito perfeccionista e me cobro demais...
    Eu meio que concordo com ela e às vezes tenho a impressão de que você talvez seja assim tb viu ;)
    Torço pra que isso seja um ponto positivo!!! hehehehe

    Beijão!

    ResponderExcluir
  20. A minha zona de conforto é o conhecido, se ele é mau ou bom não interfere na semântica da palavra. Portanto, minha querida anjinha teimosa rs,coragem é se aventurar, por fuga, necessidade, desprendimento ou espírito de aventura naquilo que nos é desconhecido, mas que representa o olhar fora da caixa.
    Ás vezes tudo o que se precisa é de uma voz que diga:"saia!", se é alguém que diz, ou se é a voz dentro de si, não importa! Coragem é um passo no escuro.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  21. Meu caso poderia ser interpretado como fuga tambem, se for seguir o seu raciocinio. Ja que tudo dava "errado" no Rio pra mim. Mas eu interpreto como vontade de Deus. Voce sabe, eu acredito nessas coisas, e vejo nitidamente que Deus me encaminhou pra uma vida aqui que eu nem sabia como seria. Ele fechou as portas por lá e abriu aqui. Eu só escutei o que Ele estava dizendo e vim, apesar do tamanho do desafio. E nesse aspecto, foi coragem e fé. Coragem pra enfrentar os gigantes no caminho e fé para confiar de que Deus estava (e está) ao meu lado onde quer que eu vá.
    E agora está acontecendo a mesma coisa. Pois é. Berlim fechou, abriu Munique! Eu tambem poderia encarar como fuga. Mas encaro como oportunidade de sair do comodismo, de crescer. Vontade de Deus, ou oportunidade dada por Deus. Coisa que eu só vejo quando a minha "zona de conforto" deixa de ser tao confortavel assim. Beijo

    ResponderExcluir
  22. portanto, voce teve coragem sim. porque muita gente, mesmo vendo a sua "zona de conforto" ficar desconfortável, nao se mexe pra mudar. voces dois se mexeram.

    ResponderExcluir
  23. Pessoas, muitíssimo obrigada pelos comentários. Cada uma de vcs me fez ver um pouquinho diferente a minha situação.
    E sim, são portas fechando e janelas se abrindo!

    Bjs no coração!!!

    Estou sem tempo de responder uma por uma como merecido! Desculpem.

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P