segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Germania

Vocês lembram que em alguns posts eu já destaquei que acho o país feminino? É o artigo de mundo (Die Welt), é a forma como os homens cruzam as pernas (rsrsrs) e tantos outros fatores que me fazem pensar sempre no feminino por aqui.

Uma vez, muitos meses atrás, estivemos no Museu Histórico aqui em Berlin, onde pudemos acompanhar a história da Alemanha desde o tempo dos celtas até os dias atuais. Algumas imagens, dentre tantas que eu vi, me chamaram a atenção. E de lá pra cá sempre fiquei pensando nessa coisa do feminino por aqui. Eu não sou nenhuma expert nesse assunto (Jux?) e posso estar falando um monte de besteiras. Perdoem essa pobre cristã.

Anyway.

As benditas imagens a que me refiro são de Germania. Pausa: Germania era o antigo nome da região que hoje é a Alemanha, por isso, em inglês é Germany. (Dãããã. Alguém poderia não saber, tá? Foi mal.) Fim da pausa. E todas elas são mulheres. Todas. Em algum momento, quando o país/região começou a ser retratado por uma "personificação", foi retratado como mulher. Como vocês podem ver aqui nesse link (em alemão). Grande coisa, vocês irão pensar. Mas, imaginem aí, a "personificação" de Berlin é um urso... A da Alemanha poderia ser um bicho, um deus mitológico (Thor?), mas, não, é uma mulher.

Elas aparecem representando o povo, o nacionalismo alemão (termo usado com muito cuidado aqui para não ser mal interpretado) e pode aparecer como uma guerreira (principalmente por trajar os símbolos/armas do país).

Tá, eu sei que Germania é um nome feminino. Mas, insisto, eles bem poderiam ser machistas o suficiente para não aceitar isso, né? E a Alemanha também já teve um monte de nome, de reino, de povo... Olha aí os saxões, os anglos, os alemanes... Sei lá, estou viajando na maionese.

As imagens que me fizeram "viajar":
Germania auf der Wacht am Rhein - Lorenz Clasen (1860)
Die Germania - Philip Veit (1848)
Germania - F. A. von Kaulbach (1914) (1a. guerra, né?)
Então, Alemnha é A Alemanha mesmo. ;)

15 comentários:

  1. Eu acho tudo isso um barato,e admiro ainda mais o povo Alemão nessa parte!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Acho que a Irlanda segue o mesmo Padrão, apesar do santo principal ser o St.Patrick... hahahaa

    ResponderExcluir
  3. Interessante como a ideia de país, de Nação, costuma mesmo vir no feminino, mesmo onde a língua não faz distinção, como no inglês (que não flexiona, via de regra, masculino e feminino, e não tem artigos para designá-los). Aliás, se a gente expandir a ideia, vai ver que as imagens de Liberdade e Justiça também são femininas (na Grécia já era representada por Themis, talvez a tradição venha daí) e nos povos antigos (celtas entre eles) e pré-históricos a Terra era sempre uma figura feminina...
    Até que a gente tá bem na foto! :)
    bjk
    Mônica
    @madamemon

    ResponderExcluir
  4. E quanto aos direitos femininos, como vai a coisa?
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Ok, faz seus pensamentos fazem sentido sim...
    Alemanha é A, as imagens dizem muito rs.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Sabe que vc tem razão? rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Juro, nunca tinha ligado Germania a Germany. Ponto pra voce por ter me ensinado isso ! hahahah

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Mônica, menina!! eu nao tinha pensado nisso. Esqueci completamente de Gaia, Minerva, e essas mulheres todas. hehehe Isso mostra tb que eu nao estava necessariamente viajando na maionese. rsrs

    Rosa, vc me deu ideia para um post. Te respondo em breve, viu? ;)

    Bjs, meu povo!

    ResponderExcluir
  10. A D O R E I !!!!

    E adorei o comentario la no blog, mas o aniversario e dia 9...kkkk

    bj

    ResponderExcluir
  11. Interessante,nunca parei pra observar isso! apesar do país ser "feminino" as mulheres continuam com salários menores que os homens, mesmo exercendo a mesma funcao! bjos

    ResponderExcluir
  12. Em italiano,Alemanha continua sendo Germania.=)

    Gostei dessa explicaçao e achei logica e tb percebi uma coisa(ate ja quis escrever um post sobre isso),na Alemanha, a maioria das mulheres que trabalham na Tv,nao sao magrinhas, tipo Britt,Vera, aquela que faz decoraçao, atrizes das novelas alemase por ai vai..sempre achei esquisito,ja que vivemos em uma sociedade onde o padrao de beleza é a magreza. Mas vendo essas imagens que voce postou, entendi tudo!!!
    Se o simbolo da Alemanha é essa mulher robusta, eles seriam os ultimos a desprezar as cheinhas,ne?

    ResponderExcluir
  13. Espero mesmo Eve, eu tenho carência dos aspectos que não estão no manual e acho que vc é a pessoa ideal para escrever sobre eles.
    Bj

    ResponderExcluir
  14. As imagens são lindas... Realmente nos mostram o poder do universo feminino no mundo... Acho q o machismo tem bastante força no catolicismo, onde a mulher carrega o pecado original, mas se formos nos aprofundar nas creças nórdicas e demais crenças, observamos uma grande participação feminina, que se não for de igual peso é até maior...
    Não gosto do Paulo Coelho particularmente, mas já li mtos livros dele, e um deles ilustra bem isso q estou falando, chama-se "nas margens do rio piedra eu sentei e chorei"... Fora a história principal de amor, tem uma grande explicação sobre a mãe, a mulher, e a força feminina...

    E pra mim a mitologia nórdica é demais!!!!

    Bjusss

    ResponderExcluir
  15. beem interessante isso!

    obs: sou leitora recente do blog, tenho gostado :)

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P