segunda-feira, 19 de julho de 2010

Acho que não me acostumarei

Andando pelas ruas de Berlin já vi de tudo um pouco, mas tem uma coisa da qual não me acostumo. Explicarei.

Pessoas pedindo.
Pedintes.
Sem tetos (Obdachlos).
Famintos.

Já vi gente abrindo lata de lixo, pegando um pedaço de pão e comendo.
Já vi um senhor idoso pedindo dinheiro no metrô.
Já fui parada para comprar o jornal dos sem-teto e ainda, com a Daniela, convidada para assistir ao jogo da copa com ele. rs
Já vi senhora pedindo.
Já vi ciganos no semáforo se propondo a limpar parabrisas. Lembram de cenas parecidas no Brasil?

Tirando os ciganos, que são nômades, passeiam de país em país, não entra, ainda, na minha cabeça essa história de pedintes e famintos na Alemanha. E tem sem-teto que é por opção, por disturbio mental, por abandono...

A Alemanha tem um sistema social invejável - e polêmico para alguns alemães - mas, ainda assim, existem pessoas que não têm dinheiro suficiente. Ou eles não têm coragem - ou excesso de orgulho - para pedir ajuda ao Estado, ou são ilegais, ou recebem ajuda e gastam sem controle.

Bolsa família é fichinha perto do que o governo alemão paga (casa+comida+roupa+plano de saúde...)

É uma cena que não se encaixa. Um país rico, com um bom sistema social e pedintes. Destoa. É feio. É como uma pintura mal feita. Ou uma pixação num muro. Sai de tom mesmo.

Não estou dizendo com isso que é um problema social, que a Alemanha não é o que parece ser etc etc. Sou eu que não me acostumo, sou eu que esperava mais (ou menos) do país. É a imagem na minha cabeça que tem que mudar, pois não existe perfeição, óbvio.

E enquanto isso, eles continuam lá, nas ruas.

3 comentários:

  1. Assunto polêmico!

    Aqui na Holanda, nas cidades maiores, vemos bastante "sem-teto" na estação, ou pedindo moeda pra completar uma quantia pra que eles possam comprar uma passagem pra ir pra algum lugar. É sempre uma história triste, é igual no Brasil.
    Só que muitas dessas pessoas estão na rua por opção, muitas delas preferem viver nas ruas onde não precisam respeitar nenhuma regra, do que ir pra um abrigo onde vc tem hora pra chegar, pra dormir e precisa a ajudar na limpeza.

    Na minha opinião a política da Alemanha, assim como da Holanda, é paternalista demais, e oferece muito sem pedir nada (ou quase nada)em troca. Dinheiro de graça qualquer um quer, não é mesmo?

    E enquanto isso eu continuo trabalhando, pagando uma fortuna de plano de saúde todo mês, 33% do meu salário em impostos, e pago imposto extra porque tenho um cachorro. Parece que quanto mais você trabalha, mais pobre você fica.

    E eles estão lá, fumando maconha na rua (embora seja proibido), dormindo na estação de trem e mamando nas tetas do governo.

    E vem um colega de trabalho dizer que a qualidade de ensino nas universidades holandesas está caindo por causa dos estrangeiros, falando que quase não tem holandeses na sala de aula.

    Não estão lá porque não querem, porque não têm interesse.

    Robin Hood country.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Eve! Não imaginava que houvesse tantos pedientes assim por ai. Aqui pela Austrália tem uns poucos na rua, quase todos aborígenes. E a razão é a mesma que daí, eu acho. Eles ou gastam todo o dinheiro que o governo dá, ou não pedem ajuda...
    Onde moro, (Adelaide - Sul da Austrália) ainda não vejo muito pedinte não. Quando vimos um, achamos bem estranho... Tomara que fique sempre assim.
    Um beijo grande pra você.
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Acho que a Line expressou bem o que eu penso. Eu, sinceramente não tenho pena nenhuma dos pedintes de rua ou sem-teto, porque o governo ajuda muito aqui. Aliás ajuda muito a quem não tem e tasca no de quem tem. Pagamos impostos altíssimos e ainda vem nenginuho pedir dinheiro na rua? Ah, não tenho pena mesmo!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P