terça-feira, 6 de julho de 2010

Na embaixada

Eu precisei ir na Embaixada Brasileira fazer cópias autenticadas de alguns documentos para enviar para o Brasil.

Cheguei às 09h30 e falei com o responsável, um cearense confesso. E foi uma das experiências mais engraçadas que já tive na Alemanha.

Cena 01:
"Olá Sr. preciso fazer umas autenticações."
"Venha até aqui para me mostrar, por favor."
Tiro os documentos do envelope e vou mostrar os originais.
"Não preciso dos originais, confio em você."
"Obrigada". - Nessa hora, já estava fazendo a simpática com um sorriso no rosto.
"Mas, não fica pronto hoje, ok?"
"Ok, posso vir buscar amanhã?" - Era quinta-feira.
"Amanhã não, só na segunda."
"Tudo bem, então."
"O quê? Você não vai brigar comigo?" - com a cara mais incrédula do mundo.
"Eu? Por quê?" - rindo da pergunta.
"Todo brasileiro que vem aqui briga comigo por causa dos prazos. Você está sendo bem simpática."
"Obrigada." - rindo mais ainda. Cearense sabe falar de um jeito muito engraçado.
"Você vai pagar como? Tem cartão de débito?"
"Ainda não."
"O serviço é 8,50."
"Só? Mas, são dois documentos e duas cópias de cada. Não seria o dobro?" - eu tenho mania de ser honesta.
"Não, não. Deixa assim mesmo. A sua iniciativa foi muito inteligente." - a de fazer mais de uma cópia. Até na embaixada tem o famoso jeitinho. E vamos confessar, ele simpatizou comigo. hehehe
Aí ele vai pegar um papel com o número da conta para que eu fizesse o depósito no banco e voltasse com o comprovante. Ele avisa que eu posso voltar com o envelope selado e com meu endereço para que ele me enviasse por correio sem que eu precisasse ir buscar. Ok.

No intervalo, vou me encontrar com Daniela, uma brasileira com quem passaria algumas horas do dia, conversando, comendo e assistindo um filme e que mora bem perto da embaixada, peço pra ela ir pagar para mim para não precisar ir ao banco e resolver logo. Compramos também os selos.

Cena 02
"Pagou?"
"Não, trouxe minha colega pra passar o cartão dela pra pagar que é mais rápido."
"E a carta selada?"
"Está aqui."
"Você não colocou o selo?"
"Ainda não."
"Ai minha filha, é fácil, é só lamber o selo, ó!" - Aí ele pega o selo e passa na língua com toda a vontade do mundo e coloca no envelope. Eu já estava rindo de todos os jeitos que eu sei rir.

Cena 03
A gente paga pelo serviço e na hora dele me entregar o comprovante, ele diz:
"Olha, continue com esse humor, viu?" - peraí, o humor é dele ou meu?
"Ok"
"Porque nesse manicômio que a gente vive por aqui, só tendo humor para não ficar doido."
E eu ria, ria, ria...

Posso dizer que vai ser fácil voltar à Embaixada novamente.

9 comentários:

  1. hahahahahaha! figura! mas olha... é o verao, é o verao... deixa todo mundo meio bobo por aqui!

    brincadeiras à parte, a embaixada daqui funciona direitinho, devo dizer. os passaportes ficam prontos no mesmo dia! e o pessoal é bem atencioso!

    ResponderExcluir
  2. Por essas e outras que meu passaporte foi feito em Berlin e uma amiga me mandou por correio. O povo de Frankfurt tem bem menos senso de humor... ;-)

    ResponderExcluir
  3. hahahahah!

    q diferença daqui hein.... jesus...

    ResponderExcluir
  4. Orgulho da terrinha!!!

    Cearense é simpático mesmo (nem todos), mas a maioria... Ou será que eu sou babona?

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. se metade dos suiços fosse assim eu tava feliz!

    ResponderExcluir
  6. Sorte sua, porque aqui na Holanda...só Jesus na causa.

    ResponderExcluir
  7. O povo do Ceará é assim mesmo!Podem tirar tudo da gente, mas o nosso humor ninguém tira. E é muito verdade, esse mundo fora do Brasil pode ser um manicômio às vezes, vamos rir muito...Ainda é cedo demais para encarar a camisa de força!

    ResponderExcluir
  8. Menina, tu conheceu um cearense nato, daqueles despachados, engraçados e de bem com a vida. kakakaka

    ResponderExcluir
  9. Não é incrível o que o bom humor pode fazer? A gente não perde nada sendo simpática com as pessoas. Se elas não são de volta, azar delas!

    Tem gente boa no mundo inteiro, nÉ? Grazadeus. No Ceará, então, tá cheinho, cheinho!
    bjk
    Mônica

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P