sábado, 17 de julho de 2010

Forno

Daí que meu apartamento virou um forno. Forno!!

Eu entrei na mania brasileira de ficar arreganhando (ui!) portas e janelas no verão e me dei mal. No início, chegava do curso e a primeira coisa que fazia era abrir a porta da varanda para deixar o ar entrar. Só que aí, as temperaturas foram aumentando nesse mês e eu mantinha a bendita porta aberta. Com a janela do nosso quarto era a mesma coisa.

Mas, eu, brasileira, matuta do interior, esqueci (ou não sabia) que as casas e apartamentos por aqui são feitas para reter a temperatura interna por causa do inverno e o aquecimento. Agora, imaginem a temperatura interna quando lá fora está fazendo mais de 35 graus como tem feito ultimamente?

Bingo! A casa virou um forno. E não tem mais jeito de fechar as janelas e a porta da varanda. É pior.

Tive que passar na casa de outros alemães para ficar sabendo como eles fazem e as casas deles estão sempre mais frias que fora, numa temperatura agradável. Eles deixam as janelas e "rolladen" (proteção para as janelas e portas externas) fechados na hora que bate o sol ou nos momentos mais quentes do dia. O ar quente não entra e a temperatura interna é sempre mais baixa que a externa - o contrário do inverno. Eu fazia o oposto. Jeca tatu!

Posso dizer que esse foi o mico do verão e eu vou derreter até as temperaturas baixarem mais. Se é que baixam antes do outono...

Ah tá, aí vocês vão perguntar porque marido não me disse pra fazer como os alemães daqui. A resposta é simples: maridinho querido é fumante. Tenta ficar em casa com ele e as portas fechadas, tenta. Eu poderia obrigá-lo a fumar do lado de fora, né? (Risadinha maquiavélica: hohohohohoho!)

P.S. Hoje está chovendo, veremos se a casa refresca.

7 comentários:

  1. Eve
    e nós brasileiros temos essa mania porque fomos criados ouvindo que o ar tem que circular, etc etc...
    Aqui em casa não temos sofrido tanto nesse verão porque temos ar condionado central, mas no anterior era um verdadeiro forno.
    Uma dica que eu sempre falo para quem está procurando apto por aqui é que não escolha o telhado porque é bem pior. Além de reter o calor, o sol bate direto nos telhados inclinados, então não tem condição de ficar dentro no verão.
    Outra sugestão é ficar nos parques até o sol ir embora, se bem que por aqui os parques estão infestados de ratos, só por Deus.
    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Nossa, aqui tá quente pra caramba,mas acho que a situação aí tá pior. Em casa eu abro a porta no fim do dia, ou cedinho da manhã. E quando tá insuportável, ligo o ar um pouquinho.Bj

    ResponderExcluir
  3. Deve ser difícil além de ter que aturar o calor dentro de casa,o cheiro de cigarro!
    marido aqui tb fuma...do lado de fora de casa!
    Quando o pego aqui dentro(na janela) só falta infartar!
    Detesto cheiro de cigarro!
    A lei do tabaco deveria valer pra dentro de casa tb!!Quem sabe assim eles parariam de fumar de vez?
    Beijo!
    Accácia

    ResponderExcluir
  4. AQui na FL está um verdadeiro "inferno na terra", 40-41C...Aqui tb é do mesmo jeito, se abrir, aí é que a casa fica uma sauna mesmo!

    ResponderExcluir
  5. aqui em casa nao tem rolladen... :-(

    ResponderExcluir
  6. Gracas a Deus meu apto é bem fresquinho! Mas mesmo em dias de 30 graus eu tb sofro, pq como vc já disse os aptos aqui foram feitos de uma maneira especial para o inverno né? Espero que a chuva tenha refrescado um pouco mais seu cantinho.

    Bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  7. meu amrido só pode fumar lá fora, na varanda, não to nem ai pode estar chovendo canivete mas em casa ele não fuma mesmo! Hehehehehehehe
    eu abro a casa toda de noite e só fecho antes de sair pro trabalho as 5 da manha, nesse meio tempo dá pra refrescar e "trocar" o ar.

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P