quinta-feira, 15 de julho de 2010

FAQ - 12. Visto de residência na Alemanha

E então que hoje foi o dia de ir apresentar a papelada para receber o meu visto/autorização de residência, como falei aqui.

Levamos tudo que nos foi pedido e mais um pouco. Chegamos às 13h50 e tivemos que procurar a sala, pois o prédio está em reforma e houve um remanejamento de salas e departamentos. Não foi difícil encontrar.

Eu tinha a senha 199 e deveria ser chamada às 14h em uma das salas de atendimento. Às 14h02 meu número foi chamado. Entramos na sala e um homem simpático e bem-humorado nos recebeu. Primeiro bom sinal. Ele pediu meu passaporte e perguntou se era visto em função de casamento. Dissemos que sim e ele procurou meu registro no sistema.

(Ponto importante: a lei para casamento de brasileiro(a) com alemã(o) mudou. É possível entrar como turista, realizar o casamento aqui e depois mudar o visto, com menos burocracia do que se ainda tivesse que pedir visto de noiva(o) no Brasil. E menos tempo de espera também. Assim eu fiz. Como já tinha feito um prolongamento do visto de turista por mais três meses, já existia um processo meu no sistema com foto, cópias de outros documentos e a solicitação de visto preenchida.)

Depois, ele pediu a certidão de casamento e, enquanto ele olhava o documento, perguntou a marido se eu falava alemão. Eu nem esperei a pergunta acabar e respondi: "Ein bisschen." (Um pouco). Com alegria, ele respondeu: "Já passou no teste de alemão, você falou com muita espontaneidade." Segundo bom sinal.

Marido perguntou se ele não queria ver os outros documentos que havíamos levado. Ele olhou a papelada na nossa mão e disse que não precisava, confiava que estava tudo ali. Terceiro bom sinal.

Ele tirou cópia da certidão de casamento e voltou com dois formulários para preenchermos e assinarmos. Pediu que saíssemos da sala e voltássemos quando fóssemos chamados novamente com o papel preenchido.

O papel era uma declaração em que ambos afirmavam serem casados, que moravam juntos no mesmo endereço, se comprometendo em avisar caso a situação mudasse. Preenchemos com nossos dados e fomos chamados na sala novamente pelo sistema de senhas.

Quando entramos, meu visto já estava impresso em cima da mesa, ele assinou a declaração que entregamos e colou o visto no meu passaporte. Quarto bom sinal.

A surpresa vem agora. Ele me deu um visto de TRÊS ANOS. Eu não preciso voltar lá no próximo ano, nem no seguinte para fazer a renovação. Só preciso voltar para ter o visto de permanência e entrar com o processo de cidadania, caso eu queira. O normal seria voltar a cada um ano para a renovação, até completar os três anos. Nesse caso, não sei se a lei mudou ou se eu fui agraciada mesmo.

E também, o visto já traz a autorização de trabalho. Não preciso ir no Arbeitsamt para pedir isso e passar por toda uma burocracia novamente. É automático. Está escrito no visto: Erwerbstätigkeit gestattet, que quer dizer que tenho autorização para trabalho e/ou montar um negócio na Alemanha. Aqui, eu acho que é mudança de lei pois, eles integraram os sistemas.

Voltamos para o carro às 14h35. Ou seja, em meia hora resolvemos tudo para os próximos três anos!!!!!

Imagina a leveza que estou sentindo agora. Posso dizer que finalmente cheguei na Alemanha. Agora, só faltam mais dois pontos para ter todos os meus planos concretizados: o Test-DAF (teste de proficiência alemã) e um trabalho. O resto é consequência.

E a vida continua, bela e feliz. =D

13 comentários:

  1. Eve,
    que bom que deu tudo certo! Sabe que eu acho que as coisas se tornam mais faceis de serem resolvidas quando o atendente nao teve uma noite ruim. hehehehehehehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que coisa boa!! Parabéns!! Fico feliz por vc!!

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus e boa sorte e boas energias pra ambos, eve...

    é verdade, que legal,

    ResponderExcluir
  4. Olha as coisas melhorando :) !!!!

    Tá vendo, lindinha, deu tudo certo :)!

    ô maravilha :)!- agora falta só vcs sairem pra celebrar :)!


    aêêê :)!

    ResponderExcluir
  5. Ah, parabéns! Quando o anjo da guarda da gente é de qualidade, não tem como não dar tudo certo!
    Agora, 14.02, é? Tsk tsk tsk, a pontualidade germânica já não é a mesma! :-)
    Eu fico me perguntando quando, em que universo paralelo, nós vamos conseguir fazer mais ou menos o mesmo por aqui...
    bjk
    Mônica

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Eve!

    Agora é pé na tábua companheira! haha!

    Eve,

    Deixei pra vc no outro post (sobre seu livro) um textículo do Graciliano Ramos, que procurei ontem em casa especialmente pra tu!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz com tamanha boa notícia!
    Desejo que logo vc consiga os dois itens que estão faltando!
    Boa sorte!
    Beijo,
    Accácia

    ResponderExcluir
  8. Três anos? Que legal! Parabéns!!! (é parabéns que se "dá" nesses casos? Espero que sim! heheheh)

    Beijooo

    ResponderExcluir
  9. Ola Eve, td bem?
    Primeiramente meus parabens pelo visto e te desejo toda a sorte do mundo!
    Gostaria de saber em qual cidade vc aplicou, estou para aplicar o meu mas infelizmente nao falo alemao ainda, mais entendo do que falo, espero ter a mesma sorte.
    Se vc puder me passar algumas dicas ficaria muito grato.

    Jonas Sampaio
    jonas.sampaio@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Eve, primeiro gostaria de agradecer pelo que vc postou, não sabe como vai ajudar a mim e ao meu marido!
    Estamos na Alemanha desde o final de fevereiro. Gostaria de entrar em contato com vc, tenho algumas dúvidas, e ficaria mto grata e feliz se puder me responder. Estamos passando por mtas dificuldades por não dominar o alemão, e não conhecemos brasileiros que possam nos ajudar. Meu email é nathiygv@hotmail.com.
    Abraço, Nathalia

    ResponderExcluir
  11. Oi Eve! Tudo bem? Um dia te mandei um email, acho que há 1 ano atrás, meio que desabafando com você. Que coisa feia eu ter te aperreado, tanto que fiquei até envergonhada de responder. Você foi muito simpática comigo e eu nem te agradeci, talvez seja um pouco tarde, mas te agradeço agora. Achei no seu blog agorinha a informação que precisava, de que não é mais necessário esse visto de casamento. Já estou arrumando a papelada que preciso e essa era uma grande dúvida. Obrigada por deixar claro! Abraço e que Deus te abençoe!
    Ana

    ResponderExcluir
  12. Oi Eve, obrigada pelas informacoes! Eu atualmente moro na Holanda (vim fazer o mestrado) mas vou me casar em Maio com um alemao! O problema eh q ainda nao sei como lidar com a questao do visto sendo q ainda nao falo o alemao! Gostaria de entrar em contato com vc, tenho algumas dúvidas, e ficaria mto grata e feliz se puder me responder. Meu email é marysgalan@hotmail.com.
    Abraço, Mariana

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P