sexta-feira, 9 de julho de 2010

Paranoia alemã

Daí que eu descobri a tempo que estava ficando com uma paranoia (sem acento mesmo) alemã. Uma das, diga-se de passagem.

O transporte público na Alemanha, em Berlin principalmente, funciona muito pontualmente. Muito pontualmente. Muito. Muito. Ok, vocês já entenderam.

Daí que na terça fui visitar a mais nova Frau da cidade no Tiergarten e fui pra estação pegar o S-Bahn. Até aí tudo bem. Até aí. (Ai, estou muito repetitiva hoje, vou tentar me controlar.) Eu tinha que pegar um trem que saia de 4 em 4 minutos. Fui comprar a minha passagem, porque morro de medo de ser pega no controle, e demorei na máquina porque o sol estava batendo na tela e porque ela não aceitava minha humilde nota de 5 euros que estava amassada. Precisei receber o troco de uma nota de 10 todo em moeda. Foi o tempo do bendito trem chegar e sair. Ok. Passaria um novo em quatro minutos.

Ai começa a paranoia alemã. 4 minutos? Ficar mais 4 minutos esperando o trem? Eu ia chegar atrasada, já estava em cima da hora, caramba, como é que eu perdi o trem? Como pode isso? Meu zeus, 4 minutos! Que droga! Vou atrasar! Vou atrasar!

Nesse tempo em que eu ficava reclamando, o trem seguinte chegou. Eu entrei, nem sentei pra não perder o ponto e sai correndo pra chegar no horário, subi as escadas correndo e fui em direção ao endereço.

No meio do caminho tinha uma pedra. Não, não é este o texto. No meio do caminho eu me toquei: peraí, eu sou doida? Fiquei estressada por causa de 4 minutos? Já estou ficando alemã mesmo. Olha o stress, menina. Controle-se!

Isso porque é contagiante. Enquanto estava comprando a passagem, ouvi que o trem que eu não ia pegar iria atrasar alguns minutos e o pessoal da estação ficou de cara amarrada e uns até bateram o pé!

Eu perdi quatro minutos da minha vida esperando um trem. É esse o pensamento de um alemão.

P.S. Viajei, só volto na segunda. Esse é um post programado.
P.S 2. Ultimamente, meus posts estão cheios de P.S. Estou tendo coisas demais pra contar. ;)
P.S 3. Eu sou uma pessoa muito besta.

4 comentários:

  1. Ai.... Países de primeiro mundo e suas paranóias!!!

    Aqui eles comparando que o trem chegas AS VEZES atrasado 17 min e que no Japão o atraso é de apenas 8 SEGUNDOS!!!! E no Brasil, flor? Que a gente nem sabe a hora que o busão vem e se vier é gracas a Deus!

    Se estresse não flor! Ainda bem que vc reagiu!

    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Ai.... Países de primeiro mundo e suas paranóias!!!

    Aqui eles comparando que o trem chegas AS VEZES atrasado 17 min e que no Japão o atraso é de apenas 8 SEGUNDOS!!!! E no Brasil, flor? Que a gente nem sabe a hora que o busão vem e se vier é gracas a Deus!

    Se estresse não flor! Ainda bem que vc reagiu!

    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  3. hahaha! ai meu Deus, lendo isso aí eu só conseguia me lembrar da minha caipirice e deslumbramento quando estive em Berlin. Acredita que cheguei a ficar - algumas vezes - em pé no ponto do ônibus só pra conferir se o próximo iria mesmo passar naquele horário previsto no mostrador digital? E quando vinha ele lá certinho no minuto exato eu ficava lá feito boba rindo sozinha e lembrando dos nossos busões aqui em Natal (ou no Rio, onde morei trinta e três anos), que nunca se sabe quando será o próximo. Facinho facinho se espera trinta, quarenta minutos, sem nenhuma noção. Enfim, confesso que fiquei completamente deslumbrada com essa pontualidade.

    E sim, é um tremendo salto para uma brasileira estar se incomodando com quatro minutos de atraso. O que acho problemático é que se você voltar a morar aqui irá sofrer com isso. Eu, que nunca morei fora, ja acho um saco a mania generalizada do povo naturalizar os atrasos. Estou em cargo de chefia atualmente e sempre que convoco uma reunião tenho que raciocionar assim: se quero que comece às 8, tenho que marcar para 7:30h, ou então só terei quorum às 8:30h. Assim também já é um pouco demais, não?

    ResponderExcluir
  4. Hahahahaha, ainda bem que a hora que você chegou aqui, teve uma overdose de brasilidade, com tanto palavrão, histórias de micos e tudo mais … Querida, ganhei um forno ontem!! Hoje compro as formas e quando você voltar, vem cá que agora o bolo de cenoura sai, p-r-o-m-e-t-o! Faça uma ótima viagem, curta bastante. Beijão!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P