quinta-feira, 22 de julho de 2010

Grandes poderes trazem grandes responsabilidades

Que eu consegui o visto de residência com facilidade não é novidade para ninguém.
Que eu adquiri o direito de morar na Alemanha e viajar tranquilamente pela Europa (até parece que eu tenho $$$$) também não é novidade.

A novidade, além dos direitos, são os deveres que preciso cumprir. É claro que eu já tive que providenciar o meu Lohnsteuerkarte para 2010. Um cartãozinho charmoso e amarelinho que indica o meu número de cadastro e a categoria de imposto em que estou classificada.

Como marido trabalha e eu não, a minha classificação é a mais baixa. Ou seja, quando eu estiver trabalhando, pagarei, em porcentagem, mais impostos que meu marido. O que é interessante, porque a lógica é que quem ganha menos no casamento, paga mais imposto, em compensação, mais imposto de quem ganha menos ainda é menos do que se fosse cobrado a mesma porcentagem de quem ganha mais. Entenderam? Nem eu. Peraí que vou desenhar:

Digamos que marido ganha 2.000 mensais e eu ganhe 1.000. Se a minha categoria de imposto é a 5, eu pago 40% de imposto, porque já há outro trabalhador na casa. 40% de 1000 é menos do que se fosse cobrar os 40% do marido que ganha mais. Ficou mais claro agora?

Isso só vai mudar se, por ventura, eu ganhar mais que marido. Aí os papéis se invertem.

* Os números são ilustrativos. Mas, na média, o alemão paga entre 30 e 40% de impostos + o plano de saúde.

Sim, vocês conhecem a frase do título. É do Homem Aranha. rsrsrs

3 comentários:

  1. é o preço que se tem que pagar para viver num "mundo melhor" rrss.


    Adorei seu blog de alemão, confesso que não consegui aprender nem o alfabeto, mas não deixa de ser interessante!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Mas vc sabe que se for um minijob ganhando até 400 Euros vc não precisa pagar imposto, né? Não que seja vantagem, mas é sempre bom saber. É por essas e outras que a maioria das mulhres que têm filhos aqui para de trabalhar, o que vai se pagar de imposto não compensa dependendo do salário. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eve é tanta coisa pra pagar não, e o custo de vida como é alto, aqui na Holanda também é obrigatório o pagar o seguro saúde. bjuss

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P