Que eu consegui o visto de residência com facilidade não é novidade para ninguém.
Que eu adquiri o direito de morar na Alemanha e viajar tranquilamente pela Europa (até parece que eu tenho $$$$) também não é novidade.
A novidade, além dos direitos, são os deveres que preciso cumprir. É claro que eu já tive que providenciar o meu Lohnsteuerkarte para 2010. Um cartãozinho charmoso e amarelinho que indica o meu número de cadastro e a categoria de imposto em que estou classificada.
Como marido trabalha e eu não, a minha classificação é a mais baixa. Ou seja, quando eu estiver trabalhando, pagarei, em porcentagem, mais impostos que meu marido. O que é interessante, porque a lógica é que quem ganha menos no casamento, paga mais imposto, em compensação, mais imposto de quem ganha menos ainda é menos do que se fosse cobrado a mesma porcentagem de quem ganha mais. Entenderam? Nem eu. Peraí que vou desenhar:
Digamos que marido ganha 2.000 mensais e eu ganhe 1.000. Se a minha categoria de imposto é a 5, eu pago 40% de imposto, porque já há outro trabalhador na casa. 40% de 1000 é menos do que se fosse cobrar os 40% do marido que ganha mais. Ficou mais claro agora?
Isso só vai mudar se, por ventura, eu ganhar mais que marido. Aí os papéis se invertem.
* Os números são ilustrativos. Mas, na média, o alemão paga entre 30 e 40% de impostos + o plano de saúde.
Sim, vocês conhecem a frase do título. É do Homem Aranha. rsrsrs
é o preço que se tem que pagar para viver num "mundo melhor" rrss.
ResponderExcluirAdorei seu blog de alemão, confesso que não consegui aprender nem o alfabeto, mas não deixa de ser interessante!
Beijos!
Mas vc sabe que se for um minijob ganhando até 400 Euros vc não precisa pagar imposto, né? Não que seja vantagem, mas é sempre bom saber. É por essas e outras que a maioria das mulhres que têm filhos aqui para de trabalhar, o que vai se pagar de imposto não compensa dependendo do salário. Bjs
ResponderExcluirEve é tanta coisa pra pagar não, e o custo de vida como é alto, aqui na Holanda também é obrigatório o pagar o seguro saúde. bjuss
ResponderExcluir