terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A pergunta que não cala

Eu sou uma mulher casada de 29 anos. Ponto. Eu tenho colegas/amigas alemãs solteiras de mais de 30. Eu não fico perguntando para elas porque elas não arrumam logo um marido pra poder ter um filho. Eu nem pergunto se estão namorando...

Por que elas têm que perguntar pra mim? Aí, quando eu respondo que não quero filhos, sempre vem um comentário depois, do tipo: "Ahhh, você não quer agora..."

Não foi diferente esse final de semana, num bar, com uma amiga alemã de 35 anos, solteira e médica. Eu vi que ela estava perguntando a marido sobre isso e fiquei só observando. Ele já sabe a resposta, claro, e foi a que deu pra ela. Aí, lá vem o comentário, típico de uma médica, aliás.

- Ahhh, mas ela ainda vai querer espalhar os genes dela por aí.

E eu dei a minha resposta, típica para uma médica, aliás:

- Quando eu quiser "espalhar meus genes por aí", eu vou doar sangue!

Ela não sabia se ria da perspicácia da moçoila aqui ou se ficava constrangida com a resposta bem dada.

Rá, minha filha, CHU-PA essa manga!

30 comentários:

  1. Ha! Muito boa respostas, as pessoas tem a mania, chata, de querer que nossas vidas seja um roteiro. Namorar, casar e ter filhos...
    Temos que nos impor mesmo, a vida é nossa!
    E o bom é ser feliz!

    Um Abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu sou do tipo que faz perguntas como essa e diga-se de passagem na Irlanda ninguém faz, eu deixava muita gente sem graça, até que aprendi...hohoho

    ResponderExcluir
  3. Hahaha! Resposta bem dada!
    Que coincidência, porque ontem um colega de trabalho me deu uma carona até a estação de trem, e no carro resolveu me fazer essa pergunta também. Eu disse que não tínhamos planos concretos para filhos, e que nem sabíamos ainda se queremos mesmo ou não.
    Não satisfeito, ele ainda perguntou a minha idade, e depois que eu revelei, ele veio falar que eu ainda tenho tempo, mas quanto antes melhor.
    Tipo, que?
    Eu vou colocar filho no mundo - se quiser colocar - quando sentir que devo, ou que é a hora, e não por medo da idade chegar e eu não conseguir mais. Eu hein, que gente maluca!

    Cada um no seu quadrado, não chupo essa manga!

    ResponderExcluir
  4. Ah que saco essas cobrancas baseadas no "tem que"! Respondeu bem. Muito bem!

    ResponderExcluir
  5. Até parece que o mundo está precisando de mais e mais gente e até parece que as pessoas se sentem tão importantes e especiais que falam nisso de genes, fala sério. Eu nunca perdi a paciência com essas perguntas, mas elas aparecem constantemente, até mesmo vindo mais uma vez de gente que já sabe que eu não vou ter filhos.
    Outro dia me disseram mais uma vez que eu tenho uma postura egoísta. Como assim egoísta? Com quem? Está o mundo precisando ser povoado ou pelo contrário? Eu respondi assim e acrescentei que egoista mesmo é quem quer ter um monte de filhos.
    Paciência!
    Amei sua resposta, se me vierem com essa dos genes eu copio a sua do doar sangue, kkkkk

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Que coisa chata essa de
    "ciclo social" não?
    Também não quero ter filhos. Mas na minha idade todos dizem: "Ah sim, melhor assim. Só daqui a uns 10 anos"

    Não, obrigada. Nem daqui a 10 e nem a 20. Mas sei que terei que me preparar para dar respostas ótimas como a sua daqui a um tempo... ¬¬

    ResponderExcluir
  7. Horrível essa mania que o povo tem de se meter na nossa vida!
    Pô,se vc não quer filhos,ótimo pra vc!!!
    Filho tem lado bom,mas tb ruin!
    o povo esquece e só enaltece as coisas boas!
    Se tua opção é essa pq é tão difícil respeitarem?
    Fala sério!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resposta....kkkkkkkkkkkkkk.

    BJS!

    ResponderExcluir
  9. Quem pergunta quer respostas. Quem mandou ela perguntar né? KAKkakakka

    ResponderExcluir
  10. Cara!
    Nao entendo essas cobranças....eu tenho 22 anos e meu casamento esta marcado para 2012(vou estar com 24). Eve,voce tem que ver a cara de susto do povo qndo sabe que eu so quero pensar nos filhos depois de 10 anos de casamento!hehehe

    Ai falam que sempre é melhor ter filho novinha e tal...
    O povo se mete demais!!!!
    Minha mae me teve com 36 anos e somos melhores amigas!!! Ela é bem jovem de espirito!!hehehe
    E ela so me teve deposi de 6 anos de casada e disse que aproveitou mto,viajou,curtiu a fase de recem casada. Nao sei pq o povo acha q antes dos 30 é sempre melhor.
    O melhor é o que cada um escolhe para si mesmo!

    ResponderExcluir
  11. HAHAHAHAHHAAHH Eve eu morri de rir.
    Eu responderia que o mundo tem gente muito mais preparada pra espalhar os genes do que eu.

    Não pretendo ter filhos, não num futuro próximo, não digo nunca porque sei lá o que o futuro reserva, minha mãe também não queria e eis me aqui pra gosto ou desgosto 27 anos depois e ela ainda não tem opnião formada. ahahahha

    Enfim, tenho um cachorro que me completa com o meu amor de mãe, sou feliz assim, pode?

    beijao

    ResponderExcluir
  12. hahahahahahaha, sensacional!
    povo entrometiiiido... ¬¬

    ResponderExcluir
  13. Quem pergunta quer saber... agora ela sabe! Hehe. Mas sempre rola essa pressão né? Tá namorando, querem saber qdo casam, casaram, querem saber dos filhos.

    Aqui tb me perguntam, mas eu tenho em que botar a culpa.. o marido mesmo. Ele é o que mais pergunta! Se vier antes do tempo que eu previ na minha agenda-vida, a culpa é da insistência dele :)

    Bjo

    ResponderExcluir
  14. ufa! Ainda bem que nunca te perguntei isso! rsss Mas realmente, é muito chato as coisas certinhas demais, cada macaco no seu galho! E eu que achava que aqui era assim, me surpreendi.

    ResponderExcluir
  15. "Rá"! É isto mesmo Eve... o povo fica nos enchendo com estas perguntas e não pensam na situação delas...
    Sabe que eu tenho o desejo de ser mãe, mas sinceramente não sei se isto vai acontecer.. então odeio quando ficam me fazendo perguntas deste tipo...

    Saudades de ti guria, dos teus post's tão sinceros... não vejo a hora de poder vir aqui mais vezes..
    bjos

    ResponderExcluir
  16. É inevitável, e te digo, se você tiver um filho, aí vão te perguntar quando vai ter o segudo e começar com a ladainha de que ter um filho só é pouco, é ruim, "quem tem um não tem nenhum", nunca a sociedade está satisfeita! E assumir as escolhas que vão contra o padrão imposto por ela realmente custa saliva. Bjs

    ResponderExcluir
  17. Todo mundo me pergunta se vou ter filho logo...etc...não ando com pressa...hehhe..beijos, e boa resposta!!

    ResponderExcluir
  18. O negócio é ter o que falar, se estivesse parada pra ter bb's todo ano: tão nova e com essa mentalidade ou e a vida profissional...Sei lá!!

    Menina que resposta boa, mas foi com aquela cara que vc sempre bota aqui ou com risinho no canto da boca, é tenho que perguntar a sua cara pq a da médica...
    Bj

    ResponderExcluir
  19. As pessoas idealizam demais a vida, como se devêssemos seguir uma sequência estereotipada, previsível. Como se todo mundo, toda estória, fosse igual. Como disse a amiga aí em cima, se tiver o primeiro filho, começará a cobrança pelo segundo (porque não é legal ter um só, porque é ruim para a criança não ter irmão, porque...). Tudo muito idealizado.
    O bom de ter mais de quarenta é, primeiro, que já sou considerada pelos parentes chatos um caso perdido; segundo, que conhecidos não tão íntimos já não se sentem tão à vontade pra sair tomando intimidades e perguntando essas coisas. Quando se é jovem, parece que todo mundo pensa que tem direito de tomar satisfações, como se a gente fosse patrimônio público ou nunca soubesse o que está fazendo, casada ou solteira. Na minha idade, ninguém se mete mais a besta comigo não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amei sua resposta, tania! É isto ai, as pessoas idealizam demais a vida, como se devêssemos seguir uma sequência estereotipada, previsível. Como se todo mundo, toda estória, fosse igual.

      Flavia

      Excluir
  20. Essa sua resposta foi até educada demais para o interrogatório, eu sou do tipo bem sincero, pode perguntar o que for, mas dependendo do conteúdo da pergunta a resposta pode ser o que o xereta nao queira ouvir, agora mandei perguntar, nao, entao se prepare que a educação posso esquecer em casa, e a resposta vem a altura. Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Essa é a antiga mania de ter "certeza das certezas" dos outros... Um dia se aprende que cada um é responsável pelas suas decisoes e atitudes na vida... bjs e Boas festas. Saúde, amor, e muitas realizacoes!!! Bjs de coracao.

    ResponderExcluir
  22. kkkkkkkkkkkkk. Resposta a altura.
    Eu sei bem o que é isso. Tenho 28 e casada a 4 anos. Imagina as cobranças. Ainda me dão um desconto pq a maioria sabe que faço tratamento para artrite reumatoide e isso tem complicações. Pra engravidar preciso de aval do médico.
    Mas eu quero filhos. O que nao aguento mais é a cobrança dos outros. Ahhhh, e as amigas de 20 e pouco que engravidaram por puro descuido, agora querem que eu também engravide. Pimenta no olho dos outros será sempre refresco.

    ResponderExcluir
  23. Adorei sua resposta! Tenho 32 anos e estou em um relacionamento há 10 anos e sempre escuto a mesma pergunta de pessoas que são de fora da família. "Olha é melhor você ter bebê até os 35, porque depois é perigoso." Quando falo que talvez não queira só faltam pular no meu pescoço e não conseguem entender que é uma escolha.
    Nunca tive esses sonhos de casar de véu e grinalda e de ter filhos.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  24. É assim mesmo, tenho 30 anos, divorciada e sem filhos, acredita que tem gente que me sugere produção independente, pode?!
    Cada um que aparece!
    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  25. seu eu fosse meu guiar pelas ' leis naturais da vida", tava lascada... rsrsr acho que sou o exemplar de tudo aquilo que não de deve ser: não casei( fui noiva, mas não deu certo, graças a deus percebemos a tempo), não tenho nem quero ter filhos( NÃO, NÃO VOU MUDAR NEM VOU QUERER UM DIA), e a relação que mais me tem feito bem é uma sem compromisso definido( as relações sérias que tive me fizerma mais mal do que bem.. haha!!)... então, qdo vem fulaninha metendo o bedelho na minha vida( que tá boa e não quero mudar por enqto), ou desconverso ou em casos mais extremos- como já fiz- mando a pessoa se olhar no espelho e consertar a vida dela, antes de querer ' resolver ' a minha... rsrsrs
    a proposito, sou médica( rsrsrs) e tenho a cabeça bem mais aberta do que muitos colegas de profissão... é incrivel queno meu proprio meio profissional haja tanta gente presa a rótulos, convenções sociais, preconceitos... uma das premissas para se formar médico, na minha opiniao, é ter um olhar mais neutro p/ as diversidades da vida... beijão:))

    ResponderExcluir
  26. O que seria do vermelho se todos gostassem só do amarelo! E eu aqui parindo aos 42 do segundo tempo!

    ResponderExcluir
  27. Tive que comentar, cheguei no seu blog a pouco, dessas coisas de um blog que leva a outro..tenho lido uma coisa aqui, outra ali...e neste tive que comentar. rachei de rir de sua resposta à médica!!!!

    Namoro um alemao e fui conhecer os amigos e familia dele..mas a primeira infeliz que ele me apresenta é uma italiana que faltou perguntar quanto cada um de meus familiares ganham...mas ela nuim era direta assim como os alemaes, os italiano nao tem essa caracteristica...ela pergunta de modo discreto e eu apenas fingi nao entender as intencoes da guria...te contar viu, é cada uma que se passar nesta vida...

    :)

    ResponderExcluir
  28. "- Ahhh, mas ela ainda vai querer espalhar os genes dela por aí."

    Ahhh, a típica "Síndrome do Panda em Extinção". Até parece que quem usa o argumento dos genes faz parte de alguma família real. Enfim, gostei da resposta. =P

    PS.: conheci seu blog há menos de uma semana e estou a-do-ran-do! *.*

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P