quarta-feira, 2 de março de 2011

A rispidez alemã

Muita gente fala do jeito ríspido alemão. Eu acredito que tem algumas razões pra isso. Primeiro é o fato da língua. Alemão tem pronúncias diferentes, muitos fonemas são formados na garganta e parecem, de vez em quando, que estão rosnando quando falam. Juro pra vocês.

Outra coisa é o jeito direto que eles têm. Alemão funciona muito como cavalo em desfile de 7 de setembro, sabe? Andando e... bom, vocês sabem. Eles não se importam muito em como você vai se sentir com o que eles vão falar, porque, na maioria das vezes, não é pessoal. A gente é que leva muito pra esse lado. Simplesmente, aquela horrosa, branquela azeda que teve uma noite péssima e descontou todo o seu mau humor em você, pobre coitado que só queria uma informação. Nessas horas, prenda a respiração, conte até três, olhe pra ela e sorria. Porque você teve uma noite melhor que a dela. Acho que esse é o pior castigo, hein?

Eu nunca me importei muito com esse jeito. Eu até prefiro. Assim, ninguém usa máscaras e a vida segue, né? E quando fazem isso comigo, tenham certeza, devolvo com o meu melhor sorriso. Claro, até o momento que queiram confusão, aí, vou ficar com raiva por não ter alemão suficiente para responder. Deixa só eu ficar fluente, deixa.

Mas, toda essa introdução só pra dizer que estava eu, linda, sorridente e educada na livraria para comprar o livro do curso. Não tinha. Cheguei até a atendente e perguntei se eu podia encomendar. Ela disse que ia procurar no sistema.

Eu não sei o que foi, se eu esqueci que tinha perguntado, ou qual tinha sido a resposta, só sei que eu perguntei novamente, e a doce atendente, respondeu com o melhor jeito alemão:

- EU JÁ DISSE QUE VOCÊ PODE ENCOMENDAR!
- Ok, obrigada. Posso recolher-me à minha insignificância agora ou você ainda precisa de mim pra limpar o chão ou alguma coisa parecida?

Mentira. Dei uma de João sem braço, fingi que não foi comigo e fiz o pedido.

17 comentários:

  1. Melhor abstrair mesmo. João sem braco foi ótimo.

    Eve, tenho uma dúvida: no tratamento de pele que você tá fazendo, você pode usar hidratante no rosto?
    Eu estou fazendo também, estou no quarto comprimido, e já vejo efeitos, mas o meu médico não me disse nada sobre usar ou não hidratante, e eu li na net que não podia.

    E como está indo o seu tratamento?

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciana, no primeiro mês eu não usei. Mas, foi decisão minha mesmo, pois se eu usasse a quantidade que eu tinha que usar pra salvar a "secura" da pele, entupiria os poros e inflamaria. E na época, meu rosto não aceitava qualquer produto sem inflamar. Agora estou usando normalmente, dia e noite.
    A pele está ótima e a acne sumiu. Agora já estou no final, falta um mês só! Mas, os efeitos colaterais são chatinhos.
    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Ai mais que grosseria, eu sei que temos que engolir seco mas as vezes pergunta se trocou a ferradura também é válido. Tem pessoas que agem como se estivessem fazendo um favor, principalmente aquelas que trabalham em comércio ¬¬. Odeio aquelas pessoas que você nota o ar de provocação e fica chamando você de "bem", "querida", "flor", "amor" aiiiiii que nervoso ¬¬.
    Aiai, ok ok ok, vamos relevar !!!!

    Bjuuu
    Fica com DEUS =]

    ResponderExcluir
  4. Falei?? Daqui a pouco este blog tá mais movimentado que twitter de Luciano Huck.

    Eu to aprendendo tb a 'engolir' a noite mal dormida de muitos, credo, parece que fica um furo na nossa áurea. De vergonha própria.

    Depois que eu pedi licença pra mulher na escada rolante pra eu continuar subindo (e andando) e ela me mandou um "mas essa escada é rolante, mocinha!!" Eu xinguei tanto a velha (na minha cabecinha) que na próxima estarei bem afiada.

    ResponderExcluir
  5. Eve, obrigada pela resposta.
    Que bom que deu tudo certo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Eve, ri muito com sua descrição do jeito alemão de falar e ser. Fiquei imaginando os jegues no Garcia..

    ResponderExcluir
  7. É muito bom como vc lida com as coisas por aí. Eu tenho alguns episodios de quando morei em Munique has uns 10 anos atras e aprendi a nao ser tao let's say 'emocional' com o tratamento alemão, mas tudo voltou ao normal quando vim morar aqui na Inglaterra com os gentleman e as ladies....
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. É, eu só fui lá duas vezes e senti também esse jeitinho 'meigo' deles. Um dia estava acompanhando meu namorado pra fazer fisioterapia, foi a primeira vez q fui à fisio com ele, então ele saía pra fz e eu ficava lá né na sala de espera "sozinha" com os alemães - medo - hehe brincadeirinha. Bem enfim, antes de ele ir eu já aproveitei logo e perguntei onde era o banheiro, ele me explicou, em inglês, que é como a gente se comunica - parco inglês, meu e dele digasse de passagem - mas eu não entendi muito bem e comecei a gesticular com ele tentando entender o caminho, daí uma alemã que estava lá na sala de espera também, disse, em alemão,
    diretamente olhando pra mim: "Naturalmente vai ser fácil encontrar pq vc verá o ícone na porta." O.o Claro q eu só fiquei sabendo o que ela tinha dito depois que a sessão dele terminou. :P "chupei a manga" :P

    Kaiana

    ResponderExcluir
  9. Eve, acho que vc tira as situações de letra e com muito bom humor, afinal a mal amada é ela e não vc :)! hahahaha!!! Mate ela na unha que nem piolho :)!

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. menina, pq esse povo faz isso hein? aqui tb tem isso. oo... sei nem o q dizer. tenho mta raiva.

    ResponderExcluir
  11. Tolerância zero cultural, é?! rsrs...
    Mas o legal dos alemães é que, como vc disse, não é pessoal e tbm acho que eles parecem falar rosnando rsrs

    ResponderExcluir
  12. hahaha! Posso imaginar a sua cara...Eu passei por uma assim:
    Minha neta nasceu ai em Berlin e como nasceu carequinha resolvi procurar um lacinho pra por na cabecinha dela (optamos pra só saber o sexo do nenê no momento do nascimento). Pois bem, perguntei (em inglês claro)
    -Vocês tem lacinhos prá cabelo de criança?
    -Sim!
    E abriu uma caixa com "lações" prá crianças cheias de cabelo.
    -Não!! Estes são muito grandes! Ela é recém-nascida!
    Claro que falei isto com o orgulho de avó estampado em um sorriso maior que o do Mick Jagger!
    -E já nasceu com tanto cabelo que precisa amarrar????
    -Hahaha! Não, pelo contrário! Ela é careca!
    Eve, nesta hora a mulher fechou a caixa na minha frente e disse:
    -Sinto muito, não fabricamos coisas inúteis!

    ResponderExcluir
  13. sabe que aki é diferente o jeito Colombinao de ser é de uma simpatia que torna tudo + facil e o espanhol é falado quase como um poema, imagina vc sair nas ruas e receber sempre um "feliz dia" quem diz isso no Brasil ? e o cara que tá catando lixo (aki tem muito) te dá um sorriso de ponta a ponta cmom uma felicidade q te faz chorar, te faz refletir no qual pequeno sao seus problemas e ele ali catando lixo te recebe com um sorriso lindo e sincero...

    ResponderExcluir
  14. É... Aqui tem dessas também... Mas eu sigo seu conseho, respiro fundo, conto até 10 e dou um sorriso, mesmo que seja aquele sorrisinho amarelo.
    Por mais que eles sejam assim diretos, um tanto quanto grossos eu acharia que poderiam ser um pouquinho mais simpáticos no atendimento, não?? Bom, aqui tem cada amarelo que te trata como um nada no balcão. Fico até passada!

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que aqui nao existe essa do "cliente sempre tem razao" pois os atendentes sao geralmente grossos. Apesar do ditado "Der Kunde ist König" na prática as coisas sao bem diferentes. Em breve contarei um causo no meu blog, sobre um servico que solicitei e foi uma m...
    As vezes faco como vc, um sorriso, mas as vezes eu respondo no mesmo tom.
    bjos

    ResponderExcluir
  16. Vc precisa vir pra Dubai para ver o jeitinho que eles te tratam! Tudo sem educação, ignorante (sentiu a mágoa, né?! rs) e que posa de refinado usando Channel pra cima! aff! Cansa minha beleza!
    Pior é o sotaque do inglês deles e vc pede pra repetir e eles te olhando com uma cara de que seu inglês que é uma porcaria! rs
    Ja passei cada situação por isso...
    Beijos
    Manddy
    http://tourdubaiguide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. hahaha ri muito!
    Vim aqui futucar teus posts mais antigos para ler algo sobre o humor (ou falta) dos alemaes. Vou te contar que de vez em quando eu sou meio grossa com as pessoas e dou uma dessas respostas agressivas, mas é sem querer. Espero que todos os que forem maltratados por mim consigam dar uma de Joao sem braco também kkkkk

    Beijao

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P