A Line escreveu um texto e nele uma frase que me motivou a escrever esse aqui: "Ser feliz aqui é diferente de ser feliz no Brasil..." Ela está certíssima. Porque, vejam só vocês, aonde que euzinha, aos 29 anos, ficaria feliz por ter um estágio se estivesse morando no Brasil? Aonde? (Pausa Cultural. As expressões - sim, pode não ser uma pergunta, "aonde?" ou "aonde!" na Bahia podem dizer muitas coisas. Algumas delas: não é possível, de jeito nenhum, ou, o mais popular, porra nenhuma. Fim da Pausa Cultural).
Então, vejam só vocês de novo: eu estou feliz. Mesmo. De verdade. Volto pra casa com um sorriso
Esse estágio significa muito mais do que apenas uma ocupação diária e um salariozinhozinhozinho (dá pra ser menor?) na minha conta no final do mês. Significa que tudo que planejei, como imaginei que seria (com as dificuldades e os louros) está acontecendo. Dá uma leveza saber que estou conseguindo, que estou traçando meu caminho. Exatamente como eu pensei que seria.
Porque eu não cheguei aqui com grandes planos. Eu sabia que seria mais complicado arrumar um emprego, preferi começar com um estágio. E estou satisfeita com isso. Sabia que "recomeçar" significava também zerar uma vida e conquistar tudo de novo (ou não necessariamente tudo, né? O marido continua o mesmo. Rá!). Acho que quando a gente estipula objetivos alcançáveis, fica tudo mais fácil. Um dia de cada vez. Não tem sabedoria melhor. Quando parece que vai desandar, paro e respiro. Não dá pra me desesperar quando vejo tudo que já fiz. Aqui e lá. Lá e aqui. (Aquele texto só tem metade das coisas. A outra metade, eu quero esquecer mesmo. 2007 foi o pior ano da minha vida!)
E é fácil. Meu Deus, como é fácil estar feliz com coisinhas. Por respirar, por acordar motivada a sair de casa, por sair do estágio motivada a voltar pra casa, por realizar coisas, por ir no Bürgeramt e receber um sorriso da "horrorosa, azeda" que você achava que não tinha dormido bem e parte da sua apreensão era coisa dos preconceitos que se tem e você sorri e ela sorri de volta. Pronto. Simples. E se eu não sorrisse e se eu não quisesse voltar pra casa, alguma coisa estaria errada. Mas, seria comigo. E só. Os outros não são responsáveis por minha felicidade.
Eu sei que existem coisas mais complexas. Que poderia ser diferente. Eu poderia ter alguma ou mais dificuldade para aprender alemão, poderia não ter conseguido o visto, poderia estar numa outra cidade e ser olhada com preconceito, poderia estar em casa reclamando da má sorte. Mas, poxa, eu não passei por essas dificuldades. Eu tenho sido agraciada, vejam só vocês mais uma vez. Não posso deixar isso passar.
Por isso, a primavera está em mim. Se depender (e depende) de mim, será o ano todo.
Que esteja em vocês também!!!
Uma vez li um poeminha (quem disse que me lembro do autor?) que dizia assim:
ResponderExcluir"Era dia comum e virou festa. A gente põe nas coisas as cores que tem por dentro."
É issaí, garota, a primavera está na gente. E ela brota tanto em orquídeas exóticas e caríssimaas como nas margaridinhas espetadas na grama. E é tudo bonito do mesmo jeito!
bjk
Mônica
@madamemon
Lindo texto Eve :) - nada melhor do que ver os planos que a gente traça ganhando forma, tornando-se real! Parabéns pelas conquistas, pequenas ou grandes, elas são suas e devem ser celebradas!
ResponderExcluirBjos
Que gratidão Eve!!! Com certeza a nossa vida, sentimentos, felicidade, intensidade de pensamentos é bem diferente do que no Brasil (pelo menos pra mim)e é bem legal ler que você tem associado tudo isso de uma maneira täo boa e otimista.
ResponderExcluirVocê vai longe menina!!!
Querida seu nome é FOCO!
ResponderExcluirEu quero aprender isso, acredito no aprendizado, enquanto se está vivo, aprendemos, tenho fé.
Ai, mas às vezes dá uma canseira...kkkkk
Obrigada por compartir um pedacinho de sua primavera, muitas flores pra ti.
hahahhaha parabens pelas conquistas!! por enquanto minha felicidade plena chegara quando o visto chegar. bjo
ResponderExcluirOi Eve
ResponderExcluirE isso ai, conquistar cada dia um pouquinho do seu grande sonho. Um passo de cada vez, assim fica mais facil, e a vida fica com certeza mais prazerosa.
Abracos
bom pra vc pq o meu inverno comecou (mesntruacao) argh ninguem merece.. Pois eh aquele seu texto eu consegui entrar na sua historia, mt legal ler textos que estimulam essa imaginacao.
ResponderExcluirCom ctza as conquistas diarias fazem mais diferenca doq uma conquista momentanea.
Que sua primavera dure para sempre, viu? É tão bom te ver feliz! :)
ResponderExcluirE nada veio pra você por acaso, você batalhou por todas as coisas, chegou aqui e encarou de frente tudo. Parabéns!!!
ownn...:)
ResponderExcluirEve, que texto lindo, que mensagem linda!
ResponderExcluirSei como vc deve estar se sentindo, deve ser parecida com aquela sensacao que escrevi no blog de finalmente ganhar aquele presente tao esperado! Bom, ne?
Vc merece, vc tem mt garra!
Bjo e otimo finde!
Que primavera mais linda está sendo a sua Eve, é isso mesmo, curta cada momento do seu estágio, são nas coisas mais simples, nas atitudes inesperadas que se encontra o prazer da vida. Seja feliz!
ResponderExcluirBeijos
Eve
ResponderExcluirConheco bem esses sentimentos! Quantas vezes me vi ansiosa frente as incertezas de morar num pais diferente! POrem, a roda da vida sempre gira e quando a gente menos espera ta la em cima de novo! Desejo um jardim bem florido pra vc!
Oi Eve
ResponderExcluirAdorei o seu texto e concordo com o que vc diz, muito. A felicidade está nas pequenas coisas, mas nem sempre a gente se dá conta disso...
Continue assim.
abraço
Eve querida,que otimo post, é exatamente assim que me sinto.E a Line acertou em cheio quando diz: "Ser feliz aqui é diferente de ser feliz no Brasil".
ResponderExcluirNossas perspectivas mudam,por termos que passar por certas dificuldades quando estamos fora,que nao passariamos no Brasil.
Damos mais valor aos pequenos acontecimentos,sao diferentes conquistas.
Adorei teu post!!
Beijocas!
Santa inspiracao baixou e fez meu dia mais feliz atraves de voce e do seu texto lindo!
ResponderExcluirQue bom te ver tão feliz! Esse texto é contagiante. Vou dormir mais feliz também. Tenho que te contar as novidades. A mais importante é que sou titia. Estou de volta a minha cidade, babando meu sobrinho muito. Ele é a coisa mais coisa fofa pequerrucho lindo, lindo! Vou viajar amanhã e quando chegar te escrevo um email.
ResponderExcluirUm beijo e obrigada por seu carinho sempre.
Lindo texto! Lindo mesmo!
ResponderExcluirBjs,
Manddy
http://tourdubaiguide.blogspot.com