quinta-feira, 24 de março de 2011

A primavera em mim

É primavera desde o dia 21, mas a minha primavera começou mais cedo, muito tempo atrás num dia sem data pra lembrar, mas pra deixar a sensação gostosa que a primavera sempre trás.

A Line escreveu um texto e nele uma frase que me motivou a escrever esse aqui: "Ser feliz aqui é diferente de ser feliz no Brasil..." Ela está certíssima. Porque, vejam só vocês, aonde que euzinha, aos 29 anos, ficaria feliz por ter um estágio se estivesse morando no Brasil? Aonde? (Pausa Cultural. As expressões - sim, pode não ser uma pergunta, "aonde?" ou "aonde!" na Bahia podem dizer muitas coisas. Algumas delas: não é possível, de jeito nenhum, ou, o mais popular, porra nenhuma. Fim da Pausa Cultural).

Então, vejam só vocês de novo: eu estou feliz. Mesmo. De verdade. Volto pra casa com um sorriso na cara no rosto, pareço uma criança saltitante. E é simples. Pra mim é muito simples. Porque as minhas pequenas conquistas diárias são as mais importantes nesse momento. É conseguir executar uma atividade. É conquistar a confiança de um colega. É olhar sorrindo pro mesmo colega e dizer "não sei!" e ele sorrir de volta, explicando. É tanta coisa.

Esse estágio significa muito mais do que apenas uma ocupação diária e um salariozinhozinhozinho (dá pra ser menor?) na minha conta no final do mês. Significa que tudo que planejei, como imaginei que seria (com as dificuldades e os louros) está acontecendo. Dá uma leveza saber que estou conseguindo, que estou traçando meu caminho. Exatamente como eu pensei que seria.

Porque eu não cheguei aqui com grandes planos. Eu sabia que seria mais complicado arrumar um emprego, preferi começar com um estágio. E estou satisfeita com isso. Sabia que "recomeçar" significava também zerar uma vida e conquistar tudo de novo (ou não necessariamente tudo, né? O marido continua o mesmo. Rá!). Acho que quando a gente estipula objetivos alcançáveis, fica tudo mais fácil. Um dia de cada vez. Não tem sabedoria melhor. Quando parece que vai desandar, paro e respiro. Não dá pra me desesperar quando vejo tudo que já fiz. Aqui e lá. Lá e aqui. (Aquele texto só tem metade das coisas. A outra metade, eu quero esquecer mesmo. 2007 foi o pior ano da minha vida!)

E é fácil. Meu Deus, como é fácil estar feliz com coisinhas. Por respirar, por acordar motivada a sair de casa, por sair do estágio motivada a voltar pra casa, por realizar coisas, por ir no Bürgeramt e receber um sorriso da "horrorosa, azeda" que você achava que não tinha dormido bem e parte da sua apreensão era coisa dos preconceitos que se tem e você sorri e ela sorri de volta. Pronto. Simples. E se eu não sorrisse e se eu não quisesse voltar pra casa, alguma coisa estaria errada. Mas, seria comigo. E só. Os outros não são responsáveis por minha felicidade.

Eu sei que existem coisas mais complexas. Que poderia ser diferente. Eu poderia ter alguma ou mais dificuldade para aprender alemão, poderia não ter conseguido o visto, poderia estar numa outra cidade e ser olhada com preconceito, poderia estar em casa reclamando da má sorte. Mas, poxa, eu não passei por essas dificuldades. Eu tenho sido agraciada, vejam só vocês mais uma vez. Não posso deixar isso passar.

Por isso, a primavera está em mim. Se depender (e depende) de mim, será o ano todo.

Que esteja em vocês também!!!

17 comentários:

  1. Uma vez li um poeminha (quem disse que me lembro do autor?) que dizia assim:
    "Era dia comum e virou festa. A gente põe nas coisas as cores que tem por dentro."

    É issaí, garota, a primavera está na gente. E ela brota tanto em orquídeas exóticas e caríssimaas como nas margaridinhas espetadas na grama. E é tudo bonito do mesmo jeito!
    bjk
    Mônica
    @madamemon

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto Eve :) - nada melhor do que ver os planos que a gente traça ganhando forma, tornando-se real! Parabéns pelas conquistas, pequenas ou grandes, elas são suas e devem ser celebradas!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Que gratidão Eve!!! Com certeza a nossa vida, sentimentos, felicidade, intensidade de pensamentos é bem diferente do que no Brasil (pelo menos pra mim)e é bem legal ler que você tem associado tudo isso de uma maneira täo boa e otimista.

    Você vai longe menina!!!

    ResponderExcluir
  4. Querida seu nome é FOCO!
    Eu quero aprender isso, acredito no aprendizado, enquanto se está vivo, aprendemos, tenho fé.

    Ai, mas às vezes dá uma canseira...kkkkk

    Obrigada por compartir um pedacinho de sua primavera, muitas flores pra ti.

    ResponderExcluir
  5. hahahhaha parabens pelas conquistas!! por enquanto minha felicidade plena chegara quando o visto chegar. bjo

    ResponderExcluir
  6. Oi Eve
    E isso ai, conquistar cada dia um pouquinho do seu grande sonho. Um passo de cada vez, assim fica mais facil, e a vida fica com certeza mais prazerosa.
    Abracos

    ResponderExcluir
  7. bom pra vc pq o meu inverno comecou (mesntruacao) argh ninguem merece.. Pois eh aquele seu texto eu consegui entrar na sua historia, mt legal ler textos que estimulam essa imaginacao.
    Com ctza as conquistas diarias fazem mais diferenca doq uma conquista momentanea.

    ResponderExcluir
  8. Que sua primavera dure para sempre, viu? É tão bom te ver feliz! :)
    E nada veio pra você por acaso, você batalhou por todas as coisas, chegou aqui e encarou de frente tudo. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. Eve, que texto lindo, que mensagem linda!

    Sei como vc deve estar se sentindo, deve ser parecida com aquela sensacao que escrevi no blog de finalmente ganhar aquele presente tao esperado! Bom, ne?

    Vc merece, vc tem mt garra!

    Bjo e otimo finde!

    ResponderExcluir
  10. Que primavera mais linda está sendo a sua Eve, é isso mesmo, curta cada momento do seu estágio, são nas coisas mais simples, nas atitudes inesperadas que se encontra o prazer da vida. Seja feliz!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eve
    Conheco bem esses sentimentos! Quantas vezes me vi ansiosa frente as incertezas de morar num pais diferente! POrem, a roda da vida sempre gira e quando a gente menos espera ta la em cima de novo! Desejo um jardim bem florido pra vc!

    ResponderExcluir
  12. Oi Eve
    Adorei o seu texto e concordo com o que vc diz, muito. A felicidade está nas pequenas coisas, mas nem sempre a gente se dá conta disso...
    Continue assim.
    abraço

    ResponderExcluir
  13. Eve querida,que otimo post, é exatamente assim que me sinto.E a Line acertou em cheio quando diz: "Ser feliz aqui é diferente de ser feliz no Brasil".
    Nossas perspectivas mudam,por termos que passar por certas dificuldades quando estamos fora,que nao passariamos no Brasil.
    Damos mais valor aos pequenos acontecimentos,sao diferentes conquistas.

    Adorei teu post!!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  14. Santa inspiracao baixou e fez meu dia mais feliz atraves de voce e do seu texto lindo!

    ResponderExcluir
  15. Que bom te ver tão feliz! Esse texto é contagiante. Vou dormir mais feliz também. Tenho que te contar as novidades. A mais importante é que sou titia. Estou de volta a minha cidade, babando meu sobrinho muito. Ele é a coisa mais coisa fofa pequerrucho lindo, lindo! Vou viajar amanhã e quando chegar te escrevo um email.

    Um beijo e obrigada por seu carinho sempre.

    ResponderExcluir
  16. Lindo texto! Lindo mesmo!
    Bjs,
    Manddy
    http://tourdubaiguide.blogspot.com

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P