segunda-feira, 21 de março de 2011

O "chafé" alemão

(Essa postagem foi originalmente publicada no blog Brasil com Z.)

Eu nem poderia falar do “café da Alemanha”, porque eu não tenho a mínima idéia de como é o café em Munique, por exemplo. Estou esperando convites para saber, na verdade. ;) Além de ser suspeita pra falar, pois gosto muito de café. Gosto puro, com açúcar.

Quando cheguei na Alemanha aprendi a ser reticente na hora de aceitar café em casas de amigos ou conhecidos. Também aprendi a não criar muita expectativa quanto à qualidade… Alemão também gosta muito de café, assim como gosta de chá. Mas, alemão não faz café como brasileiro. Faz como se faz chá. Pelo menos, foi essa a conclusão que eu cheguei depois de já ter tomado tanto café nas casas alheias.

Se for a uma cafeteria e pedir um espresso, o sabor será forte e marcante, como deve ser. Mas, se estiver visitando um alemão, desde que ele não tenha nenhuma ligação com o Brasil ou países que fazem um melhor café, o café será chá de café, servido sem açúcar e com leite. Eu chamo o café caseiro alemão de “chafé”. Por quê, né?

E se um alemão vai até a minha casa, aviso logo: é brasileiro e forte.

Apesar do café ser fraco, muitas vezes o grão é brasileiro. Pois é. Na minha casa, só compro o grão torrado, que é moído na hora da Tchibo. Brasileiro, claro.

Não posso deixar de destacar o charme de alguns cafés daqui. Existem dos mais famosos, como Starbucks, aos de bairro e aqueles de ambiente alternativo, com móveis comprados em Flohmarkt (mercado das pulgas) e bolos caseiros. Cada um com sua vantagem. Mas, eu bem prefiro o alternativo.

Alemão também gosta muito de frequentar cafés. Fazem isso tanto para apreciar a bebida, quanto para encontrar amigos, ler um livro ou jornal, trabalhar, passar aquela horinha antes de algum compromisso, ou só relaxar.

Quando eu for chique e rica, passarei minhas tardes pagando para beber café e comer tortas deliciosas.

19 comentários:

  1. ta esperando convite? entao ta convidada! =) Munique te espera e minha casa esta de portas abertas pra vc experimentar o cafe por aqui hehe se bem que acho que vai ser meio decepcionante, pq o café é ralo tb! haha
    nao sou muito fa de cafe, mas sempre tenho cafe brasileiro em casa. Faco mais fraco mas o pessoal adora! =) ja corrompi varios amigos assim, que agora so querem cafe brasileiro. nao há nada igual. bjs!

    ResponderExcluir
  2. Eu me apaixonei pelo colombiano. Justamente por ser forte.
    Mas eu sou uma pessoa de café solúvel e só tomo com leite. O cheiro aqui é bom. Acho que é a imagem afetiva que tenho mais forte, cheiro de café coado de manhã. Já na prova do gosto eu passo. Tem outra coisa também, mesmo o café solúvel da marca famosa no Brasil, tem gosto diferente de acordo onde é produzido, isso pelo menos eu tenho certeza. Daí o colombiano ganhou a parada.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Ai, aqui também só bebo chafé na casa de amigos rsrsrsrsr
    Até em lojas, tipo Starbucks, acho o café horroroso...aguado, meio azedo, não curto não. Sempre acabo pedindo espresso, ou então aquelas bebidas de café que tem nomes enormes e engordam que é uma beleza...tipo Mocha Caramel Latte Machiatto etc etc...aí dá para dar uma disfarçada no sabor (pq, cá entre nós, esses bebidas são mais sobremesas do que cafezinho, né?! rsrsrsrsrs)
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Eve, vc como autêntica brasileira, acostumada com nosso saboroso café, deve sentir mesmo dificuldade com esse chafé daí. Também acho que café bom é o forte, dá ânimo, revigora e deixa aquele gostinho delicioso na boca.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ola Eve!! Não posso reclamar tanto do café Húngaro, não é brasileiro, mas é gostosinho, sim! Mas o melhor mesmo é sempre procurar uma starbucks, que nunca se passa raiva... ou estocar 10kg de café a cada ida ao Brasil! hahaha Faço isso mesmo! Pelo menos o café da manhã precisa ser forte o suficiente pra me acordar! Mas olha, fica o convite para conhecer Budapeste & ir ao café Gerbeau comigo :)!! E parabéns pelo trabalho. bjs

    ResponderExcluir
  6. Ai Eve vou ter que confessar: eu gosto mesmo é de um bom chafé. rs Quando for para Munique, passa aqui pra provar o meu tbm. rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Pois minha experiencia é o oposto da sua! aqui qdo visito alemaes só recebo café daqueles bem fortes e como eu só bebo com acucar e leite, haja acucar e leite! rsrs
    Starbucks ja fui mas nao gosto... sou muito mao de vaca pra pagar 5 euros num cafe que tomo em casa o pacote inteiro por esse preco rsrs
    como vc ve, nao sou muito fa de café rsrs

    ResponderExcluir
  8. É a coisa mais Ryka esse povo sentando no solzinho na frente dos cafés... pra beber esta água suja!!!

    O que é o capuccino? Agua suja com um creme suspeito em cima.

    Me vê um Apfelshorle e pronto.

    ResponderExcluir
  9. Eve, querida... Eu e café não nos cruzamos. Pode ser brasileiro, alemão, torrado ou não... Não entendo nada de cafe e só bebo chá.

    Sueco também é louco por um cafézinho, mas acho que eles também fazem chafé! Pelo menos é o que os outros estrangeiros sempre reclamam.

    Post ótimo!

    ResponderExcluir
  10. meu amor, chic vc e faz teeempo, so falta ficar rica agora! To indo a Londres na quarta. decidi sair desse fuduncio por uma semana - vou em ferias!!

    ResponderExcluir
  11. Eu acostumei com o café nas zoropas...adoro um que sempre tomo numa rede de lojas chamada La Place que sempre está junto a V&D. Agora em terras brasileiras tenho estranhado o sabor esquisito. Foi denunciado em reportagem que café brasileiro bom vai tudo para o mercado externo e o que fica é misturado com serragem e outras cositas mas que a gente nem imagina. rs

    ResponderExcluir
  12. Ah... Café pra minha tem que ser puramente forte, como todo bom brasileiro :)

    ResponderExcluir
  13. O café daqui é uma derrota..É até ofensa chamar de café,rs...Falaste bem, é chafé mesmo...Os cafés são naqueles copos faraônicos, mas tb pudera, já que não é forte,tem que vir em maior quantidade não é mesmo? rs...

    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Isso também faz parte dos meus planos pra quando eu for chique e rica. Também adoro café e cafés e fui a alguns bem bacanas quando estive em Berlim. Quem sabe ainda vamos ser chiques e ricas juntas num café desses quando eu for aí te fazer uma visita? Beijoca

    P.S.: Já te contei que estou estudando Cinema e que tô preparando um documentário? É minha nova empreitada. Mais um vespeiro em que fui me meter. E tô adorando...

    ResponderExcluir
  15. Eu tb gosto de café brasileiro, mas quando estava no Brasil tomei TANTO mas TANTO café que fiquei meses com dor de estomago até resolver parar de tomar café.
    Quando eu voltei pra ca, percebi que o chafézim daqui nao me faz mal e voltei a as vezes tomar café. Mas eu sou chazeira (de cha mesmo hahaha), nao adianta.

    ResponderExcluir
  16. O café da minha mãe também chamo de chafé. kkkk Isso quando não rola uma garapa de cafe, porque ela adora caprichar no acucar.
    Eu gosto de café forte, sempre faco aqui bem forte, fica bem grosso até. Um dia compro uma maquininha daquelas que fazem expresso, mas já li que elas não são boas, ou melhor, que o cafe delas não é bom, então fico na dúvida se vale a pena o investimento, até porque gosto de um cafezinho para dar uma animas, mas não sou muito chegada no sabor.
    Quando eu for rica vou até aí pra gente passar a tarde tomando café e comendo as tortas maravilhosas.
    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Parábens pelo seu serviço! Continue escrevendo sobre a doucura dos alemães (KKKK, mas é que vc quebra o tabu de q alemão é frio e nazi)

    ResponderExcluir
  18. Eu não tomo café, mas o ambiente dos "cafés" são bem charmosos, realmente é chic e discreto, tbm gostaria de tardes assim.

    ResponderExcluir
  19. Eu nunca gostei de café, mas depois que provei do café do namorado (ele tem uma daquelas expressas profissionais em casa, haha), adorei! Pra mim tem que ser médio-forte, com um dedinho de leite e sem açúcar!

    Aliás, tomo chá sem açúcar e suco sem açúcar também. E só agora descobri porque nunca gostei de café antes: na minha família se faz chafé mesmo (tão aguado, mas tão aguado, que a cor do café fica marronzinho claro...) e com tanto açúcar dentro que eu podia até vender aquilo como um bombom de café líquido! Terrível :)

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P