sexta-feira, 11 de março de 2011

Fui lá na agência de emprego, né?

Atenção: esse post é de utilidade pública para o pessoal que mora, mas não trabalha aqui na Alemanha.

Lembram desse post aqui? Então, precisei ir duas vezes à agência porque na primeira esqueci que tinha que levar a "confirmação de inscrição on line". Eu fiquei me perguntando pra que, meu zeus, ia precisar disso se era só digitar meu nome no sistema e ver que eu já estava inscrita. Mais papel... Aí, como eu já cheguei quase na hora de fechar e tinha outras coisas para fazer, voltei só essa semana. Levei marido junto, porque é sempre bom ter alguém que entenda mais que você nessas horas de lidar com servidor público, né? Melhor prevenir.

Foi tudo tranquilo, eles pegaram meus documentos, acrescentaram algumas informações no sistema e me deram informações interessantes que servem pra quem está sem trabalhar aqui na Alemanha:

1. Você (eu) não pode se cadastrar como "Arbeitsuchend" (o que procura) se nunca trabalhou na Alemanha. A minha inscrição foi mudada para "Arbeitlos" (o que está sem). Eca! Não sou fã dessa palavra. Mas, tudo bem, vida que segue. Por eu nunca ter trabalhado ainda no país, não recebo ajuda social alguma.

2. Em compensação, todo mundo pode se cadastrar como "Arbeitlos", mesmo que não queira/possa/consiga trabalhar na Alemanha. E, conselho meu, deve se inscrever. Porque você (eu) passa a fazer parte do sistema de aposentadoria do país. Se ainda não tem um registro lá, passa a ter, mesmo sem contribuir. E esse período entra na conta também, uma vez que você (eu) só não está pagando porque está desempregado, né? Pensa, pensa...

A aposentadoria não tem nada a ver com o seguro saúde de marido, aonde também estou incluída. Minha aposentadoria é um caso a parte. É a contagem de anos que tenho que trabalhar pra me aposentar, por exemplo.

Mesmo que algum brasileiro já tenha me dito isso, confesso que não registrei e a informação foi novidade pra mim. E, se não estou enganada, a previdência alemã tem parceria com a brasileira e os "tempos" valem para os dois países. Isso quer dizer que, se você trabalhou no Brasil de carteira assinada ou como autônomo contribuinte, esses anos trabalhados entram na conta na Alemanha. Eu vi isso em algum lugar, mas agora estou com preguiça de procurar pra por o link aqui. Dá licença pra preguiça? Obrigada!

Agora eles irão agendar uma "consultoria" pra mim, para me dizer o que preciso fazer para arrumar um trabalho, quais minhas responsabilidade e deveres etc. etc. etc. O que me dará direitos também, claro.

Viram? A Eve aqui também é informação.
 
P.S. que não é P.S.
Aos leitores do Japão e de regiões atingidas ou que podem ser atingidas pelo Terremoto/Tsunami, meu sincero abraço!

10 comentários:

  1. Sim Eve,
    vc ta certissima, o tempo de la conta aqui e o daqui conta la.
    Bjim

    ResponderExcluir
  2. Ooh!!! Ohh e oh!! Eve, acabei de te mandar um email perguntando isso. hahaha, aí eu abro o seu blog e o que vejo?? Juro que não li antes! Mas peraí. Eu fiz minha inscrição no Bundesagentur für Arbeit. É o mesmo não é? Aí que vem o que não tô pescando. Eles pediram pra eu enviar meu Sozialversicherungsnummer e eu achei que era o Steuer, mas não, é o Rente (ai minha cabeça). Então agora não sei o que faço. Cientista mae mulher, eu paguei cerca de 1 ano (ainda pago) como autônoma o INSS no Brasil, como faço pra passar isso pra cá? Please, me ajudem porque eu tenho que mandar os documentos pra agência de emprego até dia 15! bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelas informacoes. Serao bastantes últeis. Boa sorte nessa nova busca. Um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  4. É... Eve também é informação. Nunca que eu sabia desse "acordo" entre a previdência brasileira e a alemã...

    ResponderExcluir
  5. Olha as coisas andando, progredindo e aprimorando! Jajá vc estará empregada querida!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Muito legal! mais uma barreira vencida né!
    Só uma coisinha... eu acho que daqui a uns 10-15 anos ninguem mais vai receber pensao na alemanha.. do jeito que o governo está segurando o trampo pra toda uniao europeia, ta dificil hein! eu vou tratar de fazer meu pezinho de meia e nao acreditar muito nessa coisa de pensao aqui rsrs
    bjos e bom fds!

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana eles contabilizarem tb os anos que vc está sem contribuir. Conheço tanto pai de família que ficou desemepregado por anos e ainda não se aposentou!!
    Boa sorte minha querida, logo, logo vc consegue algo.

    ResponderExcluir
  8. Ingrid, hahaha, pois é. Vai se preparando aí pra trabalhar até os 67, pelo menos, hein?
    Bjs!

    Já respondi a Isabela por email. Mas, acho que os anos do Brasil só contam aqui qdo for contabilizar a aposentadoria, laaaaá quando ela estiver velhinha. kkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Mas olha, tem Eve pocket pra levar na bolsa?

    Não sabia dessa de poder se cadastrar como arbeitlos mesmo sem poder. Eu tenho visto de noiva (coisa mais brega, vai dizer). Mas acho que só posso me cadastrar aê depois de casar, mesmo que eu não tenha permissão pra trabalhar.

    E jura que arbeitlos nao pode receber sem ter experiencia no país? Argh! Bem, pelo menos o Herr paga menos taxa ao não ser mais solteiro.

    Casamento é uma sociedade, sempre disse minha velha.

    ResponderExcluir
  10. Eve é tanta coisa pra cabeça da gente que alguma coisa sempre passa batido. Aqui se não me engano é 65 anos que se aposentam homem/mulher, mas preciso ler mais sobre esse assunto.
    bjuss

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P