quinta-feira, 31 de março de 2011

Eu confesso

Eu fico azeda. Eu fico azeda de saudade da minha mãe.

Eu estou feliz aqui. Mas, tem um pedacinho meu que não está. Eu sei que é pedir demais que tudo seja perfeito. Até porque, ninguém é. E seria egoísmo demais da minha parte esquecer dos outros só porque estou bem.

No meu mundo perfeito, minha mãe moraria perto de mim (ou eu perto dela), teria sua casa com jardim, pra cuidar das plantas e dos animais que ela adora (a casa ela já tem, pelo menos). Ela seria feliz. Tenho certeza. Ela não é muito exigente (acho que tenho a quem puxar).

No meu mundo perfeito, seria primavera o ano todo para que suas plantas sempre florescessem e suas artrites, artroses e outros problemas de saúde não reclamassem do frio.

No meu mundo perfeito, ela teria uma audição perfeita. E teria escolhido outro pai pra mim. (Ai os anos de análise que eu ainda nem fiz) Porque ela também merecia outro marido. Ou não. A gente é responsável por nossas escolhas, né?

No meu mundo perfeito, ela não sentiria dores. A rinite alérgica que ela adquiriu depois de anos respirando cabelo e produtos químicos da profissão não existiria.

No meu mundo perfeito, meu irmão faria parte, claro. Porque o outro filho tem que estar presente e ele também faz falta. Ele mora em SP.

No meu mundo perfeito, eu ganho o suficiente pra todo mundo, pra ela não precisar da mixaria que ela vai ganhar de aposentadoria, por nunca ter conseguido se programar, é verdade.

No meu mundo perfeito, todo dia ela ganha um presente. Porque, depois de mais de 50 anos de trabalho (contando com os sete irmãos que ela ajudou a criar) já foram suficientes.

No meu mundo perfeito, eu não teria que estar dando conselhos pra ela por MSN enquanto escrevo esse texto. Porque ela tem medo. Medo de meu pai acabar com mais uma tentativa dela de montar um negócio. E está cansada de sempre recomeçar.

No meu mundo perfeito, eu não tenho mágoa desse homem que só deveria amar a minha mãe como ela o ama. E que, por causa dele, o mundo dela não é perfeito.

No meu mundo perfeito, eu também seria uma filha perfeita. Estive do lado dela todos esses anos. Mas, agora estou aqui. Feliz. E é chato ser feliz quando a pessoa que você mais ama no mundo não está. Ainda arrisco a dizer que ela nunca foi plenamente.

No meu mundo perfeito, felicidade pode ser enviada pelo correio. Daria minha parte pra ela.

No meu mundo perfeito, saudade é uma coisa que dá e passa.

No meu mundo perfeito, a mãe sou eu e agora a protejo.

24 comentários:

  1. Sem comentários tá, não que eu seja egoísta ao contrário, desejar pra quem se ama é a melhor coisa do mundo!
    É que os que eu poderia sentir saudades assim já não estão por aqui.
    E as amigas, ham vc sabe como são as amigas.
    Enfim, todo o direito do mundo de se sentir assim querida e do jeito que vc é focada em breve os desejos serão realizações. Bj

    ResponderExcluir
  2. Caramba... acabei de ler a minha propria história. Vamos trocar figurinhas qq hora sobre isso. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Como sempre, vc arrasa nos textos. Fiquei surpresa com a quantidade de coisas parecidas que temos... tb ficaria mais feliz se minha mãe tivesse menos dores, se ela morasse perto de mim etc.
    Minhas sds e amor por ela não têm fim e nunca terão! Ela é quem eu sinto mais saudades, viu?
    Beijos e que mtas coisas do seu mundo perfeito se torne realidade! =D
    Manddy
    http://tourdubaiguide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Querida anjinha, na fase que passo ler teu post e querer comentar é um bom sinal.Te entendo e me vejo em cada coisinha que você escreveu. TUdo o que eu queria é que meu abraço tivesse a metade da força que o abraço de minha mãe tem, eu a carregaria no colo em retribuição.Uma hora, quando eu me sentir melhor, te conto.Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Eve, sem desmerecer seus posts anteriores, digo-lhe que neste vc se superou, amei demais!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. "Engraçado" é saber que muita gente (como eu) sonha com esse mundo perfeito. Meu pai, que de alguma forma sempre atrasou a vida da minha mãe, foi (finalmente!) deixado de lado (eles se separaram), mas deixou um estrago grande nas finanças e nela. Morro de saudade da minha mãe e sinto tanto por ela ser uma pessoa ótima, inteligente, sensível... e ainda não ter encontrado a felicidade.

    ResponderExcluir
  7. Essa quase me fez chorar... porque desde já estou triste porque em breve estarei longe da minha mãe. E porque somente há pouco tempo comecei a conhece-la... e justo agora que ela, mulher auto-suficiente, forte e batalhadora, começou a mostrar-me suas fraquezas e medos, vou-me embora... Assim é a vida.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. É Eve, a mãe da gente é a nossa jóia mais preciosa, principalmente quando constatamos que foram elas que seguraram as pontas e nos puseram em pé em tantos momentos difíceis. Que lutaram para que nós pudessemos ter um mundo perfeito, mesmo que, na realidade, o delas fosse totalmente imperfeito.

    ResponderExcluir
  9. Eve, que post lindo!
    Você realmente conseguiu capturar muita coisa que a gente sente morando fora, principalmente as saudades e amor entre filha e mãe. Lindo!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. minha querida, que post lindo! E que sorte a sua mae tem de ter voce nio mundo dela.

    :-)

    ResponderExcluir
  11. Eve, há alguns anos eu pensava assim. Exatamente assim. E arrisco dizer que se meu pai tivesse morrido nos meus 29, 30 anos, talvez eu jamais teria casado, porque me sentiria responsável em cuidar da minha mãe e o meu irmão caçula.

    Só que eu aprendi em looongas conversas com a minha vó, que minha mãe fez as escolhas dela. Ficou com o marido alcólatra porque quis, nunca trabalhou fora porque queria ser apenas mãe e não pensou que chegaria o momento difícil de se despedir dos filhos e do marido e perder seus papéis na vida de mãe e esposa.

    Ela sofreu, eu sofri e eu ficava aqui pensando em como eu queria mudar tudo. Mas não cabia a mim mudar, e sim, a ela. E quando eu pensei que deveria apenas pegar ela no colo e carregar e sentir a dor dela, minha vó me disse que o melhor era dar conselhos (como vc faz por MSN), incentivar a independência dela e fazer ela ver que ela ainda tinha que descobrir quem ela é, o seu novo papel na vida.

    Ela ainda não descobriu, mas não abriu um negócio como sua mãe, ela voltou a estudar. Está estudando inglês, finalizou o colegial que nunca pôde finalizar por ter que trabalhar, sendo de uma família muito pobre e sendo a filha mais velha de 9 e agora eu não sinto que preciso protegê-la, eu sinto que posso apenas admirá-la! E minha vó é uma sábia! Os conselhos dela tiraram muito peso de mim e me ajudaram imensamente a sair da depressão. Um dia eu falo sobre ela no blog! Bjsss

    ResponderExcluir
  12. Ö coisa linda Eve, nao costumo ser bairrista nao, mas que orgulho de vc ser baiana.lindo lindo lindo.
    PS: Abndonei o Blog ainda recem nascido, mas tou querendo voltar a postar qdo acabar o curso de integracao.
    Um bju grandao!

    ResponderExcluir
  13. Valha, esqueci, esse cometario aí S.Oben, é meu do Quando o urso dá tchau
    abracos

    ResponderExcluir
  14. No meu mundo perfeito, minha mãe ainda estaria viva. Minha mãe teria conhecido o único neto....e teria conhecido a cidade onde moro há 16 anos...ela nunca veio à Europa.

    No meu mundo perfeito, eu teria um emprego a altura, e uns 30kgs a menos na balança...Então fica combinado assim!

    Eu digo e repito: a gente vai como pode...

    ResponderExcluir
  15. Nossa nem me fale, dias das maes aqui na inglaterra chegando.. e eu com mt mt mt saudade da minha mae e meu pai tambem, mas jaja isso vai acabar!! huhul
    lindo texto dinovo neh?
    bjo

    ResponderExcluir
  16. Esse post quase me fez chorar Eve. Ai como eu queria que o seu mundo tb fosse meu, que eu podesse fazer tudo isso que vc gostaria pra minha maezinha ou como vc mesmo disse pelo menos mandar a felicidade pelo correio pq é muito chato ser feliz e ver quem amamos sofrendo. Me deu um nó na garganta... Pq esse texto parece até que foi escrito por mim de tanta transparencia sobre esse sentimento de amor e saudades de uma mãe. Lindo!

    ResponderExcluir
  17. Nossa, que lindo isso... Deus te abençoe com este sentimento tão lindo.
    Permita-me dizer, concentre-se apenas nas coisas e sentimentos bons, a realidade já é tão dura... seja feliz e espalhe isso para quem vc ama, tenho certeza que sua mãe receberá sua luz (não que não possa falar, viu). Bjo!

    ResponderExcluir
  18. Nossa, que lindo isso... Deus te abençoe com este sentimento tão lindo.
    Permita-me dizer, concentre-se apenas nas coisas e sentimentos bons, a realidade já é tão dura... seja feliz e espalhe isso para quem vc ama, tenho certeza que sua mãe receberá sua luz (não que não possa falar, viu). Bjo!

    ResponderExcluir
  19. Miniiiina o Céu!!!

    Quanta coisa em comum....
    Vamos todas nos juntar e criar um mundo perfeito para nossas preciosas mamys?!!!

    Amei o post! ;)

    ResponderExcluir
  20. Eve, existe 1º de abril na Alemanhã? :P
    BjS

    ResponderExcluir
  21. Acabei de passar 7 dias ganhando dengo de mae no Brasil e agora estou de volta a minha realidade e no meu mundo perfeito com certeza volta pro Brasil e pra minha mae, minha familia e meus amigos agora é prioridade oh...

    ResponderExcluir
  22. Por mais feliz que estejamos. Acredito que esse lado sempre vai está ausente. Faz parte da vida de quem está distante da familia. Oh saudades!!!

    ResponderExcluir
  23. Eve, essa história se parece bem com a minha, se fosse escolher mãe e pai, a minha mãe eu escolheria novamente já o pai... Minha mãe sofreu muito, com marido alcoólatra e mulherengo, mas aí ao invés da mãe dar conselho quem deu foi eu, falei pra ela separar, sabe a história do antes só que mal acompanhado, então deu certo hoje ela esta muito mais feliz sozinha do que antigamente. Igual a voce sofre pela distancia que estou dela, mas fazer o que, ao menos daqui posso ajudar mais financeiramente falando, e lá tem minha irmã perto pra compensar, mas não é igual, como você disse se eu pudesse escolher meu mundo perfeito seria outro, mas a maioria das coisas não é como imagino, tento fazer o máximo que esta ao meu alcance, um abraço.

    ResponderExcluir
  24. Que lindo. Parabéns pelo blog, (invadi aqui hj), abraços, Raquel

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P