terça-feira, 8 de março de 2011

Arrumando o guarda-roupa

Os alemães podem ser reclamões e ríspidos, às vezes. Mas, também podem ter um coração bem grandão.

Quando eu cheguei na Alemanha tinha pouca roupa de frio. Ou nenhuma, levando em conta que roupas do frio do nordeste brasileiro não se encaixam no frio alemão.

Marido chegou duas semanas antes de mim. E como algumas pessoas sabiam que eu estava a caminho, o que elas fizeram? Entraram em contato com marido e perguntaram o que podiam fazer por mim. Ele respondeu que poderiam me arrumar roupas de frio, pois eu não tinha nenhuma.

Quando eu cheguei na casa do meu cunhado, pois até então não tínhamos o nosso apartamento, havia duas sacolas de roupa me esperando. Uma de uma mulher que nunca me viu na vida, mas que era amiga de cunhado e tinha algumas peças de roupas disponíveis. A outra de uma amiga que já me conhecia de outras visitas, inclusive dela no Brasil.

Depois, visitei uma familia amiga de longa data de marido na mesma semana em que chegamos. A esposa e duas jovens filhas. A mulher tinha acabado de chegar do centro da cidade, fazia muito frio (lembrem-se: cheguei aqui em janeiro do ano passado, temperaturas tão negativas quanto as desse ano) e ainda vestia um casaco pesado. Ela perguntou se eu já tinha um, eu disse que tinha acabado de ganhar. Ela perguntou se eu tinha gostado daquele que ela estava usando, eu disse que sim. Ela despiu o casaco, pediu que eu experimentasse e me deu. Assim, simples.

Praticamente, cada visita daquela época me rendia roupas novas. Até uma certa visita, num certo verão, num certo dorf... ;)
Cheguei assim!
Fiquei assim!
Daí, resolvi que estava na hora de fazer a arrumação sazonal do meu guarda-roupa. Sempre fazia isso no Brasil, chegava a esvaziar o armário, doava tudo e dias depois, tinha o armário cheio novamente. Porque, na minha família, com as mulheres quase todas de mesma estatura e corpo - eu visto o mesmo número da minha mãe, por exemplo, mas ela é mais baixa - sempre fizemos trocas. E, por ser mais nova que as tias, sempre herdei roupas, como as calças da M.Officer de uma delas, que eu nunca teria condições de comprar, né? Porque eu sou besta, mas também sou esperta.

O resultado foram SETE sacolas grandes de roupas minhas e de marido, porque ele também ganhou algumas. Três foram para doação pra Cruz Vermelha, três vão para a ONG aonde faço "hora extra" e uma para venda numa loja de Second Hand.

Posso dizer: depois da limpeza, senti meu quarto com outra atmosfera. E com espaço para novas doações. Quem dá mais? =P

21 comentários:

  1. Você deu sorte, já eu não ganhei nadica de nada e nem ajuda pra escolher o que devia vestir, pois eu não tinha nocão. Muito depois de eu chegar aqui, no início do inverno, minha sogra me chega com duas sacolas de roupas, pensei que eram roupas de inverno, nem que fosse esses pulovers, mas que nada, eram roupas de verão e velhas, nada que realmente valesse a pena aproveitar. Fiquei sem graca na hora, mas fingi que adorei e tal. Caramba, como alguém vem com roupas de verão para doar para uma pessoa que vem do Brasil?
    Vez ou outra também faco essa limpeza no armário e vou deixar pra loja da cruz vermelha.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Sabe, Eve, será que vc teria ganho tanta coisa se não fosse casada com um alemão que tem família e amigos aí? Não estou desmerecendo a nobre atitude dessas pessoas, pelo contrário, só estou levantando uma questão porque tudo é diferente quando vc chega em um país tendo uma raiz já fincada. É mais fácil fazer amigos; aprender o idioma, se inserir na culura...

    Bem, quanto a sua arrumação, eu tb sempre fiz isso. Aliás, na minha casa, desde criança vejo minha mãe separando roupas pra dar a outras pessoas. Acho certíssimo, afinal pra quê guardar algo sem utilidade pra nós enquanto alguém está precisando? Beijos e feliz dia da mulher!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Karol, concordo com vc e nunca escondi isso. Mas, olha só a Luciana, com marido norueguês e não teve a mesma "sorte" que eu.
    Tendo marido ou esposa nativa é mais fácil. Já escrevi um post sobre isso também, acho que o nome é "minhas vantagens" ou coisa assim.
    Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  4. Tão bom né, Eve..Eu tinha minha mãe cá qdo cheguei...cheguei num Verão, mas foi c ajuda tb q me preparei p Inverno q estava por vir.....
    Mas a gte sempre que pode contar com pessoas queridas é bom, além da minha familia contei muito com os amigos deles..foi muito, muito bom.
    BjKs

    ResponderExcluir
  5. Eve
    Muito legal este carinho com vc, principalmente vindo de um lugar onde o frio é quase inexistente.

    ResponderExcluir
  6. Oi Eve!
    Eu tive uma experiência bem parecida com a sua. Cheguei aqui em Dezembro passado e não trouxe muita roupa de inverno (ok, eu já tinha algumas roupas de inverno deixadas aqui das vindas anteriores pq Curitiba faz um frio razoavelmente rigoroso). Uns 3 dias depois, nossa vizinha veio bater aqui em casa e trouxe um casaco incrível poderoso-gigante-impermeável-com-touca-peludinha-glamour-etc e perguntou pro marido se eu não queria, porque ela tinha alguns e sabia que eu havia mesmo chegado do Brasil e que decerto não estava preparada pro frio. Fiquei emocionada e muito grata, mesmo porque eu não esperava essa iniciativa. Detalhe: nós somos novos aqui no prédio, os vizinhos cumprimentam e tals mas ninguém vira xúper-amigo etc (normal :D). O que quero dizer é que é possível os alemães aqui podem ser generosos sem conhecer a pessoa.
    Tipo, moça Karol disse "será que teriam feito isso se marido não tivesse família e amigos aqui?" Well, a questão é que, como disse, somos "estranhos" aqui no prédio, eles não conhecem a família do marido aqui, então essa hipótese da obrigatoriedade do contato-amigo-família para possibilitar um gesto generoso já não é tãoooo exata.
    Creio também que vai muito da postura das pessoas, tipo, gentileaz gera gentileza, certo?

    Beijukkkkka :D

    ResponderExcluir
  7. Legal isso, né Eve? Tem gente legal em todo lugar do planeta, grazadeus. Eu também tenho um casaco que 'herdei' de uma alemã, o bacana é que não é pra invernão pesado, então dá pra usar no Brasil (tá, uma vez por ano, se tanto, mas dá).

    Quanto à faxina, também faço isso 2 vezes por ano (verão e inverno), pra ter espaço - e também porque a gente acaba acumulando muito mais do que precisa, né? A energia tem que circular.
    bjk
    Mônica
    @madamemon

    ResponderExcluir
  8. Que joia Eve! Eu tb odeio acumular roupa no armario. Como aqui em Sevilha o pessoal costuma jogar muita roupa no lixo (sim, no lixo, isso vale um post)eu acabou guradando tudo dentro de uma mala. Qdo volto ao Brasil, faço a alegria da galera lá de casa!

    ResponderExcluir
  9. Eve, eu também me surpreendo com umas coisas desses tipo com eles aqui. Não relacionado a roupas, não ganhei nada, e cheguei também em janeiro de 2009 na Dinamarca. Minha host ofereceu me emprestar uns casacos que ela não usava mais, mas nem eu ia usar aquilo. Passei frio até o meu primeiro salario comprei tudo em jaqueta e casaco ahahhaha.

    Mas eles são realmente super atenciosos com coisas desse tipo. Eu vejo os amigos que nos vem visitar, os cartões...

    Esses dias também fizemos uma catada dessas, uma "dificulidade" pra marido se desapegar de coisas que nem cabem mais nele, ele sempre acha que um dia vai usar. Lembro que deixei 3 sacolas de roupa pra ele doar quando fui ficar 7 meses do Brasil, quando cheguei na casa nova a sacolas estavam lá, ele não doou. Entào eu mesmo achei o container da cruz vermelha e fui lá doar rs

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Muito legal Eve!
    Eu lembro quando minha irma mais velha fazia estas arrumacoes e eu ficava esperando com aquele olhar de gato ao pé da mesa enquanto alguem come :) eu ganhava muitas coisinhas rsrs
    Aqui eu tbm ganhei muitas roupas, bolsas estas coisas, mas eu ficava tao sem graca, sem sabe o que dizer rsrs claro que eu agradecia, mas é uma situacao etsranha pra mim, vai entender ne.

    bjos

    ResponderExcluir
  11. Eve, acho que a gente só tem a ganhar quando doa de coracao. Eu ganhei praticamente todos os móveis que tenho em casa. Só agora, depois de 4 anos, é que comprei alguma coisa, pois mudamos para um apto maior. Tenho certeza que seu guarda roupa vai estar sempre cheio e sua casa será cada dia mais abencoada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. eu to precisando fazer uma limpeza no meu tb sabia?
    Tem roupa que nao uso ha seculos!!!

    E eh sempre bom poder ir la e comprar roupas novas,ne?
    =)

    ResponderExcluir
  13. nos arrumamos o armario praticamente 2 vezes por ano, pq temos tanta roupa que o armario so comporta as roupas de inverno OU as roupas de verao. Entao a gente guarda o resto no porao e cada estacao a gente rearruma o guarda-roupas ;) o bom é que sempre revisamos as roupas e doamos as que nao usamos mais. bjs!

    ResponderExcluir
  14. Que bom heim, Eve? olhe, quando a gente organiza nossas coisas, dá o que não usa, sempre abre espaço para outras coisas novas! beijos, lindona!

    ResponderExcluir
  15. Que exemplo de solidariedade! O seu marido deve ser uma pessoa muito querida por todos!
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  16. Dessa vez que fomos ao Brasil, levamos uma mala enorme cheia de roupas pra doar, levamos para as vitimas dos deslizamentos na regiao serrana do Rio.
    No inverno sempre empacoto as roupas de verao, e no verao empacoto as de inverno, senao nao sobra espaco no nosso armario.
    Mas nunca fui muito boa no quesito organizacao de armarios e afins, rsrs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Li só os dois primeiros comentários e vou dar mais um pitaco. Sim, claro que tendo esposa ou marido nativo as coisas podem ser mais fáceis, afinal temos um suporte de casa, comida, mas de resto tudo depende, e inclusive isso de casa e comida, pois conheco brasileiras que o marido não dava conta das contas e elas tiveram que se jogar na faxina até antes de receberem o visto, inclusive correndo o risco de perderem o visto por estarem trabalhando ilegalmente, digo com relacão aqui. E tinham que trabalhar mesmo para garantirem alimento na mesa.
    Eu tive e tenho casa e sustento, ainda não trabalho, mas o apoio da família foi só de me receber bem, dica nenhuma veio deles e marido também não estava preparado pra casar com uma estrangeira, então eu tive que correr atrás e continuo. E sem dica nenhuma, nem de onde fica uma biblioteca, por exemplo, a gente até desenrola, mas leva mais tempo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Gente bacana, viu Eve?

    E o quarto fica mesmo outra coisa quando tudo arrumadinho :)! - dá até vontade de ficar em casa!

    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Olá Eve

    Poderia me dizer para qual loja de segunda mão você vende as roupas e onde é a Cruz Vermelha onde você as entrega? Moro em Berlin e tenho muitas roupas que não gostaria simplesmente de jogar fora.

    Obrigado!
    Marcelo

    capitale_arg-things@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá Marcelo,

    As roupas para a Cruz Vermelha ou Humana, são uns conteineres de metal que ficam em algumas esquinas nas cidades aqui, chamados Kleiderspende, você coloca as roupas num saco e joga lá dentro.
    As lojas de segunda mão sao de bairro. Vc pode achar uma no céu. Depende de onde vc mora.

    Espero ter ajudado.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. *achar no seu...! não no céu. rsrss

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P