sábado, 20 de novembro de 2010

Sobre os dias cinzas

Marido já tinha me avisado, brasileiros que moram na Alemanha já tinham me alertado, alemães já tinham tocado o terror pra mim. E agora sou obrigada a admitir: Novembro é um mês TER-RÍ-VEL!

Gente, eu nunca me senti desse jeito. Não que eu lembre, claro. TO-DOS os dias cinzas, com chuva, frio... O último dia menos feio foi o sábado passado, que teve um pouco de sol e pude ver o azul do céu e o domingo, que chegou a fazer 17 graus e aproveitei para renovar o ar da casa. Tirando isso, tá um saco.

Depois que eu comecei na ONG ficou ainda pior, pois parece que o dia acaba em três horas. Eu vou para a ONG à tarde, aí acordo às 09h/10h e fico de preguiça (oi? eu nunca disse que era ativa), na net ou fazendo coisas desimportantes, até dar o horário de sair.

Eu vou de metrô, mas ando um pedaço até a estação aqui e da estação até a ONG. Vento na cara, encarando um céu escuro e ruas enlameadas, por conta das chuvas constantes. Ok. Sobrevivo a isso. E na hora de voltar, quando acho que ainda tenho muitas horas pela frente, olho pra fora e? E já está TU-DO escuro, às 16h30. Acabou o dia.

É super estranho essa sensação de dias curtos e cinzas. Deixa eu explicar o tom de cinza pra vocês: não é céu nublado apenas, é o dia escuro. Sabe fim de tarde de inverno no Brasil? 17h30 em alguns lugares? Então, pensem nessa cor o dia todo. Céu, dia, pessoas (porque está todo mundo de casaco escuro), seu humor... Alguém me tira daqui, por favor? (brincadeira!)
Meu cérebro não está assimilando, não está funcionando direito. Eu não sinto falta do sol. Eu sinto falta do azul do céu. Eu juro pra vocês que estou louca para que comece a nevar logo, pois é sinal de céu azul depois e brilho, muito brilho.

Agora que já assumi que vocês todos tinham razão. Dá pra devolver a minha agora? Obrigada!

====================================

Para colorir, selinho do Prêmio Dardos que ganhei da Beth e da Ingrid:

Obrigada, meninas!

E esse foi a Nira:
 

23 comentários:

  1. Eve, eu não gosto é do inverno at all! aqui só amanhece bem dizer às 8:30,daí é bem como vc disse...às 18hs já tá tudo escuro...andar pelas ruas aqui tb não é moleza...e quando o nariz começa escorrer pra proteger os nódulos internos de não sangrarem? Uiii...

    ResponderExcluir
  2. Imagino o quanto deva ser difícil afinal aqui temos sol quase que o ano todo!
    Mas tenha paciência que daqui a pouco chega a neve!
    Parabéns pelos selinhos!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu estou acostumada a dias cinzas... sou do extremo sul do Brasil e por lá, no inverno, minha geeeeeente, pode pasar semanas chovendo direto.
    Mas imagino que deve ser bem dificil para os brasileiros tropicais se adaptarem ao clima europeu, principalmente mais no norte.
    Aqui em Sevilla, o outono é bem chuvoso. Mas somos agraciados com céus azuis diversas vezes no invernão. Boa sorte por ai!
    Ps:É só novembro ou a agonia vai durar até o fim do inverno?

    ResponderExcluir
  4. E dias curtos parecem menos produtivos, sei lá! Mas, paciência rsrs.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. menina, nao da pra ser arco iris todos os dias ne!! Na NZ eu rolava de rir qdo meus funcionarios me ligavam e diziam:
    Olha, ta sol - posso tirar o dia de ferias?
    E qdo dava eu deixava, ate sem entener. Depois de alguns anos, eu ja ia olhar pela janela e falava:

    OPA!! Sol, hoje nao da pra trabalhar nao...kkkk

    bj

    aproveita o cinza. ele vai fazer o amarelo ainda mais bonito!!

    ResponderExcluir
  6. Eu nao falei:
    Acho insuportavel e pra combinar com o clima cinza, fico cinza tambem, terrivel!
    E depois neguinho reclama do mau humor do europeu, quero ver viver uma vida inteira aqui e saber rir da desgraca sem um dia lindo de sol....

    ResponderExcluir
  7. Pois outro dia mesmo eu estava falando sobre como novembro é esquisito. E olha que aqui no Brasil nem chega aos pés do novembro europeu! Realmente a falta de luz é o que deixa a gente mais blééé, aqui mesmo o nublado, o vento e a chuva são 'tropicais', dá pra levar. Mas chatinho mesmo aí eu achava era fevereiro, porque o inverno já deu o que tinha que dar, mas ainda falta mais de mês pra ele ir embora!!! :)
    Mas gente é uma beleza, se adapta a tudo nesse mundo!
    bjk
    Mônica
    @madamemon

    ResponderExcluir
  8. Oi Eve,
    Que venha a neve!! Um ou outro dia cinza até vai, mas um mês inteiro é demais.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  9. oi encontrei seu blog procurando por brasileiros no exterior, estou morando em Cali a 2 meses, e me identifiquei d+ com td q vc tá vivdendo já me atualizei em td o seu blog :)... sorte nessa nova fase da sua vida que Deus te abencoe e conceda os desejos do seu coracao... aki tds os dias sao cinzas e qd o sol abre eu corro pra tirar foto milagres acontecem... bjo

    ResponderExcluir
  10. Oi Eve!
    Que saudades de ler teus post's :)

    Sabe que os "dias iguais" cansam..
    Eu não consigo imaginar como é ficar tanto tempo "cinza", quando o tempo fica muito tempo igual eu já torço pra que mude..
    Sabe que quando morei no MT eu cansei do sol, do céu azul.. Sério, pode parecer loucura, mas eu torcia pra chover, pra esfriar, pra ter um dia diferente...
    Somos assim, gostamos diversidade (mesmo quando não admitimos)

    Bjs querida, vou lá ler teus post's "antigos"

    bom domingo!

    ResponderExcluir
  11. Eve, Olha, sei que é muita cara de pau minha pedir isso. Mas será que você podia ajudar a divulgar um post do meu blog, do dia 19 de novvembro de 2010? É sobre o desapadecimento do avô de uma blogueira e soube agora que esse senhor de oitenta e seis anos ainda não foi encontrado. Tô preocupada com essa situação. Se você puder ajudar a divulgar, é só copiar e colar o post e publicar. Vamos ajudar, se for possível!

    ResponderExcluir
  12. Eve, tenho um amigo brasileiro, super alto astral, que mora em Berlim e está passando pelo mesmo problema que o seu "os dias cinzentos" que acabam com o humor dele. Quando você menos esperar esses dias já terão ido embora. Fique bem!
    Obs: Obrigada, pela visita no blog e não convida que eu vou, hein! rsrs
    Tenha um ótimo fim de semana!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Já pensei em passar um tempo em Londres e muitos me assustaram com o mesmo fenômeno e olha que gosto de inverno.

    Eu estou muito feliz com o meu Novembro, por enquanto, são só dois meses contra dez de suadeira, agora, camisetas sem manchas no sovaco, que alívio!!!

    Bj

    ResponderExcluir
  14. O jeito, então, é iluminar e colorir a vida privada, fia! Dar uma compensada. Muita música, bons filmes, boas leituras e o amor da sua vida perto. É a saída (pra dentro). Até o céu limpar. O tempo passa rápido se a gente se mantiver ocupada e 'distraída'. Logo logo isso passa. Beijão

    ResponderExcluir
  15. É então … espera mais uns diazinhos … quando o inverno chegar … com dias que só TEM 3h de "claridade". DE VERDADE. 3 horinhas … de claridade. Sorte sua que em janeirão não pretende estar aqui!

    Será que dessa vez o comentário vai?!

    BEEEEEEEIJOS!! B.

    ResponderExcluir
  16. Eve ano passado em janeiro e fevereiro, foi como se as minhas energias foram embora. Elas voltaram só em março, fazia tudo automatico, mas tava dificil viu. bjuss e bom domingo

    ResponderExcluir
  17. e ja ja a chuva se transformara em neve! ai jesus!
    aqui em baixo ta do mesmo jeito.
    força e coragem!

    ResponderExcluir
  18. O tempo cinza nos deixa cinza por dentro mesmo.MAs aprenda a curtí-lo, cada "cor" tem sua beleza.
    Com relação ao Eucerin, sei que é caro mas, no meu caso, acho que vale o investimento, é remédio para mim, não um hidratante. Tenho caratose pilar nos braços, fica igual uma lixa, feio de sentir e ver. No tempo "cinza", com blusas fechadas e banhos mais quentes, fico castigada.
    Beijo, querida.

    ResponderExcluir
  19. eeeeeeeeeeeeee... o selinho!!=)

    Q bomq gostou!!!

    Qto ao dia cinza, pelo menos deve ser gostoso ficar em casa, tomando um chazinho com o marido né!! rs

    Bjusss

    ResponderExcluir
  20. Oi Eve,
    Olha eu morei na Irlanda dois anos, e lá sim, o cinza me tornava cinza tb, pq dura quase o ano todo. Mas agora, aqui na Austria é so um mes, entao eu to levando na boa: indo pra piscina coberta nem q seja uma horinha no fim do dia (veja as condicoes do saisonkarte ai numa perto da sua casa), vinho e chocolate aos pes da lareira quase toda noite, muitos filmes, ir ao cinema e flohmarkets indoor, caminhada no meio da tarde (super empacotada: mais parecendo uma ninja ou mulcumana- mas tem me feito realmente adaptar ao clima) entao, de repente, vi que reparo mais nas folhas ao chao, na serenidade desse periodo, que no frio em si.
    Bota um ipod legal e um lenco colorido que logo logo vc vai estar se adaptando legal.

    Bjo

    ResponderExcluir
  21. Aqui na Noruega ainda tivemos uns dias ensolarados, apesar de outros chuvosos e cinzas. Por aqui já está escuro às 16h e agora chegou a neve de novo.

    Eu oscilo entre o deslumbramento e a confusão, pois ver o dia amanhecer às 8:30 me confunde um monte ainda, meu corpo custa a despertar. Mas eu pulo da cama para não acostumar mal.. Estou junto com vc contando os dias para o inverno (que nem chegou) ir embora. Bjo

    ResponderExcluir
  22. Eve imagina lá pras bandas da Dinamarca? tinha dias que eu imaginava se deveria mesmo sair da cama, se só teria algumas horas de sol mesmo...

    Beijao

    ResponderExcluir
  23. Pessoas, muito obrigada pelos comentários e dicas.

    Glenda, o cinza fica por todo o inverno, mas, novembro é pior pq é chuvoso e úmido. em dezembro, com temp. negativas, o céu fica azul, pelo menos. ;)

    é duro pra todo mundo. Oh zezus...

    Bjs, meu povo!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P