quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Síndrome de Status

Eu lembro que quando eu estive na Alemanha a primeira vez, em maio de 2008, muita coisa me chamou a atenção, obviamente. Mas, uma das coisass que mais me impressionou na sociedade alemã em geral, foi o conceito de understatement. Alemão não gosta de mostrar quando é rico. Aliás, quanto mais rico, menos ele demonstra. Vai ter uma Mercedes ou um Audi na garagem? Vai. Mas, ele não irá fazer isso para se exibir, você não se sentirá ofendido porque ele sai por aí com seu carro novo ou dá festas na sua casa grande com o único propósito de mostrar que ele é rico e você não. Principalmente, porque a desigualdade social aqui não é tão grande. A não ser que você seja milionário ou desempregado.

Claro, também, que sempre existem as excessões, os caras inseguros que precisam mostrar o que não têm no meio das pernas. (Perceberam que eu tenho uma opinião radical sobre o tema, hein?) E em cidades onde circulam mais dinheiro também, é consequência.

E isso me chamou atenção, porque a cidade aonde morei na Bahia está cheia de emergentes (eu não estou falando do Brasil todo, perceberam? rs). Quem conhece ou conheceu os emergentes que eu conheci, consegue entender porque eu valorizei tanto esse comportamento alemão. Finais de semanas são o melhor período para competição de quem tem o carro mais caro, o som mais potente e você vê aquele monte de Paris Hilton passeando pela cidade, e meninos recém saídos das fraldas andando bêbados com o carro que acabaram de ganhar. (Ach, aber das ist so cool!) Os pais também não são melhores exemplos. E lá, eles podem mostrar que ficaram ricos (ou se tornaram classe média endividada), além de fazerem questão, porque existe a pobreza. Tem como eles se exibirem, tem como fazer com que outros desejem o que eles têm, sem que possam ter.

Aqui na Alemanha, isso é tratado como Síndrome/Sintoma de Status e discutido, de certa forma, socialmente. Exemplo dado nessa propaganda:

Diálogo
Mulher: Isso soa totalmente fascinante! (Provavelmente, se referia a um novo trabalho do rapaz)
Homem: Bem, mas não se ganha mal, isso é claro. Aqui, (ele aciona o alarme do carro), 120 mil. (Fazendo referência ao valor do carro)
M: Oh! Eu sinto muito mesmo. Gostaria de conversar sobre isso? (Oferecendo seu ombro amigo para que ele discuta sobre seu "problema")
H: (Cara de quem perdeu a trep... moça)
Narrador: Sofre de Síndrome de Status? (...)

Resumindo: síndrome de status é um problema a ser tratado. =P

21 comentários:

  1. Hiiii,fofa,
    Aqui no Brasil os consultórios iriam viver cheio então...
    Agora a moda é compre TUDo e pague em 60X a perder de vista...
    Eu tô fora dessa!
    Quero ter dinheiro?Sim!
    Mas não me tornar escreva dele e pior:perder a noção da realidade!
    Hoje tem festa por lá!Apareça!
    (E só comente se o braço permitir,ok moça?)
    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa!!! Tô começando a gostar dos alemães... hahahahahha

    Bjo!!

    ResponderExcluir
  3. Vou lhe confessar, os alemães sempre me passaram uma certa frieza, pareciam-me muito metódicos, individualistas. Agora lendo seu texto, vi que, de novo, as aparências me enganaram, quanta sabedoria a desse povo heim!
    Quisera existissem no Brasil pessoas assim!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Menina, conheco gente demais no nosso Brasil brasileiro que sofre dessa crise, e outros que sofrem com os que estão em crise, em todos os sentidos, tanto de ter que aguentar os com crise de status, como os que morrem de inveja e vontade de entrar na crise do status, e ainda os que fingem de todo jeito ter a crise, kkkkk

    Recentemente um casal conhecido perdeu o filho, adolescente novinho, em decorrência da crise, menino ainda pilontando motocona, não deu outra... Morri de pena, foram duas vítimas (ele levava um amigo na garupa) da crise de status dos pais emergentes.

    É doenca mesmo.

    Bom saber que aí é visto assim.

    ResponderExcluir
  5. Bom, infelizmente aqui na Holanda essa competição ainda existe, e muito! O carro mais potente, as férias mais caras, e principalmente a casa maior, e a cidade onde você mora contribui para o status - ou falta de - da pessoa.

    ResponderExcluir
  6. Vc acabou de dizer que TODO gringo precisa tratamento!
    Um vou ali dar uma chorada básica e volto mais tarde... Bj

    ResponderExcluir
  7. Nossa... Isso no Brasil tá um inferno.
    Normalmente essas pessoas conseguiram galgar algumas posições na esfera social, mas são pessoas sem educação nenhuma. Não me refiro somente a educação acadêmica, mas no sentido social mesmo. Pobres de espírito, sem valores básicos e sem postura.

    Acho isso mto triste. Mto mesmo. Acho q um país q quer alcançar um certo nível de desenvolvimento deveria se preocupar mais com esse comportamento.

    Um bjo amiga!

    ResponderExcluir
  8. Já estive na Alemanha 5 vezes e cada vez gosto mais deste povo que se preocupa em SER e não em TER. Creio que é a sabedoria dos que conseguiram se reerguer depois de guerras e depois de sofrer as consequências de um louco que sofria a Síndrome do Status de Superioridade de raça...
    Sorte sua ter oportunidade de viver essa realidade!

    ResponderExcluir
  9. Oi Eve,
    Aqui no Brasil, carro é símbolo de status, principalmente entre os homens. E as propagandas estão aí para alimentar esta síndrome de status.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  10. Tem um selinho pra você lá no blog.

    ResponderExcluir
  11. Sensacional esse post! E eu estava ontem conversando com uma amiga exatamente sobre isso! Beijo!

    ResponderExcluir
  12. É por isso que eu gosto da Holanda, aqui também é assim (apesar da opinião contrária da Line). Talvez porque eu more em Amsterdã, nas cidades pequenas talvez seja diferente. Vai ver o povo daqui é pobre mesmo, rsrsrs.

    Notei isso desde que me mudei pra cá, lá se vão 16 anos. Aqui onde moro, os antilhanos e marroquinos é que tem mania de carro bacana, etc. Os holandeses são muito mais na deles, e preferem gastar o dinheiro em viagens!!!

    ResponderExcluir
  13. E por falar em síndrome de status e emergentes, é uma coisa que sempre odiei no Brasil.

    Vejo turistas aqui na Holanda com dinheiro e sem nenhuma cultura e tenho até vergonha de ser brasileira nessas horas.E antes que me xinguem: eu sei que isso ocorre com outras nacionalidades também!

    Mas aqui na Holanda geralmente dinheiro vem acompanhado de bons estudos e cultura geral. Emergente é coisa de Brasil mesmo...

    ResponderExcluir
  14. Que isso? Aqui no Brasil não existe essa síndrome de status, não... para ser uma síndrome, a doença tem que ser uma exceção à normalidade, e por aqui esfregar status (tendo ou não) na cara dos outros é natural, é regra... doente aqui sou eu, que tenho a "síndrome do otário que respeita os outros"... :p

    ResponderExcluir
  15. Ingrid (eusoqueriadizer), vc resumiu perfeitamente tudo o que eu queria dizer: é falta de educação social. dinheiro não compra isso.

    bjs, gente!

    p.s. vcs estao lembrados de que deixei de comentar os comentários individualmente para poupar um pouco o braço, né? um paleativo, pq eu nao paro de escrever de jeito nenhum mesmo... ai ai.

    ResponderExcluir
  16. Os alemãos teriam alergia à um grupinho americano sentado perto deles...Estão sempre falando seus celulares, dos seus carros, dos seus eletrônicos, das suas viagens.

    As mulheres falam as roupas, do diamante que fez o marido comprar, do restaurante que fez ele levar ela pra jantar,de tudo que ela fez ele comprar pra ele, como se isso fosse, de alguma forma, amor.


    Eu e meu esposo temos um amigo em comum que ele é muito bem de vida, mas às vezes ele fala tanto do que tem, como se fosse algo tão banal, que parece que se não fosse o materialismo, ele não seria ninguém...

    Aqui o povo deve os cabelos da cabeça, but put on a show.Uma amiga comprou um carro azul anil(ui!!!) e as outras amigas tb, só pq estava na moda...Huh..I'll pass..yeah, thanks!

    ResponderExcluir
  17. Mas eu tambem sei de gente que come Wurst e arrota caviar. Gente que vive do social e gosta de so consumir coisa de marca, pra mostrar o que não é. Gente desse tipo ou daquele tem em tudo quanto é lugar. Tem uma brasileira vizinha minha, casada com alemão, que eu tenho desespero de conversar com ela, porque ela diz que pobre ela so conhece os que limpam a privada dela e ela veio me dizer que eu moro numa gaiola. Isso porque ela anda com roupas furadas e sem botão, não se enxerga mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Eve, adorei esse post.
    Quisera que essa fosse cultura por aqui tbm...
    Afinal, dinheiro é bom para ter conforto, mas jamais deveria ser objeto para humilhação do próximo menos favorecido.
    Mas Alemanha é outro nível, né?!
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Nossa, aqui no Brasil tem epidemia dessa síndrome!

    As pessoas tem necessidade de mostrar pros outros o que tem e quanto gastaram.. coitadas...

    Adorei a propaganda, até falei pro marido :)

    Bjos querida e cuida do braço hein...

    ResponderExcluir
  20. Olá Eve!

    Legal seu post. Pior que no Brasil é bem isso mesmo, as pessoas valorizam e muito o rotulo de "grandes" de maior poder aquisitivo, mesmo que seja apenas aparencia. Parabéns pelo blog!

    Ótimo fim de semana, de sol espero!

    Abraço,

    Thiago

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P