segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O centavo

Sabe aquela pessoa calejada, que já está acostumada a olhar liquidação de 0,99 com outros olhos? Que você chega na loja e olha aquela peça maravilhosa e diz: "Nossa! Só 14,99!?" Eu digo: "Nossa! Só 15,00!?"

Por que eles fazem isso, minha gente? Só porque o primeiro número que o seu cérebro registra é o 14. Então, você calcula um pouco abaixo do preço real. Mas, oi? Eu estudei Marketing, tá? Eu sei os truques. Então, não vem querendo me enrolar, que eu não sou barbante (Ui, me senti a Gisley agora.).

Só que tudo na vida tem um porém. Eu me mudei pra Alemanha e a pagadora de mico mór sou eu, né?

Estou eu, linda, loira e serelepe (oi?) na floricultura, escolhendo alguma coisa para colorir o ambiente do meu "home sweet home" nesse tempo cinza de novembro (argh!) e escolho um ramo de flores esquisitas que já esqueci o nome: 2,99. (A pessoa quer colorir a casa e escolhe flores esquisitas que ela já esqueceu o nome. Ok, deixa esse detalhe pra lá.) Vou lá no balcão e coloco 3 euros em cima como pagamento. Espero a moçoila embrulhar as flores no papel, pego meu pacote e vou embora. Só faço virar as costas e a moçoila grita:
- Seu dinheiro!

Oi? Será que eu dei a mais?

Não, minha gente, ela estava me devolvendo 0,01 (um centavo, pra quem não entendeu). Ela estava me devolvendo "meu dinheiro". Eu voltei para pegar "o dinheiro", porque sou menina educada e fiquei me perguntando onde é que, no Brasil, um centavo é dinheiro?

Por que, né? Vida de brasileiro é arredondar! Isso quando não dão o troco de bala. =P

20 comentários:

  1. E foi assim que outro dia eu descobri que o atendente do finado Subway que já fechou perto do trabalho era brasileiro. Perguntei quanto custava do sanduíche do dia e ele disse "2,50" ao invés de "2,49".
    - Brasileiro, ne?, perguntei
    - Sou. como você sabe?
    - Só brasileiro arredonda o centavo.

    ResponderExcluir
  2. Troco de bala nããããããão!!

    Cara, eu odiava, ODIAVA isso.
    Uma vez inclusive tiazinha do mercado mandou um "posso te devolver 7 centavos (SETE!) em bala?"
    E eu "não". "mas eu não tenho troco" "pega com sua gerente de caixa, eu quero meus sete centavos" "mas vai demorar muito, agora são seis da tarde" "então a gente faz assim, minha conta deu 6,53, eu te pago 6,50 e fica tudo certo?" "aaah mais ai não dá" "aaaah então eu vou pagar com cartão querida, que daí da minha conta só sai o que eu REALMENTE tenho que pagar".
    O problema pra mim não é nem o arredondamento, é o fato do arredondamento sempre ser pra cima!! Que raiva disso. No Brasil acabo pagando até 1 real e pouco no cartão. Aqui é só em dinheiro e eu não fico com medo de dar uma nota de 50 pra pagar uma compra de 5 euros e quebradinhos, porque eu sei que sempre receberei o troco que é meu.

    É. Europa. Desabafei, Uf! =)

    ResponderExcluir
  3. Já escrevi tanto sobre isso lea no blog! hahaha
    Mas me acostumei, hoje junto- roubo do rosinha- tudo e depois troco na coins machine! hahaha

    ResponderExcluir
  4. interesante essa diferenca ne! interessante quando vamos na padaria e todos os paes custam algo como 0,27, 0,34, 0,41... eu arredondaria tudo :) e essas moedinhas de 1 e 2 centavos eu detesto! rsrs

    ResponderExcluir
  5. Faz como eu fazia com as balas...junta tudo num saquinho e um dia chega num lugar, com seu saquinho de 1 centavos, e paga tudinho em moedinha....

    :-)

    ResponderExcluir
  6. Olá Eve, faz tanto tempo que não vejo uma moedinha de um centavo por aqui que nem me lembro mais da carinha dela. Nem os cofrinhos sabem quem são elas, mas nos preços o um centavo faz a diferença, é como vc disse o cérebro assimila os números quebrados e deixa a falsa impressão de ser mais barato que os números redondos, mesmo que seja apenas um centavinho a menos.
    Beijos minha querida.

    ResponderExcluir
  7. Pois deixa eu te contar que o meu "porquinho" (é ainda guardo moedinhas no porquinho) estava lotado e eu achando que tinha um dinheirão. Abri o bichinho e só achei 60 dólares. Tudo de moedinha de um centavo dos trocos que eles fazem questão de devolver. Agora eu digo em todo lugar quando recebo troco: "You can keep it". Só pra não levar um centavo pra casa. hehehehhe

    ResponderExcluir
  8. aqui em casa juntamos as moedas pequenas num potinho e sempre carrego comigo algumas no mercado. ja as moedas de 2 e 1 euro nós colocamos num cofrinho, alias foi graças a essas economias que compramos nossa veiagem para berlim em janeiro rsrs. beijos

    ResponderExcluir
  9. Pois é né! rsrs
    E não é só um centavo que não é dinheiro, cinco também, isso quando é você que tem que receber o troco, porque se for na sua hora de pagar não leva mesmo faltando cinquinho rsrs...
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Hehehehe... Eita jeitinho brasileiro né???
    Até nisso a gente perde!
    Imagina se somarmos todos os centavinhos q não pegamos de troco, o montante q ia dar...

    Bjusss

    ResponderExcluir
  11. odeio dubai pq nunca os taxistas te dao troco
    eh a gorjeta que vc num quer dar eles fingem que num veem e ficam la com cara de trouxa esperando vc sair do carro e nada dos 2,0 ou 3,0, ou 1,50 ou qq quantia que seka abaixo disso nuncaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    odeio esses indianos aff povo nojento! falta de educação e ladrão! folgados

    todo dia eh a mesma bosta, nunca dao troco

    ResponderExcluir
  12. Quando eu fui morar no Rio,eu tinha 11 anos,ai vi minha mae comprando no mercadoe a vendedora disse:
    -Posso ficar devendo 1 centavo?
    Minha mae respondeu que sim.
    Logo em seguida,saimos e eu virei para minha mae e perguntei:

    -Entao amanha agente volta para pegar o dinheiro?

    que ingenua!!
    hehehe

    ResponderExcluir
  13. Com o tempo a gente passa a esperar o troco, não deixa de arredondar nunca, mas não perde o troco.

    TEnho um potinho só pra os centavos, depois que em dois meses de apanha aqui, apanha ali, olha! um centavinho no chão...Contabilizou $15,00 nunca mais deixei de esperar o troco e meter no bolso as desprezadas na rua.
    Bj

    ResponderExcluir
  14. Pior que aqui no Brasil é assim mesmo:ou não te dão nada de troco ou te empurram aquelas balas pavorosas!!!
    Fiquei curiosa com o nome das flores!Depois posta!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Eu sou do time que junta no porquinho (meu cofre) e depois troco no banco e vira Taschengeld pra baixinha. Olha que 'da é dinheiro em moedinha de 1 e 2 centavos!

    ResponderExcluir
  16. Eu qdo olho preços com o ,99 no final nunca penso no primeiro número, eu tb arredondo para mais!

    Hehe, tb estranhei devolverem um centavo aqui na Noruega. No Brasil acontecia mto isso de ficarem devendo 1, 2 e até 3 centavos. Mas tb acontecia da moça não ter o troco e então me cobrar sem os centavos. Dei sorte?

    ResponderExcluir
  17. Eu também. Tudo o que eu puder eu pago no cartão, assim não fico dando meus centavos para ninguém.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  18. Oi Eve!
    Sabe que eu desanimei com as lojas de 1,99.
    Vc vai e não encontra nada naquele preço tudo (muito) mais caro.. eles só usam o nome, porque os preços estão super valorizados..

    Eu sempre gostei de moedas, meu marido não gosta daí fica tudo comigo e quando vamos pagar o estacionamento ele lembra das benditas hehehe
    Sem falar que sempre quando pago com trocados os caixas agradecem.. parece que estou salvando o dia hehehehe

    Mas o 0,01 acho que nem existe mais no Brasil, ele se transforou em bala :)

    bjos

    ResponderExcluir
  19. Oi Eve!
    Estavamos aí em berlim no dia da maratona voltando de Praga e quando fomos pegar os táxis (porque eramos 7 e lógico que precisaríamos de 2 carros) o taxista começou a falar bravo comigo em alemão e eu sem entender nada chamei meu filho que estava falando com o outro taxista.
    Ele ouviu o que o homem furioso falava e virou-se rindo prá mim:
    -Mãe vc não vai acreditar mas ele está dizendo prá vc esperar um pouco mais porque com o fim da maratona está com muito transito e a corida vai sair mais cara e que se vc reclamar ele vai ficar muito bravo!
    Eu perguntei quanto mais caro e ele disse que 2 euros ! Dois!!
    Lógico que pegamos os carros assim mesmo e quando chegamos em casa eu fui "arredondar" e dar $1,50 de troco e o homem ficou ainda mais bravo e disse:
    Nein!!! E mais um monte de coisas que eu não entendi e me deu as moedas todas!
    É por estas e outras que eu ADORO a alemanha!

    ResponderExcluir
  20. Hahahaha, é mesmo Eve, no BR ninguém devolve seus 1 centavo, e se vc pedir, vc é taxado de Tio Patinhas...

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P