segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Então, é isso...

(texto grande, sinta-se a vontade em não prosseguir)

Sempre alguns dias antes do aniversário costumamos parar para algumas reflexões. É mais ou menos como aquelas que fazemos no final do ano para pensar nas promessas para o próximo. E daí que meu aniversário é quase no final do ano (oi? faltam 6 semanas, viu?) e já aproveito e junto tudo.

Não consigo dizer ainda, depois de 10 meses na Alemanha, se eu me tornei uma pessoa melhor ou pior, se eu sou assim ou assado agora. Eu sei que mudanças aconteceram, porque acontece com todo mundo. Se eu estivesse no Brasil, tenham certeza que eu não passaria 10 meses parada, estaria em movimento, estaria em mudança. Aqui, elas só aconteceram diferente, num ritmo diferente e para objetivos diferentes.

Estou fazendo 29 anos. Nem parece, não me sinto com 29. Talvez, 24, sei lá. Quem me conhece, pode dizer o mesmo. Eu não tenho uma voz madura, eu dou risada de tudo e de todos, eu sou transparente demais, (tirando as marcas de expressão que surgiram na minha cara depois desse tratamento, diria até que tenho cara de menina, as espinhas ajudavam nessa parte. hehehe), sou espontânea e, muitas vezes, impulsiva, me comporto socialmente como uma adolescente espoleta/baiana, entre outras coisas. Mas, sempre fui emocionalmente mais velha. A diferença é que hoje entendo que nem todo mundo é assim e cada um reaje à sua maneira a certos problemas na vida. Só me falta paciência... =P

Eu me sinto outra. Eu vejo a chegada dos 30 anos com outros olhos. Eu não tenho medo da idade, nem dos muitos cabelos brancos que já tenho. Só que eu também sei que ainda tenho muito chão pela frente. Ainda tenho muitos demônios para exorcizar e muitos obstáculos para ultrapassar. Estou disposta a isso.

As coisas irão acontecer, como estão e continuam acontecendo. Só preciso saber o que quero. E, na minha vida inteira, sempre soube o que queria e conquistei. Tenho tudo o que quero e preciso nesse momento. O que me falta, o que quero consquistar, ainda irá chegar. Estou traçando o meu caminho. Se mais longo, mais curto, mais leve ou mais truculento que outros, não importa. É o meu caminho.

Em 21 de janeiro de 2010 recomecei a minha vida. Voltei à alfabetização, me senti muitas vezes enfeite de festa, me frustrei, cai e levantei, morri de raiva de mim, chorei, sorri, vibrei, torci por mim... Não cheguei muito longe, eu sei. Eu poderia ter conseguido mais? Poderia. Mas, será que eu teria desfrutado como eu desfrutei? Será que ter me dado um tempo para viver, para recomeçar a vida não foi um ponto positivo?

Muitas vezes, precisei que alguém me dissesse que estou indo bem. Uma das coisas que perdi ao chegar no país, foi a segurança. Eu me senti insegura. Perdida. Às vezes, duvidava das minhas capacidades. Mas, esses dias, concluindo meu currículo, reavaliando meu passado, eu percebi de novo o que eu já sabia: eu já fiz muitas coisas e eu já consquistei muitas outras também. Só falta que o resto do mundo saiba. Ou não. Basta que eu saiba e não me deixe abalar pelas incertezas dessa vida nova. Afinal, é tudo uma questão de perspectiva. Hoje, estou assim. Amanhã, olharei pra trás e pensarei: "olha só o quanto eu caminhei."

Depois desses 10 meses, estou perdendo amigos que ficaram no Brasil e estou ganhando outros por aqui. Sem desmerecer o benefício das antigas amizades, são essas novas que me mostram quem eu sou hoje - ou quem estou me tornando. Obrigada!

Eu agradeço todo dia. To-do di-a! Em qualquer momento, quando eu recebo algo, quando alguma coisa boa acontece, eu agradeço. Acho que por isso não me falta quase nada. E o que me falta, depende de mim e de mais ninguém conseguir.

Eu tenho um marido maravilhoso que me ama quase incondionalmente. Juntos, construímos um lar. Eu vi os dias passarem e as coisas acontecerem para nós, tudo se encaixando direitinho. Eu tenho amigos. Eu aprendi a reagir mais rápido. Eu descobri valores que antes não conhecia. Eu me tornei menos ansiosa. Eu passei a respeitar meu tempo. Eu nunca pensei em desistir. Eu aprendi a conquistar todo dia e cada vez mais o meu marido, o meu anjo, o meu tudo (você é meu tudo). Eu reconheço. Eu me deixei surpreender. Eu me surpreendi comigo mesma. Eu faço a minha hora. Eu descubro e me redescrubo sempre. Eu agradeço. Eu tenho. Eu tive. Eu terei. E, ainda mais importante, eu serei.

Hoje, dia 22/11, meu primeiro aniversário na Alemanha. Parabéns para mim!


P.S.: Eu não posso esquecer do meu manifesto!

36 comentários:

  1. lindo texto... e mais bonito ainda e o amor que transborda de voce. amor por voce mesma, amor pelo se caminho e a garra que vc tem de "catar" seu destino a unha.

    :-)

    va em frente que o caminho e sempre lindo!!!

    ResponderExcluir
  2. pxiu!
    Feliz...
    Muita...
    Todos...
    Hoje... amanhã... e todos os dias...

    beijukka :D

    ResponderExcluir
  3. Oi Eve,
    Lendo o seu texto, eu estava pensando o quanto a criação do blog foi significativo para mim. A partir disso, comecei a conhecer novas pessoas com suas perspectivas e histórias de vida.

    Ah, e como eu gosto de acompanhar as histórias de vida. Vejo o bom humor como você enfrenta as situações da vida: o seu amor, as curiosidades da Alemanha, a sua rotina, o curso, o exame de alemão, a entrevista e o trabalho na ONG.

    Daqui eu vou lendo, aguardando os novos capítulos e torcendo por ti, que mostrou muitas vezes o quanto é uma pessoa digna, de boa índole, esforçada e que faz por merecer as suas conquistas.

    Torço para que você conquiste ainda muito mais!
    Meus parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Eve, que desabafo, hein?!
    Bom se redescobrir, parabéns pelas conquistas e não há dúvida que mtas ainda virão.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Sintá-se abraçada e beijada, virtualmente e quem sabe num futuro pessoalmente poderemos trocar esse carinho, eu acredito!

    Rosa

    ResponderExcluir
  6. Eve, que texto fabuloso! Como já dizia Lulu Santos:
    "Nada do que foi será
    De novo do jeito que já foi um dia
    Tudo passa
    Tudo sempre passará
    A vida vem em ondas
    Como um mar
    Num indo e vindo infinito
    Tudo que se vê não é
    Igual ao que a gente
    Viu há um segundo
    Tudo muda o tempo todo
    No mundo..."

    Não poderia ser diferente com você. Tenho certeza que você está mudando para melhor. Como dizia Paulo Freire "Somos seres inacabados."

    ResponderExcluir
  7. oi Eve
    Com Deus ao seu lado e um novo por vir que a vida lhe seja um etreno sorrir, Feliz Aniversário !!! e que Deus conceda os desejos do seu coracao... muito bom lê seu blog e vê que eu naum sou a única viver tantas mudancas, tantas novidades, tantas ansiedades, tantas duvidas em um pais diferente... sorte, suceso e saúde... e vida que segue...

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. VERBO SER

    Que vai ser quando crescer?
    Vivem perguntando em redor. Que é ser?
    É ter um corpo, um jeito, um nome?
    Tenho os três. E sou?
    Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito?
    Ou a gente só principia a ser quando cresce?
    É terrível, ser? Dói? É bom? É triste?
    Ser; pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas?
    Repito: Ser, Ser, Ser. Er. R.
    Que vou ser quando crescer?
    Sou obrigado a? Posso escolher?
    Não dá para entender. Não vou ser.
    Vou crescer assim mesmo.
    Sem ser Esquecer.

    Carlos Drummond de Andrade


    Para mim voce fez diferenca Eve e acredito que para muitas outras. Muito obrigada, mais uma vez, por ter me mostrado que muitos dos anceios, medos, inseguranca eram nao so por mim sentidos, me fazendo otimista, RINDO DE MIM COMIGO. (Não, vc não é Jesus :D)

    Desejos sinceros de felicidades

    Viva a Eve, vivaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Eve! Aproveita ainda teu último ano de 20 e tantos... Depois dos 30 a coisa muda de figura...hohohohoho... e vc até começa a temer a idade SIM! (até pq o seu corpo muda, para pior, claaaro, e voltar ao que era antes é bastante mais difícil...hehehe)!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Eve! Desejo muitas felicidades, muita paz e muito sucesso na sua nova caminhada!
    Eu já fiz 29 e já sinto o peso dos 30, hahaha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Parabens e felicidades!
    que está sua nova idade e etapa te traga muitas coisas boas.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Eve,
    Parabéns por mais esse ano de vida!
    Que tudo que vc planeja e está trabalhando pra ser,aconteça!Que todos os seus sonhos se concretizem!
    Que esse medo dos 30 passe(vc vai descovrir que é uma idade maravilhosa!Vou fazer 36 dentro de poucos dias tb!)pra vc curtir cada vez mais a sua vida!
    E que seu casamento seja pra sempre!É maravilhosso encontrar alguém que nos complementa,que agrega!E pelo visto vc encontrou essa pessoa!
    Vou te contar um segredo:me sinto tão íntima de vc que por vezes comento com pessoas próximas:
    'É que tenho UMA AMIGA que está na ALEMANHA...'
    Sentiu o drama,fofa?
    hahahahaha!
    Felicidades pra ti,linda!Tudo de bom e muita saúde,pq do resto vc corre atrás!E muito!!!
    Beijo!beijo!beijo!

    ResponderExcluir
  14. Feliz aniversario!!! Continue firme e forte! :)

    ResponderExcluir
  15. Parabens para voce, e nao simplesmente pelo aniversario, mas pelas suas vitorias e pela sua coragem de enfrentar uma vida nova e incerta em outro país e em outra cultura... mesmo sendo nós brasileiros bem adaptaveis ainda sim muitos sofrem problemas com o clima a ligua a comida e a cultura mais reservada... já vi muitas pessoas que ganham a vida aqui e tem ótima oportunidade de vida ficar reclamando (e as vezes até mesmo eu me pego reclamando) mas gosto de me lembrar do primeiro texto do seu blog que eu lí... ninguem me pediu pra vir para cá... eu que quis e eu que decidi, agora é meu dever parar de reclamar e fazer com que minha vida aqui seja a melhor possivel... tudo depende de mim e de como vou encarar a minha vida aqui... e aqui tenho tido um novo recomeco e descoberto mais de mim mesmo!

    ResponderExcluir
  16. Legal, Eve. Tenha calma, tudo vem no próprio tempo e deixe-se surpreender sempre. Isso é bom demais.
    Parabéns!
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Parabén, Eve! Sabe, lendo o seu texto vi que voce já recebeu o melhor dos presentes qeu poderia desejar. Voce está plena, feliz, madura. A maioria das pessoas passa a vida inteira e nao consegue enxergar o que vc enxergou em tao pouco tempo de vida; isso é uma dádiva! Meu desejo para esse novo ano da sua vida é que vc continue seguindo esse caminho de auto-conhecimento e conquistas. Que voce continue aprendendo com as pequenas e grandes coisas; que voce continue acreditando sempre; que o amor continue transbordando de voce e sobre voce; e que voce continue dividindo conosco todas as boas coisas que a vida te conceder. Que Deus conceda todos os desejos do seu coracao hoje e sempre e que Ele te abencoe com bencaos sem medida.
    Um grande beijo
    Liza

    ResponderExcluir
  18. parabéns Eve, hj é o aniversario da minha mae tb daqui a pouco vou ligar para ela e é o primeiro aniversario dela que eu to aqui. Tb passei por um monte de coisas nesses 10 meses, com a insegurança, mas cada passo conquistado, por menor que fosse, foi celebrado. te desejo tudo de bom e que vc ainda tenha muitas coisas para comemorar. bjo

    ResponderExcluir
  19. É isso aí, garota! Parabéns pelo belo texto. Como diria Guimarães Rosa, 'felicidade se dá mesmo é nas horinhas de descuido...'
    Bjk
    Mônica
    @madamemon

    ResponderExcluir
  20. feliz niver Eveeeeeeeeee =D
    gosto mto do seu blog e do jeito que vc escreve
    aproveite o seu diaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  21. Já mandei meus desejos, mas mais uma vez: FELIZ ANIVERSÁRIO!!

    Aproveita bastantão! Ai.... meus 29 anos!! A vida era bem mais simples! rs

    Mil beijossss

    ResponderExcluir
  22. Voltei a net no dia certo!! Parabéns!!! Parabéns mesmo!! Parabéns pela sua mentalidade, pela sua determinação, pela inteligência que cultivas e por ter decidido seguir em frente e ser feliz. Adorei seu texto do manifesto. Adorei!!! Eve, nunca te vi, mas sempre vejo um pouco de mim nos seus pensamentos. Talvez por isso, goste tanto desse cantinho.
    Feliz aniversário!! Que Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
  23. uhuhu! Que texto prima! Como assim podia ter conseguido mais? Vc ta acontecendo super rapido ai. Parabens pela nova vida.Sucesso sempre.

    Bjos

    ResponderExcluir
  24. Eeeeeeeeeeee Dona Eve!

    Felicidades mil!!!!!!

    Seu primeiro aniversário de mtos na alamenha com seu maridão e com sua nova e feliz vida!!!

    Como é parabéns pra vc em alemão? rs

    Bjusss

    ResponderExcluir
  25. Parabéns para você!!!! Muitas felicidades. O texto é realmente lindo, senti que vc colocou a alma aí e realmente refletiu sobre a vida e como se sente. Acho que é bom as vezes termos essa reflexão reconhecermos quem estamos nos tornando a cada ano e sim as amizades influenciam muito.

    E que venham muitos anos para serem comemorados na sua vida querida Eve!

    ResponderExcluir
  26. Oi Eve!
    Lindo texto, lindas considerações.. sabe que tb costumo fazer um "balanço" no meu aniversário..
    Quero te desejar um feliz aniversário e que tu continues realizando teus sonhos.. fracassos existem, só não podemos nos abater, temos que levantar a cabeça e seguir em frente..
    E vc é uma vitoriosa.. tantos objetivos alcançados..tenho certeza que muitos outros virão...
    21 de janeiro é?! Dia muito especial.. é meu aniversário heheheh

    Parabéns querida que tu continues sempre com essa alegria que nos contagia

    bjos

    ResponderExcluir
  27. Ai guria que máximo essa tua reflexão!!!

    Muitas felicidades pra ti! Que Deus ilumine sempre os teus passos! Que o amor existente entre tu e teu marido, somente aumente cada vez mais e que tua vida na Alemanha seja que nem o titulo do teu blog, por mais dificil que as coisas pareçam, sempre dê risada, porque o bom humor espanta todos os males!

    Quero aprender também a ser menos ansiosa, heheheeh!

    beijos!!

    ResponderExcluir
  28. Oi, Eve, tô passando aqui pra te dar os parabéns e desejar muitas alegrias nessa vida! Aí em Berlim seu aniversário acabou de passar, mas como ainda estou no Brasil, três horas antes, ainda tá em tempo!!! hehehe
    Um beijo e um forte abraço!

    ResponderExcluir
  29. Inaie, muito obrigada. Obrigada tb pela sua sensibilidade em ver nas linhas e entrelinhas. ;)

    Jux, fofa, muito obrigada!

    Ronda, obrigada pela torcida! Espero nunca decepcionar. rs

    Elaine, obrigada! espero que sejam muitas conquistas mesmo.

    Rosa, senti seu abraço. Obrigada! Tb acredito.

    Angela, obrigada, pelas palavras, pela música e pela frase de Paulo Freire.

    Mike, obrigada. Nunca estamos sozinhas no mundo.

    Suely, que texto lindo, não conhecia. Me fez mas feliz nesse dia, tenha certeza. Tao bom sentir que faço a diferença na vida das pessoas. Obrigada!

    Glenda, ai menina, nao fala assim. Nunca mais vou querer fazer aniversário. hahahahhaha Obrigada!

    Line, vc tb? rsrsrs Obrigada!

    Ingrid, obrigada!

    Afrodite, obrigada! Sei como é essa "intimidade", tb faço isso de vez em qdo. rsrs

    Mel, obrigada!

    Ma, obrigada!

    Anônimo (Ivan?), muito obrigada! E viva o recomeço!

    Yas, obrgada! Surpreender-se é bom demais, hein?

    Liza, que palavras fofas, aqueceram meu coração, com certeza. Muito obrigada!

    Thais, e aí, como foi com a sua màe? Obrigada!!

    Mônica, obrigada, adorei a frase. Ai, os descuidos... rs

    Carol, obrigada. Eu aproveitei!!

    Dona Flor, obrigada! E mais uma vez, obrigada pelo presente!

    Karol, obrigada por suas palavras! O texto é bom, né? Tava inspirada! Somos todas guerreiras.

    Simone, obrigada!

    Ana, rápido? Mesmo? Obrigada! ;)

    Ingrid (eusoqueriadizer), Obrigada. Parabéns pra vc em alemão é Herzlichen Glükwunsch zum Geburtstag! (e mesmo assim, ainda acho que escrevi errado! hehehe)

    Deby, a reflexào sempre vale a pena, qdo a gente descobre as amizades que criamos... ;) Obrigada!

    Karine, muito obrigada! 21/01 é aniversário do meu irmão tb.

    Rê, muito obrigada! a ansiedade é uma coisa, né? rsrs

    Rafael, olá Sr. da Jane, obrigada. Já passou, mas o que vale é o carinho, sempre! ;)

    ResponderExcluir
  30. Ainda chego a tempo de dar os meus mais sinceros parabéns por este ano em terras distantes.
    que sejas sempre feliz pois merecem és integra sincera e acima de tudo levas sempre com sorriso na cara as agruras da vida. assim é que é.
    parabéns atrasados mas sentidos
    kis :=)

    ResponderExcluir
  31. Parabéns mais que atrasado!!! Mas o que vale é a intenção kkkkk!!!
    Felicidades!
    bjo!

    ResponderExcluir
  32. Parabéns! Feliz aniversário! Muita paz pra vc!

    ResponderExcluir
  33. Eve cheguei atrasada, porque a semana é tao corrido que nao entro no blog, entao parabéns, muita saúde, e felicidades.
    Quando mudamos para outro país, nos deparamos com tantas coisas que nunca imaginos que iriamos passar, mas por fim quando a situaçao passa, a gente vê que não foi tão ruim assim... e com sua persistência e objetividade você vai longe. bjuss

    ResponderExcluir
  34. Avogi, Grazi, Carlos, Dani, muito obrigada! Mesmo atrasado, qualquer desejo de felicidade vale. ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P