quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Da natureza alemã - Parte 01

Abre parêntesis. Eu ainda fico admirada com certos comportamentos dos alemães. Não sei se é por conta de todo mito em volta deles, o "pré-conceito" que temos, aquela imagem fechada que poucos se abrem para enxergar diferente. Cada vez mais, eles me surpreendem. Ou sou eu que me deixo surpreender. Claro, muitas vezes a surpresa é positiva, outras, negativa. Fecha parêntesis.

Estou no médico, de novo, e dessa vez sozinha, sozinha (Ebaaaaa!), esperando ser chamada, quando acontece uma cena peculiar na fila para fazer a marcação.

Algumas pessoas chegaram ao mesmo tempo e formaram uma fila de 5 ou 6 pessoas, maioria mulheres. Nevou ontem em Berlin (NE-VOU ontem em Berlin), e o pessoal estava com aqueles casacos pesados. Ao lado da fila, um cabide para pendurá-los. Digamos que a quinta mulher da fila, antes da última, resolveu tirar os quilos de casacos e colocar no cabide. A mulher que estava atrás, a última, resolveu não esperar e passou à frente da mulher do casaco.

Uma coisa que alemão adora fazer é reclamar (e pode fazer isso muito "bem". Medo, viu?). Principalmente, quando ele acha/sabe que está no direito.

Segue-se o seguinte diálogo:

- A senhora estava atrás de mim. - disse a mulher que tirou o casaco.
- Sim, mas a senhora saiu da fila para tirar o casaco.
- Eu não saí da fila, eu continuei.
- Mas, atrasou. Por isso, estou na frente agora.

E vocês pensam que parou por aí? As duas ficaram lado a lado na porta, numa competição pra ver quem corria primeiro para a atendente. Uma cena ridícula que durou segundos, até que a mulher que tirou o casaco resolveu não criar uma situação ainda pior. Mas, ficou olhando a mulher com aquela cara que a gente já conhece:

Gente, 08 horas da manhã e o povo já criando clima e amargando a vida dos outros? Por causa de UM lugar, dois minutos de vida e um atendimento "The Flash"? Choquei!

P.S. Nevou ontem, hoje céu azul e sol. Viu que eu disse?

21 comentários:

  1. Menina mas eu que não sou "alemoa" pegando neve em novembro também aprenderia a reclamar rapidinho, de tudo, alias, já estou aprendendo, a sorte é que estou acordando as 6 da matina para ir para o SPPINNING!!! acredita? tá orgulhosa? pois é, aconselho p[ara curar o mau humor e o frio porque aqui na Irlanda falta bem pouco pra começar a nevar...MEDO

    ResponderExcluir
  2. Eve,
    Eu fico imaginando essas duas senhoras aqui,na fila do UPA(Unidade de Pronto Atendimento,que fica assim ó,de gente...)!
    Hahahahaha...
    Não esquece de dizer como anda o braço,ok?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Afrodite, o braço está mais ou menos, acho q terei que ir para a 2a. opçao de tratamento: injeçao de cortisona no local. O_o
    Obrigada por perguntar.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkk aqui em milão do jeito que o povo é mau humorado era capaz das duas começarem a gritar. Eu acho que acabava cedendo tb, prefiro ficar longe de gente encrenqueira. Aqui ta prevista a neve esse fim de semana e embora o sol esteja no CEu, ta tão geladooooo. beijos

    ResponderExcluir
  5. Ih, essas coisas não rolam aqui pela Noruega não, o povo é bem gentil, saiu da fila tem lugar de volta, ainda bem. Barraquinho logo cedo por causa de um lugar numa fila é demais.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. se é aqui no Br bobeia ter barraco tb hahaha

    ResponderExcluir
  7. Heheh aqui na Noruega nem fila direito tem, dependendo de onde vc esteja, bobeou vem um e passa a sua frente. Mas ainda encontram-se pessoas educadas que cedem a vez ou respeitam o seu lugar na fila, qdo ela existe.

    ResponderExcluir
  8. Realmente... Acho que não faria caso, achei ridículo que a outra passou na frente né? Mas aí até o ponto de fazer uma cena no médico as 8h da manhã. Sabe de uma coisa Eve, a gente sempre colhe o que planta e dois minutos de espera a mais no médico não compensaria o stress de brigar com alguém por causa de uma grosseria.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Aí tem fila do idoso? Minha mãe morre de vergonha de entrar, tem mais de 65 (mas nada de cabelo branco- naturalmente) e o povo sempre faz a "cara de macaco" quando ela usa o direito dela.
    Li ai acima que você deve fazer uso de cortisona, espero que ajude e tenha resultados rápidos, o uso prolongado é uma droga. Talvez o frio também esteja colaborando com as dores.
    Melhoras, sim?Beijo

    ResponderExcluir
  10. Esses dias aconteceu uma coisa parecida, mas eu estava envolvida. Não eram nem 9 da manhã, vinha eu, linda e serelepe com a minha bicicleta e fui atravessar uma rua que estava em obras. Tinha um peão conduzindo a passagens dos pedestres e eu vinha com o bando, pedalando devagarinho... fui tomando o rumo da rua (q nao era o mesmo dos pedestres, claro, q seguiam para a calçada) e levei o maior esporro do cara! Tem que ir por aquiiiiiiiiiii, por aquiiiiiiiii...aos berros. Eu, no alto da minha classe, disse: calminha, ainda nem são as 9 da manhã! Vai começar bem o dia! Credo, tem gente de mal com a vida nesse mundo!

    ResponderExcluir
  11. sindrome de irritacao de inverno... bem comum nessa época do ano! (Ivan Ferreira)

    ResponderExcluir
  12. Ui! Céu azul depois de neve é um frio de respeito.
    Eve não choque, aprenda a reclamar também, claro que com mais charme, na verdade educação né?kkk

    Mas olha esse é um exercício de cidadania, não o barraco, mas pelo menos fazer notar que o outro se aproveitou de uma situação pra tirar vantagem própria.

    Custava perguntar a do casaco se poderia trocar de lugar com ela? Era tão rápido quanto passar na frente e ainda faria a outra perceber que prejudicava a ordem. Perdeu a razão de graça e ainda decepcionou a brasileira.

    A Lei de Gerson tá cada vez mais universalizada.
    Detesto!!! Brigo, brigo, brigo até morrer.

    ResponderExcluir
  13. Pra ver que tem gente em todo lugar do mundo a um passo de uma úlcera gástrica em último grau! :D
    Foi-se o tempo em que eu me perturbava pra valer com pessoas assim. A turma do jeitinho é dose, mas prefiro não me alterar. Na prática, a gente vê que exitem problemas e problemas. Lugar na fila a jato definitivamente não está na lista de problemas. Vai ver é por isso que brigaram, kkk...
    bjk
    Mônica
    @madamemon

    ResponderExcluir
  14. Eu vejo isso muito aqui no Brasil. Eu sou uma que cria caso viu, reclamona feito eu...

    Eu lembro de um caso engraçado, primeiro mes na Europa resolvi sair de Copenhagen e ir pra Berlin de eurolines. O motorista alemao, o onibus parou no meio da neve e do nada pro povo ir no banheiro (porque o banheiro estava quebrado, mas até ai eu nao entendi picas do aviso do motorista em alemao) e corri pro banheiro do ônibus, eu que nao ia sair na neve lá fora. E não é que ele foi lá na porta, bateu, bateu, xingou, exbravejou e eu achando que era alguem muito apertado querendo entrar. Gritava de vola pra esperar. Ele só faltou derrubar a porta. Quando eu sai, o onibus todo olhadando pra mim, eu morrendo de vergonha sem entender, até que um passageiro explicou. Ele passou a viagem toda olhando feio pra mim nas paradas. um absurdo.

    beijao

    ResponderExcluir
  15. Eu quebraria o maior pau! Tb sou mau humorada por natureza, mas algumas pessoas aqui realmente sao demais!

    É o que vc disse, algumas coisas que se fala sobre os alemaes de fato sao verdadeiras. Essa é uma delas.

    E eu... ODEIO filas hahaha

    ResponderExcluir
  16. Eve, vc voltou pro Brasil e eu não fiquei sabendo? Pq pela cena aí vc tava era num hospital público ak do Brasil! hehehehe

    Não, na verdade ak seria assim: A última iria passar na frente da outra qdo a outra se distraisse, aí eles começariam a discutir e uma ia começar a xingar a mãe da outra...

    Aí ia chegar um guardinha q ia apanhar das duas, e elas iam começar a falar q ele é um frouxo.

    No fim elas ficariam de mal do guardinha, reclamariam dele pro chefe da segurança, e voltariam aos seus lugares! hahahaha

    Bjusss

    ResponderExcluir
  17. Eu tb ando chatinha e brigona,sera que é por causa do frio?

    ResponderExcluir
  18. nao posso falar nada, nada, nadinha! sou expert em arrumar briga, confusao e rebulico em filas...

    Voto na mulher que foi pendurar o casaco. Que negocio e esse de "perder" o lugar? Queria que tivesse dado uma dor de barriga na outra e ela tivesse que ter ido ao banheiro, enquanto chegavam centenas de pacientes!

    ResponderExcluir
  19. Oi Eve,
    Chato isso heim. Perder o lugar na fila porque saiu para pendurar o casaco não é muito justo.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  20. Do jeito que eu ando ultimamente eu tbm criaria caso! rsrs esse povo aqui é muito folgado, se deixar eles fazem a festa!! e eu sou má tbm e to aprendendo a ficar pior aqui rs

    ResponderExcluir
  21. Amei a cara do macaco, fantástico!

    Ontem no restaurante o homem deu piti pq a garçonete levou ele e a esposa para a mesma mesma que o nosso garçom nos levou...

    Tem gente que faz tanto barulho por nada...é que nem cachorro.

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P