sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Potsdam ou Berlin?

Quando marido chegou na Alemanha, em janeiro, ele se registrou no endereço do irmão para poder receber as correspondências, ter um endereço para contratos, compras etc. O irmão mora em Potsdam, cidade a 25km de Berlin.

No mês seguinte, já tínhamos um apartamento em Berlin e mudamos o endereço para lá. Semanas depois, marido recebe uma correspondência da prefeitura de Potsdam querendo saber o motivo da mudança dele da cidade.

Entre outras perguntas, eles queriam saber o que a cidade não ofereceu para ele, o que ele não gostou e apresentaram algumas vantagens de se morar em Potsdam. Também tinha um questionário grande para ele responder, como uma pesquisa de qualidade, relacionamento com "clientes".

Na época, eu achei uma forma tão interessante da cidade entrar em contato com seus cidadãos, de tentar entender as migrações. Mas, mais ainda, querer saber o que a CIDADE não ofereceu para este cidadão em específico.

Eu nunca vi uma pesquisa de satisfação dessas. No máximo, um censo que acontece de 10 em 10 anos, onde você é só um número e mais nada.

6 comentários:

  1. Adorei isso! Beijos e bom dia!

    ResponderExcluir
  2. Aqui na brasilândia eles até poderiam fazer uma pesquisa dessas. Só duvide-o-dó que eles usariam os resultados pra fazer qualquer coisa, hehehe...
    bjk
    Mônica

    ResponderExcluir
  3. é mesmo, coisa boa né... a preocupação do cidadão ;;;

    ResponderExcluir
  4. por essas e por outras é que o pais anda para a frente enquanto nó portugueses e brasileiros andamos para trás. kis BFSemana

    ResponderExcluir
  5. Eu não deveria ter lido esse post, todo o treinamento que estou levando a sério, para me manter relativamente calma, no meu precesso de adaptação, foi pras cucuias...Em cinco parágrafos.
    Poxa, curiosidade mata...

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P