sábado, 14 de agosto de 2010

Como é ter uma Putzfrau na Alemanha

Calma, eu não falei palavrão. É que eu conheci uma mulher que tem faxineira, e aqui se chama Putzfrau. A casa da mulher é enorme e, claro, ela tem uma Putzfrau. Se não me engano, a faxineira é francesa.

Vocês sabem que alemão é meio certinho, ou certinho e meio, às vezes, né? Então...

Daí que estava lá, e a dona da casa me aparece com um formulário na mão. Eu fiquei de canto só olhando para saber o que era aquilo. Achei que fosse coisa do trabalho, quando o marido dela aparece e ela faz uma pergunta: "Quer que limpe seu escritório hoje?" e ele diz que sim.

Aí ela vai lá no formulário e marca na parte "Arbeitzimmer" (escritório) o verbo putzen (limpeza).

A ficha caiu.

A mulher estava com um checklist ocupando uma folha A4 inteira com letras pequenas, onde constavam todos os cômodos da casa, com todas as opções que vocês podem imaginar que se pode fazer em termos de limpeza e arrumação numa casa.

Eu fiquei de cara no chão. Ela não conversa com a mulher, vai lá, assinala um x no que ela quer que a mulher faça, pega a bolsa e vai embora pro trabalho. Simples assim.

Qualquer coisa, estava lá escrito o que tinha que ser feito. Volta pra casa e PUFF!, tudo feito e pago, claro. Porque não deve ser barato.

Eu sei que é feio o que eu vou dizer, mas, ó, quero uma dessas pra mim. A dona de casa, não a Putzfrau. Eu quero é uma assistente-secretária-auxiliar administrativa que organize a minha vida assim, ora bolas!

15 comentários:

  1. hahaha, adorei. Imagina se isso ia funcionar no Brasil? heinnnn

    ResponderExcluir
  2. ah, eve... isso é só uma versão avançada daquela lista de afazeres em folha de caderno e escrita com caneta bic que ficava na porta da geladeira!
    eu quero uma pra mim. uma putzfrau. e a boa é que aqui elas resolvem tudo em 2 ou 3 horas. no brasil elas precisam de um dia inteiro!

    ResponderExcluir
  3. Putz, Eve, é por essas e outras que eu me sinto um monstro aqui, às vezes … eu não só sou super apegada à Dn.Antonia (senhora que fazia faxina na minha casa desde os 12 anos até ano passado!), como nunca deixei de bater o maior papo com os porteiros do meu prédio, e outros funcionários do mesmo setor … jamais eu colocaria num papel os afazeres e sairia sem nem conversar … Hmm, espero que isso não "pegue" no Brasil, nem em lugar nenhum …

    ResponderExcluir
  4. Oi Eve
    eu tenho uma Putzfrau, mas não deixo nada escrito porque pela sorte geral da nação a minha é brasileiríssima (um verdadeiro achado). Mas já tive uma que era da Servia e não falava inglês, ou seja, nossa comunicação era na base da mímica e acabou que não deu certo mesmo.
    A primeira vez que me perguntaram se eu tinha uma Putzfrau eu quase levei um susto, bendito alemão.
    Quanto ao preço, eu pago 10 euros por hora. Ela tem visto porque trabalha como "au pair" (não sei se é assim que escreve) para uma familia australiana e como tem horários definidos nessa casa, ela complementa a renda fazendo faxina nas casas de outras pessoas.
    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  5. Putz!
    Eu ia me dar mal. Minha faxineira começou a trabalhar com a minha mãe quando veio ainda adolescente do norte de Minas. Hoje as filhas já estão na universidade e quase casando e ela está comigo! Imagina todos esses anos só na base do formulário??? :P
    bjk

    ResponderExcluir
  6. Pq os alemães fazem questão de ser tão exageradamente superiores aos seus subordinados?

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu quero a putz, tá bom! kkkkkkkkk Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Nem tô na Alemanhã mas bem que queria uma também. Não tenho tido o tempo que tinha antes pra conseguir dar conta de tudo. Mesmo em casa quase não saio do computador a não ser para ler. Tem dias que eu queria mesmo é uma babá pra cuidar de mim. Tipo, fazer minha comida, me lembrar (ou até me obrigar) a tomar banho, fazer unha, me cuidar um pouco, porque em algumas fases quando dou pela coisa o dia acabou, a semana acabou e só fiz trabalhar (fora as escapadas internéticas, afinal passo um tempão no computador mesmo).
    O sistema escrito, a lista, deve ser útil em caso de quem tem dificuldade para entender a língua, caso de boa parte dos imigrantes ilegais que ocupam essas funções. Porque assim eles podem inclusive ligar pra alguém e pedir ajuda pra entender o que tá escrito, algum colega que faz limpeza há mais tempo ou amigo que sabe mais a língua. Eles costumam ter vergonha de deixar a patroa perceber que não sabem nada ou que não estão entendendo a língua falada. Escrito também é mais fácil, assim coisas simples.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Eve!

    Aqui na Holanda se chama poetsvrouw, acho que se pronuncia quase da mesma forma.

    Aqui em casa tem uma que vem toda sexta e fica 4h apenas, porque é caro demais, rs. Eu sempre deixo bilhetinho pra ela da mesma forma que fazia com uma moça que foi minha ajudante durante 4 anos no Brasil!
    Como 4h nem de longe dá pra fazer tudo que tem que ser feito, eu sempre anoto as tarefas que ela deveria dar mais atenção, numa tentativa de fazer com que ela use o tempo de forma mais inteligente e eficaz, ou seja, fazer muito mais em 4h, rsrs. E ela também faz o dever de casa e sempre deixa anotado alguma coisa que eu tenho que comprar, ou algum material de limpeza que esteja acabando.
    É isso!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. OI Eve, eu também queria ter uma pra me ajudar, na verdade me viro nos trinta, emprego, estudo, casa., roupa, comida, mas no fim da tudo certo.. bjuss

    ResponderExcluir
  11. quem nao quer uma putzafrou? eu tb quero. kis :)

    ResponderExcluir
  12. Como eu não queria ter as 2 (a faxineira e a assitente super hiper mega organizada) aqui na Australia!
    PS: Adorei o nome em alemão. Será que o nosso Putz tem alguma coisa a ver?
    bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  13. Como eu não queria ter as 2 (a faxineira e a assitente super hiper mega organizada) aqui na Australia!
    PS: Adorei o nome em alemão. Será que o nosso Putz tem alguma coisa a ver?
    bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  14. Oi, cheguei ao seu blog a parti de um link do coletivando pensamentos. Também moro no exterior e fico feliz ao encontrar blogs como esse, onde podemos trocar idéias sobre como é morar fora do Brasil.
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P