sábado, 23 de outubro de 2010

Sobre a prova de certificado alemão - Parte 01

Então que eu fiz as provas.
Na quinta (dia 21), foi o teste oral. Eu tinha que conversar com uma colega de curso em três situações diferentes: sobre um livro/filme/show/viagem que tenhamos lido/visto/feito; ler um texto e discuti-lo fazendo um resumo e dando a nossa opinião; por fim, resolver um "problema" que, no nosso caso, foi um encontro de ex-colegas de classe. Não durou mais do que dez minutos.

Eu falei sobre um livro que eu li, ela sobre uma viagem que fez. A gente até já tinha ensaiado juntas... rs
Achava que o texto que iríamos ler seria mais difícil do que o que tivemos. A discussão era sobre ter ou não aulas de dança nas escolas de Berlin. O "problema" foi muito fácil de resolver, por isso mesmo coloquei entre aspas.

Mas....

Sempre tem que ter um mas. O celular da minha colega tocou TRÊS vezes durante a avaliação. Eu perdi a concentração e embolei algumas frases. Eu só não a matei depois, porque ela é coreana e pode saber alguma arte marcial, e a minha está congelada em algum tempo no passado (rsrs). E também porque ela pediu mil desculpas do jeito oriental, fazendo reverência e eu me senti uma pessoa importante. (Mentira! Eu é que sou besta mesmo.)

Na sexta (dia 22), foram os testes de leitura, gramática, audição e escrita. Sim, tudojuntomisturadoaomesmotempo. A parte de leitura não foi complicada. Na gramática, tínhamos dois exercícios, o primeiro foi relativamente fácil (relativo, porque eu já sei que errei uma) e o segundo foi difícil mesmo. Contudo, fiz todos os dois conscientes, não me deixei desesperar. Tivemos uma pausa entre essas duas partes e as duas seguintes: audição e escrita. E o que a professora faz? Sai da sala e deixa as provas com a gente. Seis mulheres com uma prova de escrita na mão. O que a gente fez? Lemos a prova e já discutimos entre nós o que deveríamos escrever. Nós tínhamos que fazer uma Bewerbungsbrief (uma carta de apresentação para uma empresa) em 30 minutos. Todo mundo conseguiu. Só que eu acho que cometi um erro usando um verbo errado, que, dependendo da interpretação de quem vai corrigir, pode me tirar pontos, já que pode demonstrar que eu não entendi direito as intenções da vaga, por exemplo. Na parte de audição, foi um colapso geral, já que teve criança chorando no corredor, gente abrindo a porta, povo tossindo, carro passando na rua... E a gente só pode ouvir UMA vez cada parte e num curto espaço de tempo.

Apesar de alguns percalços, eu saí da prova leve, com sensação de dever cumprido. Se vou tirar a nota que eu quero, não sei. Mas, como marido me lembrou, uma fase acabou e tem uma nova começando. Agora sim é hora de colocar a cara no mundo.

Levando em conta que a prova terminou dia 22/10 e eu cheguei no dia 21/01, posso dizer que foi uma gestação muito boa e tranquila, e agora preciso cuidar do bebê que nasceu: eu!

Obrigada pelos votos de sucesso!

16 comentários:

  1. Sucesso, muito sucesso!!!
    Depois nos conta o resultado da prova.
    A minha está se aproximando também.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olha as coisas melhorando!
    Já aprendeu a andar!!!

    Agora é só comemorar!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Eve!
    Prova é mesmo um momento tenso! Estou cruzando os dedos para que você tenha ido bem. Se você escrever na prova com o mesmo senso de humor que escreve os seus posts, quem estiver corrigindo a prova vai morrer de dar risada :-)
    Em dezembro vou fazer uma prova de certificado também, e espero sair leve como você.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. Um parto e tanto! pelo que vejo esse bebê foi muito bem planejado, querido, amado e... suado! agora é curtir a alegria e o alívio do fim das provas.
    Bom final de semana, um beijo.

    ResponderExcluir
  5. O alívio de ter feito uma prova dessas é quase tao bom como a nota boa que vc vai tirar!!!

    ResponderExcluir
  6. Eve! Que bom que vc já fez todas as provas! Quanto tempo demora seu resultado?

    Porra, que sacanagem essa menina com o cel ligado, sem noção. Os professores não falaram nada? Aqui ele explicam mt bem que o celular tem que estar desligado, pq se tocar ou fizer qualquer barulhinho de mensagem recebida, eles anulam a sua prova. Uma amiga teve a prova anulada porque o cel dela tocou, mas eles não falaram nada pra ela na hora, só pediram que ela desligasse. Ela esperou 5 semanas pelo resultado e quando foi ver: prova anulada!

    Mas achei muito legal vcs já saberem do assunto da prova oral de antemão e poderem se preparar!

    Beijos e agora é só relaxar!!!

    ResponderExcluir
  7. Cheers baby!!!
    Sei como é dificil se re-adaptar depois dos 15...parabéns por mais essa!

    beijo meu

    ResponderExcluir
  8. Realmente uma gestação!!!
    E como toda gestação o resultado final é um bebê...vai lá e se cuida mesmo!
    Parabéns!
    Um beijo
    Accácia

    ResponderExcluir
  9. Opaaaa! O pior já passou então! =) Agora só esperar o resultado!
    Boa sorte pra ti!

    E ow, nem me fala de pereba que eu tô com alergia nas mãos!!! aaaahhhh!!! acho que é do frio, daí ressecou e agora tá tudo vermelho meio crostadinho...écathi. Já me enchi de creme, vamos ver se melhora.

    Beijooo

    ResponderExcluir
  10. A ansiedade que nos acomete antes dos eventos importantes é mais assustadora do que o evento em si né não?? Parabéns por ter feito a prova e com certeza vc se saiu bem.. Qdo sair a nota divide aqui com a gente tb. Bjos

    ResponderExcluir
  11. Eve,
    como fessôra e examinadora da Univ. de Cambridge, minha experiência diz que os candidatos tendem a lembrar muito mais dos erros que cometeram do que deveriam, e esquecem do tantão de coisas que fizeram certo!
    Aposto um picolé de limão que vem notão por aí!
    Depois dê notícias pra gente estourar a champagne virtual...
    bjk
    Mônica
    @madamemon

    ResponderExcluir
  12. Uma coisa de cada vez agora é só esperar . e enquanto esperas recebe uma kis meu
    kis :):)

    ResponderExcluir
  13. Aiii..prova é sempre um estresse, nada como um bom humor como o seu para deixar um momento como esse mais leve!!!
    Boa sorte querida!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. momento de prova é difícil mesmo! e a prova de Hörvestehen é sempre a pior! eu to comecando a estudar denovo pra fazer o testdaf, mas com muita calma pra nao desesperar. boa sorte e vai dar tudo certo :)

    ResponderExcluir
  15. Estas provas são sessões de tortura com outro nome rsrsrsrs que bom que você fechou este ciclo! Bem-vinda à nova vida! ;)

    ResponderExcluir
  16. Line, eu juro que não entendi essa do celular, tb acho que ela deveria ter desligado e tal. Mas, sabe que ela olhou no celular, pediu licença pra fazer isso, e disse que nao era o dela? Pois é.

    Mônica, a srta é muito fina, viu? rsrs

    Gente, muito obrigada pela torcida.

    Bjs!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P