terça-feira, 5 de outubro de 2010

Quem mais?

Quando me mudei pra cá, quase toda semana enviava e-mails para os amigos contando o que andava acontecendo. Mandava para umas 20 pessoas e só 2 ou 3 respondiam. Como as respostas eram escassas e, muitas vezes, vazias, fui parando de enviar os e-mails. Agora só envio pontualmente para um ou para outro, principalmente, nos aniversários (quando eu lembro, né?).

Daí que outro dia mandei e-mail para duas de minhas melhores amigas, que me conhecem desde o tempo do colégio e só uma delas me respondeu. Dentre outras coisas, dizia que eu não estava acompanhando a vida dela, que não sabia o que estava acontecendo e outros blá, blá, blás.

A pessoa recebe um e-mail meu perguntando como está a vida e responde desse jeito. A pessoa não me manda um e-mail espontaneamente de jeito nenhum. Eu é que tenho que entrar em contato. Eu é que tenho que dizer que aqui está tudo bem, porque ninguém pergunta.

A mesma coisa acontece com meus pais. Outro dia tentei ligar pra eles e a ligação estava ruim. Eu os ouvia, mas eles não. Eles sabiam que era eu, e eles não retornaram a ligação. E quando, enfim, consegui falar com eles no outro dia, disseram que da próxima vez que não conseguisse ligar, era para EU ligar para o vizinho (que também é meu tio) e que ficam morrendo de saudades quando eu não ligo. Ora, se eu não os acho em casa ou não consigo completar uma ligação e eles estão com saudades, porque eles não tentam ligar para mim? Em todo esse tempo, só fizeram isso uma vez e exigem que eu ligue todo final de semana.

Eu tenho um outro blog destinado só à família. Fiz, principalmente, pensando na minha mãe, porque ela tem problemas de audição, não me escuta direito ao telefone e queria deixá-la mais perto da minha vida, coloco fotos, conto o dia-a-dia. O que faria se estivesse por lá. Ela não tem net em casa, mas meus tios têm. E tem lan house também na cidade. Aí eu pergunto se ela está acessando o blog e ela diz que não, que está sem tempo e começa a chorar as pitangas. Mas, no final da ligação, também chora a saudade dela. Eu escrevo por lá uma vez por semana! Uma vez por semana. Vocês, que não são a minha mãe, me leem todo dia. Ponto.

Uns dois tios meus, de vez em quando, mandam e-mail para mim. Ou criticando alguma coisa que escrevi no blog com um tom ácido, ou me pedindo para pesquisar alguma coisa por aqui.

Conversando com marido sobre essas posturas, chegamos a uma conclusão (Pausa. Marido sabe, porque ele já passou por essa mesma situação 15 anos atrás quando mudou para o Brasil. Fim da Pausa):

Eu incomodo.

Porque eu que fui embora.
Porque eu fiz com que eles percebessem o quanto é "relativamente" fácil sair da zona de conforto, mudar de vida.
Porque eu, provavelmente, fiz uma coisa que a maioria tem vontade de fazer: recomeçar a vida de qualquer ponto, de novo e de novo.
Porque eu fui capaz de enfrentar a minha vida, de largar "tudo" e vir para o outro lado do oceano, sem qualquer segurança.
Porque, com a minha postura, eu mostrei para muitos deles como suas vidas são medíocres (de mediana, viu?).

Eles se orgulham de mim. Mas, sentem raiva, uma certa inveja e, por mágoa, acham que sou eu que devo alguma coisa para eles. Fui eu quem partiu o coração deles, sou eu que sou obrigada a remendar.

E eu vou precisar conviver com isso...

Quem de vocês já passou pela mesma situação?

38 comentários:

  1. Hmm … a hora que cê chegar aqui em casa eu te conto … bjos.

    ResponderExcluir
  2. Ai Eve...eu passo por isso todos os dias...

    Parece que rola uma certa frustração por lá, não sei se seria inveja, ciúme, talvez até não. Talvez eles apenas não saibam lidar com essa situação, e inconscientemente acabem nos culpando pela nossa escolha de estar longe.

    Eu já postei no meu blog sobre isso, era um post diretamente direcionado à minha família. Minha mãe leu, entendeu a mensagem e me ligou duas vezes naquela semana. Depois nunca mais.
    Quando eu morava em Niterói, minha mãe demorou 3 anos para, finalmente, criar coragem de ir me visitar. Uma certa vez deu neles "uma louca" e cancelaram o telefone residencial e ficando apenas com os celulares, sem nem se importarem comigo. O que eu fiz? Nunca mais liguei.

    É isso, mas tem muito mais. Mas pra isso você teria que vir aqui me visitar, hahaha! Que tal?

    ResponderExcluir
  3. A mim também me acontece/aconteceu isso. Fui embora e todos disseram: oh,porque vc vai? Na altura até nem queriam saber muito da minha vida mas no momento em que parti todos quizeram saber os mexericos, como estava a minha vida, se eu estava bem de vida. Tipo aquela inveja DESCARADA! E como eu tenho muito medo de mau olhado,inventei coisas que não eram a verdade. Agora aos poucos estou lutando mas sem nunca ninguém saber nada. É muito triste chegar a uma certa altura da vida e constatar que amigos e 'familia' há poucos ou nenhuns.

    Comecei a ler seu blog há uma semana. Gosto muito :) Beijo

    ResponderExcluir
  4. Estou passando por uma situacao parecida, mas em relacao as minhas amigas do Brasil. Inclusive esse foi meu tema de ontem no meu Blog sob o título "decepcao". Lá eu contei exatamente minha revolta com o comportamento das minhas amigas.
    Estamos no mesmo barco hein! antes eu fazia questao de sempre manter contato, mas agora cansei e só escrevo agora quando alguma delas me escreve e devolvo tudo do mesmo jeito: recados curtos, sem detalhes e bem superficial, igualzinho como elas fazem. Estou tao revoltada que da proxima vez acho que vou até despejar tudo em um email só e mandar pra todas elas.
    to com raiva! :(

    ResponderExcluir
  5. Eu te entendo perfeitamente, embora minha situação de família seja bem diferente da sua (a começar porque minha mãe morreu e ela era a minha maior fã). Moro há 17 anos fora do Brasil e meu contato com a família é mínimo, principalmente porque a última vez que visitei foi há 11 anos!!! Uma longa estória que os amigos próximos conhecem bem.

    Mas em alguns amigos noto que família é bom mas também atrapalha! Mesmo de loooooooooooonge. E os amigos muitas vezes ficam incomodados sim...com nossas escolhas, com a nossa coragem. Gente que por um ou outro motivo nunca saiu do Brasil (e não me refiro apenas a questões financeiras embora elas influam e muito).

    Meu conselho é o seguinte: siga seu coração, faça suas escolhas e seja feliz. Quem é amigo de verdade vai continuar sendo. E a família, bem...esta a gente não escolhe, né! O jeito é aprender a conviver com ela.

    ResponderExcluir
  6. Meu maior problema é ser sempre eu quem procura. Ninguém nunca me mandou um recado sequer por vontade própria, apenas respondendo os meus. Passei por momentos difíceis, e minhas até então amigas só me procuraram para reclamar de brigas entre elas.. Este ano, no meu aniversário, tive de ligar para muita gente para receber um parabéns.
    Fico sempre triste com essa falta de interesse porque eu me faço presente, me preocupo com minha família e meus amigos, e geralmente não sinto que o sentimento é mútuo.
    Em menos de 2 anos estive em duas cidades diferentes, e em uma delas estive completamente sozinha. Ainda assim, ninguém ligou e eu levava bronca por não ter ligado.
    Sei lá, é difícil, mas a gente supera porque isso é só uma pedrinha perto de coisas boas que estamos vivendo.

    ResponderExcluir
  7. Olha, eu não acho que seja inveja e nenhum outro sentimento ruim... Na verdade, a vida de todo mundo segue e qdo se está longe, acaba ficando por fora mesmo. Eu também sempre mandava emails, fotos e o diabo e ninguém me retornava. Depois de 5 anos, já não mando mais nada. Falo por msn com os mais chegados e só. Todo mundo diz que está morreeeeeeeeeeendo de saudades, mas ninguém se indigna a pegar um telefone e me ligar. Faz parte. E não quero ser pessimista, mas tende a piorar com os anos...hohohoho...

    ResponderExcluir
  8. Sem dúvidas essa partea aí dos e-mails para os amigos é realidade para mim.
    Hoje em dia mantenho rarissima vezes contato com uma amiga, pq o restante não escreve, não dá as caras e qd escreve é pra reclamar que eu não escrevo com frequencia, pode???

    Já com a familía é outra história... Eu tenho lá minhas problemáticas com alguns, mas acho que é uma questão de inveja mesmo.

    Eve, espero que vc ache uma solucão para lidar com tudo isso.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Como é difícil essa situação. Mas sei e tenho consciÊncia de que vou passar por essa mesma experiência, por isso já estou preparada.
    No meu aniversário recebi uma mensagem de uma amiga virtual.Sim, de uma amiga virtual!!! Além dela somente a minha mãe se lembrou ! Eu sou uma amiga muito dedicada, preocupa e presente e sei que não há a mesma reciproca por parte dos amigos e de outros familiares.Sempre lembro de aniversários e datas especiais, mas niguém se lembra de ligar no meu aniversário.
    No entanto estou tranquila com a minha consciência, faço a minha parte! Procuro dar o melhor de mim para as pesoas sem esperar nada em troca.
    Assim é o ser humano,difícil de lidar e de entender. Mas a vida sempre traz boas supresa pra gente.
    Pode esperar!
    Acontece sempre comigo!!!
    Beijos
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  10. Vou te dizer que passo exatamente por algo parecido.
    Pra minha sorte, mantenho contato com muitas amigas, com outras perdi o contato e a vontade de manter um.
    Familia, bem familia já é outro departamento, bem mais complicado e que não vale a pena comentar (vai que tem alguem olhando)

    ResponderExcluir
  11. Vou te dizer que passo exatamente por algo parecido.
    Pra minha sorte, mantenho contato com muitas amigas, com outras perdi o contato e a vontade de manter um.
    Familia, bem familia já é outro departamento, bem mais complicado e que não vale a pena comentar (vai que tem alguem olhando)

    ResponderExcluir
  12. Olha, já passei por isso, mas agora eu não me importo tanto mais com isso. Também nem acho que seja inveja, acho que a gente quando está longe é que acha que é muito importante e tem que ter todo mundo querendo saber da gente, mas não é assim com ninguém. Todo mundo tem seu dia a dia, suas próprias preocupações e não dá tempo ou pela distância cai mesmo no esquecimento de ter que ligar e querer saber do outro lá longe toda hora. Mantenho contato com minhas amigas no Brasil esporadicamente, sei quem nasceu, quem morreu e me encontro com elas quando estou lá e rimos matando saudades. Vc vai se acostumar.Bjs

    ResponderExcluir
  13. Ai, meninas, obrigada pela companhia na mesma "angústia", é egoísta, mas é bom saber que não se está sozinha. Nenhuma família é perfeita, né?

    Line, se vc me convidar mais uma vez eu apareço ai, hein?

    Ma, a questão não é que eles não entram em contato. Se não entrassem em contato, nem me importaria, pq está bem aqui do jeito que estou. O problema é eles não entrarem em contato, mas EXIGIREM que eu o faça (família principalmente). Essa relação unilateral que eu não entendo, sabe?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. MariaSouza, seja bem vinda ao meu blog e volte sempre, viu?

    O feedback dos leitores é mais um combustível pra mim. hehehehe

    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Oi Eve.
    Não moro no exterior, mas há alguns anos mudo com frequência. Realmente é muito difícil manter o contato frequente, mas não podemos atribuir à inveja. A vida é assim mesmo, uma coisa é lembrar da pessoa e ter saudade, outra é passar a mão no telefonte e ligar. Meu pai é um fofo, super presente, mas na cabeça dele eu que tenho que ligar, afinal de contas, eu que larguei o ninho. Mas eu vivo repetindo, tá com saudade liga!
    Não tenho comentado muito mas estou acompanhando o blog. Estou passando por um momento meio complicado agora...
    Bjks

    ResponderExcluir
  17. Aiii...Eve, sempre sentimos culpa, acho que esse é um dos meus desafios na vida, minimiza-la.
    Cada um busca o seu caminho e faz as suas escolhas, e eles que façam as deles, voce ja esta fazendo demais!!!
    Esse negocio de familia é complicado...

    ResponderExcluir
  18. Oi. Eu também moro longe da minha família e só consigo visitar nas férias. Mas com a promoção do nosso celular, dá pra conversar quase todo dia.... Bjos

    ResponderExcluir
  19. Sim Eve.. passo por algo parecido. Amigos que tiveram todas as chances de se despedirem de mim e não o fizeram e hoje cobram minha ausência e nenhum email contando tuuuuuudo para eles. Contar para quê?

    Família.. isso sempre é um ponto importante e delicado. Minha mãe vivia me enchendo o saco qod estava no Brasil, eu quis ensinar a mexer nos programas para poder falar comigo, aprender a ler meu blog. Nunca tinha tempo e estava sempre cansada, dois dias antes da viagem ela queria que eu ensinasse TUDO. Não funcionou, é óbvio.

    Criei email e orkut para ela poder ter contato conosco. MSN e Skype estão em outro nível de aprendizado, que ela não alcançou ainda.

    Mas está tentando se virar, aprendendo com ajuda de um amigo que vai em casa. E a vida né?

    Mas é bem isso mesmo, fomos nós que os deixamos, por isso somos nós quem temos que procurar. Mesmo que tenhamos uma vida aqui para viver.

    ResponderExcluir
  20. Oi Eve!
    Primeira vez que leio seu blog e já me identifiquei completamente com teu post..
    Tb nos mudamos pra longe da família,não tão longe como vc, mas longe tb... ficamos 1 ano e 3 meses longe do nosso estado, da família, dos amigos...
    E é bem como vc falou.. parece que quem tem obrigação de dar notícias, escrever somos nós...
    Ficávamos "correndo" atrás de atenção e o povo nem aí pra nós... a gente costumava dizer que o pessoal (família principalmente) achava que a gente estava de férias lá no fim do mundo e que tudo era fácil pra nós..
    E isso machuca, sabe..
    Nas férias nós descemos e a recepção foi péssima.. era melhor quando estávamos com amigos do que com a família.. foi decepcionante porque fizemos o impossível pra estar com eles e eles nem bola pra nós... mais uma vez: machuca...
    Então aprendemos que o melhor é não "correr atrás" fazemos nossa parte como filhos, sobrinhos, netos e afins.. mas não suplicamos mais por atenção
    Vivemos nossa vida, porque afinal de contas. o importante é que quem realmente importa está conosco e o resto é bônus :)
    Agora estamosmis perto.. não voltamos pro nosso estado, mas preferimos aqui...
    Aprendemos muito, crescemos e isso só vivendo..
    Bjos
    *seu blog foi indicação da Tatiana do Vida Bicultural.. gostei muito e estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  21. Olá Eve,
    Quando alguém decide sair de casa, acaba mesmo ficando com a responsabilidade de entrar sempre em contato.

    É estranho e ao mesmo tempo curioso saber que tanta gente passa pelo mesmo 'problema'.

    Os relacionamentos deveriam mesmo ser mais bilaterais.
    Fique bem!!

    ResponderExcluir
  22. Eve, vejo tudo isso por um outro ponto de vista. Sabe, moro aqui há um ano e meio e minha mãe nunca me ligou. Somos extremamente próximas e eu ligo pra ela quase todos os dias, só pra ela ouvir a minha voz. Sabe, não sei se é o seu caso, mas talvez sua mae não saiba ligar, usar o computador, não tenha dinheiro pra gastar, sei lá. A minha não entende nada de tecnologia. Só vejo ela pelo computador quando ela vai pra casa de alguém e olhe lá porque não quer incomodar os outros. Mas, eu sei que se eu não ligo, ela sofre. Aprendi a não cobrar dos mes pais, mais do que eles podem dar. No dia que meu telefone tocar aqui nos EUA e for minha mãe tenho certeza que alguém próximo morreu pq aí ela vai botar o mundo abaixo até conseguir falar comigo.
    Quanto ao seus amigos e outros familiares, pode ser sim inveja, incomôdo, sensação de fracasso deles. pode ser tantas coisa. O melhor a fazer é manter contato com quem amamos e com quem sempre nos amará, longe ou perto. Beijão

    ResponderExcluir
  23. Sinto o mesmo...amigos nao respondem emails, e qto a familia, "Fui eu quem partiu o coração deles, sou eu que sou obrigada a remendar."

    ResponderExcluir
  24. Também já enviei emails coletivos e fiquei com duas ou tres respostas. Brasileiro tem preconceito com email coletivo. Eu aprendi, com o tempo, a analisar cada caso individualmente. Tem pessoas que sao pró-ativas e outras sao mais passivas. Eu sou do tipo pró-ativa, nao sou de esperar iniciativa do outro, e nao tenho problemas em tomar a iniciativa de escrever. Deu vontade, escrevo. Quando tem resposta bacana, qdo a pessoa fica feliz, eu fico feliz. É assim com minha tia e com alguns amigos tambem. Tem quem reclame, que nem a sua amiga. Disso eu nao gosto. Mas é raro, e quem fez isso nao era gente tao proxima assim. E tem quem nao responda e acabe caindo no esquecimento em algum momento. Sem dramas. Aprendi a nao sofrer mais com isso e a me alegrar com os casos positivos. Eles valem mais, muito mais.

    Pior foi que, na epoca do casamento, apareceu uma ou outra que ficou magoadinha por nao ter sido convidada. Alias, meu casamento no Brasil foi um bom termometro para ver quem era quem.

    ResponderExcluir
  25. Ah, no caso dos seus pais, acho que tem também uma questao economica. Nao sei a situacao economica dos seus pais, mas, de maneira geral, é muito mais facil para nos aqui ligarmos para lá. Mais barato mesmo!

    E quanto aos amigos, nao acho que seja inveja nem nada. Acho que as pessoas seguem seus rumos, como disse um amigo meu. Retomam suas rotinas, e voce nao faz mais parte dessas rotinas. Estranho é quando cobram que voce faca parte quando elas nao fazem parte. Mas enfim... com o tempo voce separa as coisas e quem for amiga de verdade vai acompanhar.

    ResponderExcluir
  26. Olá Karine, seja bem vinda ao blog. E volte sempre. rsrsrs
    Bjs!

    ResponderExcluir
  27. Sera que eu to cega? Mas nao encontrei o link para comentar no post acima Eve!!!

    ResponderExcluir
  28. Eve
    Acontece comigo tambem, mas depois de 11 anos fora do Brasil eu acho que estou comecando a aprender a lidar com isso. Ninguem NUNCA me liga! Eu ligo toda semana, as vezes, dia sim dia nao. Minha mae jamais veio me visitar e noutro dia insisti que ela incentivasse a minha irma a vir e ela me perguntou: quem disse que ela quer ir?
    Duro! POrem, eu continuo insistindo. Nao sei, mas as vezes sinto que eh como se" ja que voce foi embora, agora voce tem que nos procurar"

    ResponderExcluir
  29. Ai que tristeza!

    Escrevi o baita texto e nada de aparecer aqui!

    ResponderExcluir
  30. Le, 11 anos?? Nossa! Se acontece isso comigo acho que definho... sério.

    Pessoal, muito obrigada pelas palavras amigas. Mesmo.

    Uma hora eu aprendo a separar quem realmente merece a minha atenção e a entender de verdade pq os mesmos que não me dão atenção, me cobram tanto.

    Karol, minha mãe não sabe mesmo usar o computador, mas ela tb disse que faria um curso. Meus tios, sobrinhos, alguém pode ensinar ela a usar. Pq eu sei que qdo ela realmente quer alguma coisa, ela consegue. Meu irmão mora em SP e ele sempre recebeu cartas dela, por ex. Eu mandei uma carta pra lá, para que ela soubesse que chega rápido, que não tem mistério. Ela sempre diz que vai escrever e nunca escreve... Mas é isso, é a vida dela que segue e a minha tb. Só não queria que ela me cobrasse tanto ou que eu me sentisse tão cobrada.

    Jane, realmente é uma questão econômica. MAs, eu combinei com eles que bastava ligar pra mim pra que eu visse o número de telefone deles e retornaria a ligação. E assim eles fizeram só uma vez.

    Bjs em todos, com carinho, claro!

    ResponderExcluir
  31. Te respondi aqui: http://liasergia.wordpress.com/2010/10/06/sobre-ir-embora/

    ResponderExcluir
  32. Tô cada vez mais impressionada com a quantidade de gnt que sai do brasil e faz um blog pra contar da vida. a lia aí de cima te respondeu no próprio blog dela! Que legal essa comunicação geral! Ainda mais quando nosso entes queridos que ficaram do lado de lá não estão tãaaao conectados assim, certo?
    Eu me meudei a um mes pra sevilha, pra fazer intercambio, também criei um blog porque vi q era a forma mais fácil de escrever pra todo mundo ao mesmo tempo. não tava dando mais pra enviar mil emails individuais. por enquanto, só pras amigas mais próximas, e essas aí respondem, graças a deus.
    chato mesmo é ter 5 horas de fuso separando o horário que a galera lá "msna" e eu durmo. mas to me acostumando.

    ResponderExcluir
  33. Stimmt! isso sempre acontece... ninguem se preocupa em contar nada sobre a propria vida, mas sempre querem saber de voce e reclamam se voce nao escreve, mas eles mesmos nunca escrevem nada.

    ResponderExcluir
  34. Minha flor...se vc está do outro lado do mundo e vivencia isso,imagina se ficasse próximo de quem pensa assim tb sobre ti?
    Infelizmente sempre há aquele 'parente' que te inveja até na dor de dente(que ele não tem pq usa prótese,sabe?)!
    fazer o que?
    É seguir e deixar pra lá...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  35. Eve, no começo eu ficava o dia todo no msn, e o povo tudo me pergutnando a mesma coisa, e eu responde sempre as mesmas coisas, entao resolvi fazer o blog.
    Depois começaram a surgir umas perguntas chatas sabe, e umas cobranças impossiveis de ser realizadas as vezes no Brasil e quanto mais aqui. Entao nem entro mais no msn.
    E as vezes me mandam perguntas e que tmbém nao respondo. bjuss

    ResponderExcluir
  36. Nem me fale... minha agenda diminuiu drasticamente. Estou praticamente sem "amigos", daqueles que saíam junto ou ligavam pra falar besteira. Engraçado que a culpa é sempre minha: eu que não visito ninguém quando vou ao Brasil, eu que fui pra longe, eu que tenho uma vida cheia de viagens... mas quando eu mando e-mail dizendo dia tal e tal estarei aqui e dia tal ali, ninguém se manifesta marcando algo. Reclamei com um ex-melhor amigo e ele falou "não posso ficar à sua disposição quando vc quer." Então tá. Não conto com mais ninguém.
    Tbm vou viajar, volto em 10 dias! Beijosssss

    ResponderExcluir
  37. Eu! :-)Mas fazer o que? Vamo 'simbora que atrás vem gente! Mas, olha, a vida de todo mundo ficou corrida demais. Os desencontros, pelo menos isso eu percebi, sao tao grandes aqui como lá. Eu prefiro nao ter expectativa nenhuma, e tudo o que vem, é ganho. E olha que, vira e mexe, vem um "tantao", assim, inesperadamente. E assim a vida vai passando...
    Beijoca grande, de uma pra outra que incomoda (parte do clube, hehehe),
    Sandra

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P