quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Primeira vez no médico

Consegui meu plano de saúde assim que casei. De lá pra cá, fiquei esperando não sei o quê para marcar consultas necessárias. Mentira, sei sim. Fiquei esperando a boa vontade de marido para fazer isso, pois a moça aqui ainda não sabe falar em alemão ao telefone. (Olha aí mais um bloqueio, minha gente!)

Eu preciso ir em três especialistas: de pele, de mão e de mulé. Se é que vocês entenderam.

O de mão eu fui ontem. Um ortopedista especializado em mão. Isso era óbvio, né? Ok. Deixa pra lá.

Meu problema é o seguinte: de um dia para o outro, no ano passado, apareceu o que eu vou chamar de "cisto" no pulso direito. A mão inchou, ficou roxa e o cisto bem grande. Fui ao médico no Brasil e ele me passou um anti-inflamatório forte. A mão parou de doer, desinchou, mas o "cisto" continuou lá. Até que de uns dias pra cá, passou a deixar a minha mão dormente, às vezes.

No médico alemão, indicado por uma amiga médica, fui diagnosticada com uma espécie de tendinite. Ele me atendeu bem, tentava falar devagar e bem claro para eu entender e jogava a minha mão de um lado para o outro para saber aonde doía. Doía, né? Claro.

O negócio pode ter sido causado por diversos motivos, inclusive por uma mudança hormonal. O tendão ou algo perto disso tem um canal por onde passa um líquido, esse canal entupiu (estou bem de entupimento esses dias, hein?), formando esse "cisto". Tenho três alternativas de tratamento:
1. Imobilizar a mão por duas semanas para ver se some.
2. Caso isso não dê certo, corticóide na mulher aqui. E o médico disse que não é fã.
3. Se o corticóide não funcionar, uma pequena cirurgia, com anestesia local, para desobstruir o canal.

Claro que concordei com o primeiro tratamento. Então, semana que vem, a blogueira aqui estará de molho. Duvido que eu consiga ficar sem escrever, porque é meu vício. Mas, deve ficar bem irregular.

E se não funcionar, estou quase pulando direto para a cirurgia, viu? Eu bem sei o que corticóide pode fazer com uma mulher.

Contudo, é a minha mão direita. A minha mão direita. DIREITA!!!

18 comentários:

  1. Ai Eve, tomara que o primeiro resolva por si só...Corticóide é o fim da picada e da magreza feminina!

    Vou ficar na torcida aqui!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Eu também sou fã de corticóides não. Se precisar da cirurgia, fica tranquila porque ela é realmente bem simples. Uma tia teve que fazer nas duas mãos e foi mole (claro, a mão era dela, né, não era a minha, hehehe...). Mas é sem mistério. Claro que o melhor é imobilizar, tem boas chances de dar certo de primeira!
    bjk
    Mônica
    @madamemon

    ResponderExcluir
  3. O que vc tem deve ser um cisto sinovial ou uma síndrome do túnel do carpo? Dependendo do quanto te incomode pode melhorar com o corticóide, não precisa ter medo de tomar, não. Só engorda e causa problemas se você tomar por muito tempo, a longo prazo mesmo, no caso de doenças crônicas reumáticas. Só uma caixa ou duas não tem problema. Agora a cirurgia é simples também, mas lembre-se que vc está na Alemanha e não no Brasil. Eu se puder passo longe de bisturi aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eve, tomara que tudo se resolva com a primeira alternativa, mas fique tranquila por que como a Ma falou corticoide só faz mal se tomado a longo prazo o que nao será seu caso e a cirurgia é muito tranquila. Ah, falar alemao no telefone é um saco mesmo. rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. isso. nada de corticoides.
    falando em medico, hoje eu tirei uma mancha suspeita da pele. entao, se voce quiser indicacao de medica de pele e de mulé, tenho duas otimas! bjo

    ResponderExcluir
  6. ai posso ler essas coisas não q doi em mim

    ResponderExcluir
  7. Oi Eve,
    Espero que tudo se resolva da melhor forma. Vamos ficar com saudade da nossa blogueira. O corticóide é sistêmico (de tomar oral ou injetável) ou infiltração local? Não precisa desesperar, você não vai ficar tomando isso para sempre, não precisa sair correndo para cirurgia se seu ortopedista não achar necessário.
    Espero que cuidem bem de sua cútis, porque daqui eu não posso te ajudar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Minha mãe teve um problema parecido, mas não precisou operar, já minha prima operou.. as duas mãos. Cada caso é um caso né? Espero que tudo corra bem com vc já na primeira alternativa, mesmo ficando com a mão DIREITA (vc é destra né? hehe) imobilizada vai ser dureza.

    Mas não some, escreve o que der.. beijos

    ResponderExcluir
  9. Eve! Tomara que vc se recupere logo! Boa sorte na sua quarentena!

    ResponderExcluir
  10. putz, eu sou um coletivo de complicações hormonais, vamos nos cuidar né?

    ResponderExcluir
  11. ola? boa sorte quanto a mobilização ... com toda a certeza é a melhor saída né. É mesmo terrível o resultado dessa substancia, justamente porque tenho que te-la sempre quando tenho crise alergica.... quando vão criar coisa melhor... né?

    ResponderExcluir
  12. Amiga, já tomei tanto corticóide, tanto!!! Tô vivinha até hoje. Às vezes,não tem jeito. Bem, espero que sua primeira opção resolva. Minha mãe teve um problema parecido, mas o nódulo era bem alto e se deslocava. Ela acabou operando, mas foi super simples. Bj

    ResponderExcluir
  13. Eu nem posso falar muito, vivo adiando consultas aqui na Irlanda então com esses médicos "maravilhosos" a situação piora!

    Espero que resolva logo seu problema!

    ResponderExcluir
  14. Pessoas, obrigada pela força. Espero que só imobilizar seja a solução definitiva.

    Mas, né, nunca se sabe.
    E eu não vou conseguir ficar quieta, eu me conheço. hehehehe

    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Ma, acho que esse cisto sinovial aí mesmo que vc disse. Olha lá hein, vou confiar em vc no que disse sobre o corticóide. heheheh

    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Como está a mão? Espero q tenha melhorado!! bjsss

    ResponderExcluir
  17. sua invejosa hahahahahahah

    Brincadeira, entao, eu tenho nas duas maos. Vou operar uma de cada vez, sendo a primeira mao a DIREITA na terca que vem.

    Meu semestre ainda nao acabou e nao tenho A MINIMA IDEIA de como vou programar com uma mao só (e detalhe: eu digito muito rapido e com as duas maos, porem todavia sem razoes ou circunstancias especiais, eu nao uso meu dedinho da mao esqueda pra digitar, ou seja, só me sobrara 4 dedos hahahaha)

    esse trem de engessar sua mao duas semanas, funcionou?


    ps: pode mandar um recadinho virtual que imprimo e "colo" no gesso hahahahahahah

    ResponderExcluir
  18. e o meu chama: doenca do tunel do carpo.. vc tem a mesma coisa?

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P