segunda-feira, 6 de setembro de 2010

FAQ - 14. Você não vai procurar trabalho, preguiça?

Eu vou procurar. Só não sei se vou achar. ;)

Está chegando a hora de começar a procurar um emprego aqui em Berlin. Não só pelo tempo que se passou, mas pelo alemão que já aprendi, pelo dinheiro que preciso ganhar e pelas experiências que preciso adquirir.

Neste momento, principalmente, o emprego servirá para ter experiência no mercado daqui e para melhorar o meu alemão. Porque eu preciso ter contato com as pessoas, ora bolas, para que isso aconteça.

Não adianta ir para o curso, assistir quatro horas de aula todo dia e chegar em casa falando português. Assim, nunca vou ter um bom alemão.

Já estou fazendo o B2 e, segundo as minhas pesquisas, é o nível de alemão que começa a ser aceito em algumas empresas. No final de outubro farei a prova para o certificado.

Mas, eu tenho quase certeza que não irei arrumar diretamente um emprego. O que vou conseguir, se e quando conseguir, será um estágio. Aqui, está na moda contratar estagiários (não precisam estar estudando), para fazer o mesmo que o empregado faria, só que por 1/5 do que seria pago para um, ou menos ainda.

Eu já pensei em me oferecer para trabalhos voluntários, em dar aulas de português para alemães, em entrar em contato com instituições para estrangeiros, etc etc etc. Já pensei um monte de coisas, mas ainda tenho muito o que fazer antes disso. Nem o currículo em alemão tenho ainda.

Para mim, o que importa nesse momento é quebrar barreiras. Antigamente, quando eu pensava que estava chegando a hora de arrumar um estágio/emprego/whatever, eu ficava morrendo de medo, angustiada, achando que não daria conta. Hoje em dia, graças a Deus, esse sentimento mudou e estou ansiosa para ter uma oportunidade.

Como já disse uma vez, tudo vem com o tempo, inclusive a segurança que eu preciso. O certo é respeitar isso, já que não tem ninguém e nenhuma circunstância me pressionando senão eu mesma.

Se souberem de algum trabalhinho pra mim (que não seja sujo. rsrs), podem me dizer. ;)

19 comentários:

  1. Meu Deus!!!

    Fiz um comentário enorme e depois cliquei em "fechar esta janela", em vez de postar!!!!!

    Oh my God!!! E depois vc me pergunta pq é que não comento mais! Num guento de tanta self-burrice!!!rs

    Quanto ao post. Aposto (de verdade) que não vai demorar pra vc encontrar trabalho. Quer apostar?

    ResponderExcluir
  2. Lógico que sim, se eu não saio daqui, ora bolas!
    Mas sabe o que eu percebi (não sei se é só comigo), mas as atualizações dos blogs às vezes falha, então não confio mais naquela coluninha do lado direito que deveria me mostrar as "news". Às vezes só vejo que tem post novo quando já estou no trem indo pra casa, mas não tenho saco de digitar em celular...rs.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. É bom, sim, conhecer pessoas, situações diferentes,o network irá te ajudar nas tuas conquistas futuras. Sempre te falo do xing.de pq conheço alguem que se arrumou com a ajuda do site, funciona!
    PS. Eu cliquei na foto par aumentar, mas minha hipermetropia está me deixando igual o Mr. Magoo rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Legal o seu post. Posso dizer que trabalhar é sim muito prazeroso, como vc viu no meu cantinho. Obrigada pelo seu comentario. Mas queria sugerir de vc procurar uma agencia séria que tenha varias empresas contratando no momento. Ainda mais em Berlin, deve ter muitas empresas de engenharia, que sao empresas boas. E tudo começa as vezes com um trabalho temporario, ai vc trabalha pra valer, mostra o seu valor, veste a camisa da empresa e a vaga permanente aparece em seguida. (isso aconteceu comigo), mas antes faça o seu curriculo em alemao e boa sorte.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eve, tenho certeza que voce vai encontrar uma oportunidade boa, do jeito que voce merece!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Boa sorte Eve! Espero que você ache logo, logo um trabalho bacana, com colegas legais e claro, que paguem bem.

    Vou ficar na torcida por essa nova fase. Vc vai ver como você aprenderá cada vez mais sobre a cultura e o idioma alemão.

    ResponderExcluir
  8. Boa sorte Eve! Espero que você ache logo, logo um trabalho bacana, com colegas legais e claro, que paguem bem.

    Vou ficar na torcida por essa nova fase. Vc vai ver como você aprenderá cada vez mais sobre a cultura e o idioma alemão.

    ResponderExcluir
  9. Oi Eve,
    Estou torcendo para dar tudo certo em mais essa etapa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. ipi ipi hurra! Viel Glück!! E pra mim tb né... ai ai...essa vida de Arbeitsucher... tô com umas "novidade" aí meu...depois ti contu.

    ResponderExcluir
  11. realmente, para aprender e melhorar o alemão só colocando-o em prática com desconhecidos. familiares e amigos acabam se acostumando com o alemão que falamos ou já partem apra uma outra lingua. Com desconhecidos já é diferente além de requerer até um outro vocabulário se tratando de um emprego.
    É como dirigir, voce vai pra escola aprende, faz a prova. Mas segurança você só terá depois de treinar no dia-a-dia. até se tornar algo totalmente normal.

    ResponderExcluir
  12. Minha querida, estou mais ou menos na mesma situação que vc. E já até passei por um trabalho voluntário que foi tão traumático que nem falei sobre isso ainda no blog, mas vou falar. Bem, mas enfim, a gente se cobra pq quer se sentir mais integrada ao meio e mais independente. Vc está certíssima e eu tenho certeza que vai encontrar algo bem legal e que lhe renderá muitos posts por aqui. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Line!!! Saudades dos seus comentários. rsrsrsrs Obrigada pela torcida.

    Oi Gisele, quando tiver meu currículo em alemão, vou usar o xing.de. Obrigada! Hipermetropia? Schade!

    Nanci, obrigada por comentar. Sabe que eu penso igualzinho? O negócio é encontrar a oportunidade certa. Mas, ela chega um dia.

    Liza, obrigada!

    Deby, adorei a parte do pague bem. ;) É isso aí.

    Babita, obrigada!

    Isabela, sabemos como é, né? Me conta, me conta!

    Paula, vc disse tudo. Tem que praticar mesmo com estranhos.

    Karol, obrigada! Que os próximos não sejam traumáticos, viu? E pra mim tb. rsrs

    Já disse que eu adoro vcs? Não. Está dito.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. 4 HORAS DE ALEMAO POR DIA??????
    AFFFFFFFFFFFFF
    vc merecia um emprego so por isso!
    :P
    mas serio, uma vez tu comentou q tua area tb era de info?
    se sim, as chances aumentam mto hein!

    boa sorte!

    ResponderExcluir
  15. Oi Liana, eu sou administradora (tudo e nada ao mesmo tempo. rsrs) mas, tive uma softwarehouse (história loooonga) e sou/ fui consultora de consumo consciente. ;)

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Eve,

    eu creio que quando chega a hora certa, tudo acontece. Isso não quer dizer que a pessoa vai se acomodar( não é seu caso, muito pelo contrário vc é uma pessoa bem resolvida)..Aqui nos EUA as pessoas ainda estão lidando com a crise econômica. Tem gente da minha igreja que há 3 meses procura emprego e não acha e isso é american, viu?

    As oportunidades estão mais escassas.E se vc tem tempo livre agora, curta-o, pq vc vai sentir falta disso lá na frente :)

    Bjos and carpe diem :!)

    ResponderExcluir
  17. O primeiro passo voce já deu: ter vontade de trabalhar. Eu não tenho hahaha. Pode me chamar de preguiçosa, mas alisar barriga dá um trabaaaaalho!!!
    Ah, gostei do "Assim, nunca vou ter um bom alemão". Um pelo menos voce ja tem, ne?

    ResponderExcluir
  18. Eve é por isso que eu trabalho também, pra ir falando tendo contato com outras pessoas, o meu é de meio periodo, mas ta bom, já consigo me comunicar com o povo e vou apreendo mais e mais.
    Boa sorte!
    bjuss

    ResponderExcluir
  19. Play, they desideratum to be taught that filing lawsuits is not the fly the coop concessions to take off piracy. A substitute alternatively, it's to mind something in the most correct trawl than piracy. Like imbecility of use. It's unqualifiedly a gargantuan numbers easier to utter iTunes than to search the Internet with unforeseen of malware and then crappy je sais quoi, but if people are expected to redress pro in recurrence loads and hammer away elbows with on seeing that ages, it's not bourgeoning to work. They ditty be subjected to a abrupt proportions in advance people codify software and Noose sites that come to it ridiculously simple to corsair, and up the quality. If that happens, then there crave be no stopping piracy. But they're too watchful and appalled of losing. Risks borrow to be enchanted!

    celebrity

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P