sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Então...

Daí que a frustração, pelo menos essa específica, passou. Tanto porque comprei o secador que estava precisando e os cremes necessários para domar a minha juba (claro, preciso estar linda e maravilhosa para o caso de novas caixas de chocolates aparecerem por aqui), quanto porque hoje vislumbrei um novo horizonte no curso.

Continuamos o simulado hoje e voltei aos meus 80% de acerto. E só não foi 100% por falta de atenção minha. Fizemos a parte de "Hörverstehen" (audição).

Ontem, a parte do teste que fiz é chamada de "Sprachbausteine", onde se tem um texto com algumas lacunas que você deve preencher com palavras, geralmente conjunções, preposições e advérbios, para que o texto faça sentido. Perguntem a minha professora de português se era boa nisso, perguntem. Minhas fraquezas, meu povo. Fazer o quê, né? Ninguém é perfeito, só quem já morreu.

E ainda tem pegadinha. São 10 lacunas no texto e 15 opções de respostas. Nada pode ser fácil: nem a língua, nem o teste. Tá vendo aí, você? (Já diria meu irmão)

Eu não desisti de aprender alemão. Eu preciso fazer esse certificado, já que é o que começa a ser aceito no mercado de trabalho. Eu não posso ficar com uma nota final baixa, porque alemão é muito "cricri" com isso e quer ver números. E eu quero fazer AGORA, porque eu sou teimosa e foi para AGORA que eu planejei.

De vez em quando desanima e eu pergunto a marido porque é que ele não nasceu português, espanhol ou inglês. Mas, também devo dar graças a Deus que ele não nasceu polonês. No polonês, ao invés de três declinações, são seis. Eu pularia atrás do trem, certeza.

É isso, agora é meter a cara nos estudos. A prova é em 4 semanas.

P.S. Eu falo alemão com marido. De vez em quando. Como é que eu vou querer ter (e manter) a razão nas nossas brigas se eu não domino a língua, hein? hein? Me digam...
P.S. 2 Mentira, a gente quase não briga.
P.S. 3 Enjoei de PS.

13 comentários:

  1. Estude, vc vai conseguir. Eu tb vou fazer prova no proximo mês. No meu caso, o Toefl que eu preciso pra entrar em qualquer curso em universidades por aqui.Ele abrirá não só as portas do mercado de trabalho, mas de uma pós tb. No resumo, se eu não passar, vou amargar mais um bom tempo até conseguir algo. Ontem , brinquei com vc da "pesca", só pra tirar esse peso que eu sei que é sufocante. Ando tendo pesadelos, com a visão cansda de tanto ler textos e responder questões. Mas, acredito muito que os esforços são recompensados. Estude e vc se sairá bem. E não se preocupe, todas nós temos nossas dificuldades. Eu me saía super bem nas provas de português, principalmente em compreensão de texto e aqui erro coisas que jamais erraria. É assim mesmo! Vc certamente lembrará dessa fase, rindo no futuro. Tudo vai dar certo no final! Apesar de ser um clichê, é verdade. Acredite em vc!!

    ResponderExcluir
  2. Oieeeee,estou seguindo seu blog a alguns dias! Eu vou começar a aprender alemao ano q vem.
    embora nao conheço nenhum alemao,
    meu marido e descendente e a avò dele tem descendencia direta de alemao e ela fala fluentemente com a parentela de uma colonia ai..
    No dia do meu casamento,eu conheci a familia do marido e as vèia (amo elas! serio!) começaram a falar em alemao,nossaaaa.me apaixonei pelo idioma! e decidi q vou aprender com ela...se um dia vai me servir, nao sei,mas eu quero aprender! rs
    besos.

    ResponderExcluir
  3. Eve, voce vai se sair super bem tenho certeza. Fácil nao é, mas que graca teria se fosse, nao é? Estou aqui com os dedos cruzados torcendo pelo seu sucesso!
    Beijos e ânimo!

    ResponderExcluir
  4. Acho que na hora "H" a coisa andará nos trilhos. Eus ei várias coisas em alemão, ok, ok, a maioria é imbecilóide ou nunca vou usar. Recentemente um alemão perguntou "e ai?o que vc já sabe?" (pausa...som de grilos..cricricri) não saiu nada, travei. Freud explica
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eve...não deve ser moleza aprender o alemão não! Mas não desanime! Se te serve de consolo, eu conheço gente que vive na Espanha há mais de 10 anos e não consegue falar direito espanhol!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Eve!
    na verdade, estou passando só para agradecer. Primeiro pela indicação, pois não conhecia os vídeos da Ana.. estou me divertindo muito com as histórias e a auto-estima dela. Segundo pela força.

    então, obrigada! rs
    Beijão
    ;*

    ResponderExcluir
  7. que legal que estais melhor... quanto aos estudos vc é muito inteligente e boa, por isso, sabe usar bem os seus pontos fortes... isso faz a diferença... pois inclusive ja tem uma noção do todo ... boa sorte

    ResponderExcluir
  8. Olá Eve!
    Esse negócio de ter que provar que a gente sabe uma coisa é realmente o fim da picada. Além de saber alemão, tem que ter os nervos de aço.
    Boa sorte nos estudos!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Eve, eu não sei se é o seu caso, mas comigo foi assim: Holandês foi a 1a lingua que eu aprendi adulta. As outras eu aprendi, ou comecei a aprender, ainda criança e eu não lembro se demorou tanto quanto agora para "acontecer", talvez sim. Mas me incomodou muito não ficar "fluente" logo hehehe E para falar foi muito mais dificil que antes. Pq? Pq eu pensava demais no q os outros iam dizer (os nativos). Todo mundo me elogiava e eu respondia "Ah, obrigada, mas não é tão bom assim, se eu falar por muito tempo com vcs vcs vao perceber os erros". E daí, né?! hahaha Parei com isso. Agora falo "Obrigada! Estou tentando! Holandês é dificil, mas vou conseguir". E como isso ajudaaa! Fora, Eve, que esses codigos secretos germânicos (com exceção do ingles, mas pq temos d 1 forma ou outra mais contato) não são para qq um não! Somos vencedoras, menina! Fique tranquila para a prova ;-) Qdo eu fiz o "TOEFL"daqui, morri de medo, achei q tinha sido reprovada e fui muito bem. O conteudo era mais importante que a perfeiçao e acho q é por ai mesmo! Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Karol, boa sorte! Vamos conseguir.

    Oi Luly, seja bem vinda. E boa sorte no alemão. Aprender em família tb é bem legal.

    Liza, obrigada. Depois a gente disso, né? rs

    Gisele, coisa é cá. Coisa é cá. ;)

    Glenda, eu tb conhece gente por aqui assim, que não fala alemão ou fala pior que eu. =P

    Mariana, de nada! Precisando, grita!

    Analice, obrigada!

    Ronda, obrigada! Os nervos não são de aço, mas eu finjo bem. hehehehe

    Fefa, é assim mesmo. E qdo somos crianças, a cabeça é mais vazia. rs

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Eve,
    Estou torcendo por você. Adorei saber do seu último desempenho!
    Bjks,
    Babita

    ResponderExcluir
  12. Que situacao hein... eu já fiz um C2 que era praticamente um preparatório pro DaF. Ainda vou fazer o meu test mas nao agora, acho que ano que vem entao tenho bastante tempo pra me dedicar, mas dá uma preguicaaaa, tem horas que enche o saco ter q estudar alemao! :)

    ResponderExcluir
  13. Ah, esqueci de perguntar. Que teste de qual certificado vc vai fazer?

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P