terça-feira, 6 de abril de 2010

FAQ - 8. Afinal, esse casamento sai ou não sai?

Sai. E como sai.

Semana passada fomos no Standesamt (é asim, meu zeus?) para dar entrada nos papéis. Enfim, tínhamos todos os papéis em ordem e uma tradutora pra mim.

Pois é, leram certo. Precisei convidar uma amiga colombiana que mora aqui na Alemanha com seu marido alemão e que já moraram no Brasil por sete anos (que salada, né?) para me ajudar.

Chegando lá, a amiga tradutora tinha que dizer tudo o que a mulher estava fazendo no sistema para que eu soubesse o que estava acontecendo. Isso foi determinação da mulher mesmo. Depois eu tive que assinar um juramento onde eu afirmava que nunca, jamais, em hipótese alguma, já tinha me casado no Brasil ou na Alemanha. Só assim a mulher concluiu nosso pedido de casamento.

Só que agora, e porque o Brasil não emite uma certidão de aptidão para casar e por isso a Alemanha tem que fazer esse papel com todos esses documentos, teremos que esperar cerca de quatro semanas para um juiz dizer que está tudo ok e só depois podemos marcar a data.

Agora é esperar e torcer para dar tudo certo e esse casamento sair logo! Humpf!

10 comentários:

  1. Oi Eve!

    Parabéns!!! Daqui a pouco serás uma senhoura casada, hahaha!

    Será que essa certidão de aptidão para casar que você mencionou aí em cima não seria a famosa “certidão de solteiro”? Se for, o cartório no Brasil emite sim! Você só precisa de duas testemunhas que afirmam que te conhecem e que você não é casada lá. A certidão fica pronta na hora! Eu precisei fazer uma para me casar na Holanda, mas só não me lembro o preço.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. A burocracia cansa um pouco, né? Mas tem hora que é necessária, sobretudo quando envolve países diferentes e amplos direitos, como acontece quando alguém se casa com um 'nativo'. Mas um mês passa rapidinho, você já está aí há 3, não é? Agora é só os 'finalmentes'!
    bjk
    Mônica

    ResponderExcluir
  3. A burocracia cansa um pouco, né? Mas tem hora que é necessária, sobretudo quando envolve países diferentes e amplos direitos, como acontece quando alguém se casa com um 'nativo'. Mas um mês passa rapidinho, você já está aí há 3, não é? Agora é só os 'finalmentes'!
    bjk
    Mônica

    ResponderExcluir
  4. Amaline, querida, nao é a certidao de solteria nao. Essa eu tenho. O que o Brasil nao emite é tipo um "nada consta"... rsrs Marido tb precisou disso, certidao de nascimento dele, a certidao do casamento anterior (pois é) anulada e uma certidao de nada consta (tipo: contando a vida dele). =P

    ResponderExcluir
  5. Eve,
    to pressentindo um casamento num dia lindo de verao. hehehehehehe
    Vai dar tudo certo e na hora certa o dia tao especial e sonhado vai chegar para selar a uniao tao linda e o amor tao verdadeiro de voces.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Bah ta loco, quando a gente pensa que as coisas vão funcionar, sempre tem uma porcaria de papel pra atrasar tudo, quando nao é um carimbo que precisa ser carimbado na pqp... sei bem como é isso, mas não adianta.... tem que esperar mesmo!

    Que saudade daqui!

    Obrigada pelo teu comentário lá no blog naquele post oportuno... hehehehe

    bjoka e boa semana

    ResponderExcluir
  7. Vai sair. E ter que fazer casamento virtual...Porque eu pego esse "buquê", nega...rs

    ResponderExcluir
  8. vai sair sim, ô se sai. Logo logo vcs já vai ser uma dama casada.

    ResponderExcluir
  9. Vou ficar na torcida que saia logo!!

    ResponderExcluir
  10. Sai Sai Sai... que esse buquê é meu :P!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P