domingo, 11 de março de 2012

Da arte de não fazer nada ou PN!

Nem preciso falar que o que eu mais tive, nessas últimas semanas, foi tempo pra pensar, né? (Ah, é novo no blog? Volta lá umas quatro postagens que você vai entender. Não tô a fim de repetir. Pronto, falei!)

Ou tempo pra não fazer nada mesmo. Ou fazer tudo o que eu sempre quis fazer. Em cima de uma cama, sozinha. Detalhes... hahahaha (Eu disse que não ia repetir. Ok, não sou normal.)

E eu me peguei pensando na vida, na minha vida. No stress que estava. E ainda está, porque vida sem emoção não tem graça, né? Só que não precisa exagerar tanto. Um alpinista não vive subindo em picos (ui!), ele usa muito mais tempo pra planejar do que ficar pendurado. Ou usa o tempo pra não fazer nada, enquanto o vento não vira e não dá pra subir. Aposto que ele não vai insistir e correr o risco de se quebrar lá embaixo, né? Ainda mais se estivermos falando de gente experiente.

Cara, eu tenho 30 anos. Não sou mais criancinha, certo? Então, devo saber que, às vezes, a gente tem que esperar o vento virar e não dá pra ficar de mal com o mundo por causa disso.

Pois, então. O vento ainda não virou. E eu, apesar de estar de volta à minha rotina (ufa!), aprendi que os "ventos" estão aí para isso, pra obrigar a gente a não fazer nada. A dar o tempo necessário para as coisas se ajeitarem e a gente seguir em frente com mais segurança.

A partir de agora, aprendi a não sentir culpa se só estiver esperando o vento passar (ou virar). Tá com preguiça? Senta e aproveita. Quer passear no parque? Bota um tênis e vai caminhar. Tem roupa pra passar? Tem mais roupa no guarda-roupa pro dia seguinte. Não vou morrer por isso.

Não morri até agora, né? Pois bem.

20 comentários:

  1. Sinta-se abraçada!!
    Fez anos fia? Parabéns.
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Rosa, não foi meu aniversário. Quer dizer, fiz 30 em novembro. ;)
      Bjs!

      Excluir
  2. Sei perfeitamente do que você está falando, já tive tempestades na minha vida aqui na Holanda que a única coisa que eu podia fazer era esperar passar e tentar respirar fundo...não é fácil para pessoas que querem ter o controle de tudo o tempo todo - eu não sou assim mas me desculpa se estou metendo o bedelho mas desde que leio seu blog, você parece ser! Acho que tem a ver com a idade também, o entusiasmo em de ter tudo-agora-ao-mesmo-tempo, chegar na Alemanha, aprender o idioma, arrrumar estágio e depois emprego...e tudo isso em meio a uma crise econômica como nunca se viu antes neste continente desde a II Guerra Mundial.

    Mas o que eu queria dizer é que ter sido obrigada a parar tudo e pensar na vida talvez tenha sido uma dádiva...claro que quando a gente está sozinho numa cama de hospital não parece, mas se você olhar para o todo, as coisas começam a se encaixar. E ao ler este seu post, eu acredito que isso já está acontecendo.

    Enfim, desacelera e relaxa (você só tem 30 anos) antes de seguir em frente. Vai dar tudo certo!

    ResponderExcluir
  3. Sabe, sei lá, tá ligado...a vida passa muito rápido...é melhor a gente só fazer o que gosta hahaha se não tem solução naquela hora...deixa pra lá sabe...hahaha a hora que o vento bater a favor, com certeza a gente aproveita pra voar! Beijos

    ResponderExcluir
  4. é isso mesmo Eve!! Tem mesmo é que aproveitar e não fazer nada às vezes, ou sempre, e pensar e resolver, ou não... é disso que é feita a vida... e a roupa que espere!

    ResponderExcluir
  5. Uma das prioridades da minha vida, é respeitar o meu tempo pras coisas, como vc disse esperar os ventos virarem!! (claro se der na telha eu reclamo enquanto espero, rss)
    Quando eu li seu texto lembrei da musica...Nada é melhor do que nao fazer nada, só pra deitar e rolar com vc!!
    Nao fazer nada, tb é uma forma de fazer algo....Nada!!
    bjs Eve!!

    ResponderExcluir
  6. Eve aqui na Alemanha oficialmente as mulheres podem se aposentar com 65 até 67 anos mais ou menos isso, vc tem tempo suficiente p pensar em alguma coisa, nao esquenta a cabeca, pensa em algo e quando vc menos esperar vc já estará fazendo, entao nega vc tem tempo, nós temos, eu to na mesma, bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi,as vezes me da uma vontade danada de trabalhar,mas ai eu sento aqui no sofa,comeco a ler os blogs....e passa.Carpe Diem!
    Cris

    ResponderExcluir
  8. ah menina, e eu aqui, no olho do furacao!! esperando pra ver o que vai sobrar.

    Amo vc

    ResponderExcluir
  9. Eve,

    Nessas últimas férias me senti assim várias vezes, culpada por não estar fazendo nada! A gente fica tão condicionada à rotina do dia a dia, a ter que fazer, ter que produzir resultados, que quando se vê num momento de descanso, acaba se sentindo como um peixe fora dágua!

    Gostei do seu post!

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  10. Eve eu resolvi parar de brigar com a Holanda, resolucao de ano novo mesmo. Eu estava sempre muito brava contudo, hoje em dia resolvi cuidar da minha saudade, tentar fazer mais o que me da prazer e me dedicar exclusivamente as pessoas que eu amo muito. E nao eh que o segredo parecia ser esse?

    beijos

    ResponderExcluir
  11. "a gente tem que esperar o vento virar e não dá pra ficar de mal com o mundo por causa disso."

    ESTOU EXATAMENTE ASSIM, NO MOMENTO!

    bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  12. Oi Eve,acho que nós temos uma tendência muito grande "procurar- chifres-na-cabeça-de-cavalo". Estou aprendendo com o passar do tempo, que tudo tem o seu tempo na vida, acho que é o que vc chamou de "o vento passar (ou virar)". Não adianta enlouquecer, ficar se enchendo de culpa, com taquicardia, insatisfeita,( falo isso pra mim mesmo), pq na vida nada acontece por acaso, e nem na hora errada, claro que nao falo de sentar e ficar acomodada, vendo a banda passar. Mas sim, um passo de cada vez. Respeitando a sua saúde física e mental, e sendo feliz o máximo que conseguir todos os dias e o dia todo. Eu gostaria de saber como está a sua saúde, se a tal bactéria já vazou daí. Eve, um beijo grande e parabéns por ter usado o tempo livre forçado no hospital pra refletir. Bjim.

    ResponderExcluir
  13. Oi Eve, que saudades que eu estava daqui. Correria total, festas de fim de ano, viagem para o nordeste, carnaval, sofrer assalto a mão armada e roubo de carro, pois é a vida não é só alegria, né. Mas aos pouquinhos vou voltando com o meu blog e volto a visitar os amigos queridos....BJS!

    ResponderExcluir
  14. Bjimmm e esquenta nao...bom demais "dá um tempo no tempo" ahahahahah.
    ely

    ResponderExcluir
  15. Tem hora que não adianta estressar mesmo ... a vida quer o que ela quer, tem hora que é necessário dar uma "pausa"! ;)

    ResponderExcluir
  16. Oi minha flor!

    Pois é...depois que vim pra Alemanha, aderi esse "lema":
    Simplesmente viva um dia de cada vez e faca o que tiver vontade, assim tu serás mais feliz! = )
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Eve!
    Acho q faz bem viver na calma e ser grata por tudo.
    Fico feliz por vc estar melhor.
    Viva la vida!

    xoxo

    ResponderExcluir
  18. Adorei esse post!
    Tudo tem o tempo certo de acontecer...nao adianta lutar contra o tempo.
    o negocio é desacelerar e aproveitar porque só se vive uma vez!
    que o vento leve tudo de ruim e traga so coisas boas pra voce a partir de agora!

    e nao se esqueca carpe diem!

    ResponderExcluir
  19. Ola,
    Gostei muito do seu blog!
    Sou psicóloga e acredito que o expatriado adquire muita resiliência, por ter que, muitas vezes, conviver com uma cultura bem diferente da sua. É necessário muita força para ficar longe de todos, resolver tudo sozinho, desde os problemas mais simples até as questões mais difíceis.
    Um abraço,
    Transformare Psicologia

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P