sábado, 22 de outubro de 2011

A fogueira que eu pulei

Seguinte, meu povo:

Mais ou menos final de junho, início de julho, percebi uma mancha vermelha no meu braço esquerdo. Como eu tinha, praticamente, acabado de chegar de uma viagem, pensei que fosse queimadura de sol. Era na dobra do cotovelo, grande, mas deixei pra lá.

Aí, percebi outras manchinhas nas panturrilhas, que eu pensava também serem por exposição ao sol. Era verão e estava indo com frequência a parques e gente branquela (oi?) tem a pele muito sensível.

O tempo foi passando e as manchas não sumiam. Até que eu percebi que, não só elas não sumiam como cresciam (aumentavam de tamanho) também. E pioravam quando eu tomava banho (acho que a água quente deixava a pele mais sensível).

Aí eu procurava razões para essas manchas aparecerem. Como não coçavam, nem ardiam, relacionei a stress. Eu tinha esquecido que a do braço tinha surgido no verão, e achava que as manchas, já elevadas à categoria "placas", eram provocadas pelo nível de stress que eu estava tendo no estágio.

Foi quando o estágio acabou, eu relaxei, mas as manchas não sumiram. Pior, surgiu da noite para o dia uma no joelho que começava a crescer rapidamente. As manchas tinham se espalhado nas pernas e nos braços apenas. Tinha dias que estavam mais escuras, outros mais claras.

Decidi ir a uma dermatologista para ver o que era. Cheguei lá, mostrei as manchas e ela mandou eu tirar a roupa. Dois minutos de análise e ela disse: carrapato. Eu disse que não podia ser, que não me lembrava de ter sido mordida por nenhum carrapato. Aí, ela disse que poderia ter um período de incubação de até seis meses. Voltei seis meses na memória desde que a primeira mancha apareceu e aonde eu estava? Brasil.

Não me lembro de nenhum encontro fortuito (ui!) com um carrapato nesse período. E nem sei se foi lá também. Porque, aqui na Alemanha tem carrapatos e quando se deita em gramas de parques frequentados por cachorros, você está exposto a essa probabilidade. Atenção, muita atenção!

Eu sei que eu passei 20 dias tomando um antibiótico bem forte, que acabou com o meu estômago no período e eu não poderia tomar sol, para não tornar as manchas permanentes na pele.

Agora, elas sumiram (algumas ainda estão no processo). Contudo, vocês devem estar se perguntando qual a relação do carrapato com as manchas, né? E mais ainda: que fogueira foi essa que eu disse ter pulado?

Simples, o carrapato (que sumiu no dia seguinte, sem deixar nome e telefone, já que eu estava tão bêbada para não me lembrar desse encontro) me transmitiu uma bactéria, que, por consequência, provocou as manchas na minha pele. Que, se não identificadas e tratadas devidamente, poderiam resultar em sequelas muito piores, como miningite, problemas neurológicos (alucinações e dores de cabeça incluídos), cardiácos e artrite.

Eu fui diagnosticada com a Doença de Lyme ou, em alemão, Borreliose. Eu dei muita sorte, pois, do período que as manchas começarama a aparecer até eu ir ao médico já tinham se passado três meses. Não recomendo que façam o que eu fiz.

Além da "sorte" que eu tive em ter tido as manchas. Poderia logo passar para os sintomas seguintes, né?

Então, meu povo, atenção aos matos que vocês andam deitando, hein? ;)

P.S. Eu só estou contando pra servir de informação, tá? E esperei ficar curada pra não matar ninguém de angústia também. De nada!

P.S. do P.S. Dá licença que vou ali botar o unicórnio azul pra fora, pois ele anda discutindo muito com a fadinha do jardim. =P

24 comentários:

  1. Flooooor! Meu deus, que trágico!
    Quer dizer que carrapatos do Brasil passam isso também?
    Teve um amigo meu que foi mordido por um carrapato em Munique e pegou aquela febre-do-mals que carrapato transmite, e quase morreu!

    Que nojo que eu tenho desses bichos, aliás =X

    Beijo e melhoras,

    ResponderExcluir
  2. Uiii!

    Ainda bem que vc procurou ajuda!
    O Rosinha descobriu uma pinta escura e foi logo ao médico , se fosse eu ignoraria, certeza , o pior é que ele foi diagnosticado com o pior tipo de cancêr de pele a coisa boa foi que estava no começo e ele ficou logo bom depois da cirurgia de retirada...imagina se ele tivesse deixado passar, né?

    beijoooo e olhe bem no mato que vc se enfia de agora em diante, né? hahahah

    ResponderExcluir
  3. Putz! Vc teve mesmo sorte! Depois de todos as complicações brabas citadas, vc só ficou com um jardim de contos de fadas! :D

    Brincadeiras à parte, fico feliz por ter se recuperado bem.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. MENINA!!!

    :-O

    Que bom que "só" foi isso!

    ResponderExcluir
  5. Menina, foi uma baita fogueira mesmo, eu já ouvi falar disso, tanto carrapatos como pulgas (nao sei se pulga é um carrapato pequeno ou se são da mesma família ou a mesma coisa) mas enfim, uma ex professora aqui na Noruega foi picada por uma pulga ou carrapato enquanto caminhava em um parque e teve que ir pra hospital e tudo, ficou uns dias afastada do trabalho, tomando remedios bem fortes. Seu post é interessantissimo e de muita ajuda, poucas pessoas sabem disso (eu sabia de forma superficial e agora depois do post com mais detalhes) e por uma picada podemos ter um problema muito grave de saúde. Valeu pelo alerta, vou até postar no meu blog encaminhando pra cá.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Nossa!
    Sabe que eu nunca me preocupo com carrapatos quando eu visito um parque?
    Nunca havia pensado nisso e que eles transmitem tantas doenças. Geralmente só presto atenção nas formigas. Uma vez minha irmã se sentou em cima de um formigueiro lá no Ibirapuera. E aí você já sabe o que aconteceu, né...

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  7. Eve, aqui na Holanda também andou rolando um papo de carrapato...muita gente andou se dando mal ao ficar por aí andando no mato e nos parques. Então não duvido que tenha sido aí mesmo na Alemanha que o bichinho te pegou, viu! Ainda bem que vc foi diagnosticada rápido e tb medicada. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eve, fico feliz em saber que essa história terminou bem. As vezes vamos deixando a nossa saúde de lado, por causa de certas prioridades. Não faça mais isso, mocinha! Pode ser perigoso. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eve, fico feliz em saber que essa história terminou bem. As vezes vamos deixando a nossa saúde de lado, por causa de certas prioridades. Não faça mais isso, mocinha! Pode ser perigoso. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. que susto em Eve ? nossa + ainda bem que deu td certo... eu tenho pavor de machas quando aparece eu já corro pra vê do que se trata, tenho + medo da dor do que de ficar doente rsrsrsrs... bjs

    ResponderExcluir
  11. Nossa Eve! Menina, que bom que nada mais sério ocorreu. Agora, já sabe, se algo estranho aparecer vai logo no médico. Bj

    ResponderExcluir
  12. Que bom que você foi medicada a tempo!!! Eu também só ouvi falar da Doenca de Lyme esse ano (http://joaninhabacana.blogspot.com/2011/04/to-de-olho-roxo.html), quando apareceu uma mancha muito estranha do lado do meu olho depois de caminhar por uma floresta. Cada coisa que a gente aprende por aqui, né? :-)
    Beijocas, Angie

    ResponderExcluir
  13. Que bom que foste diagnosticada e estah em tratamento!!!
    Carrapatos fazem parte dos bichinhos que não posso nem ver em foto, fico toda arrepiada (no mal sentido!)
    Quando tinha cachorros no Brasil eles nunca tiveram.
    Mas eu sou meio chata mesmo, nunca sento nem em areia de praia se não tiver uma "canga" ou toalha... E em parques tb!!! Sempre digo que nunca sei o que posso encontrar!!! Passo por "princesa" perto dos amigos, mas morro de medo mesmo!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, Eve!
    Eu s'o ouvi falar dessa doenca aqui, porque tambem conheco uma pessoa que teve que ficar internada por causa disso.
    Eu sempre tive cachorros no Brasil, e meus pais moravam praticamente no meio do mato, entao me lembro de ter encontrado carrapatos no meu corpo em varias ocasioes, mas gracas a deus a unica coisa que tive foi aquela coceirinha boa, rsrs.Aqui me parece mais ou menos comum encontrar carrapatos infectados com essa bacteria...que medo!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  15. Huahauhauahauha! (Rindo primeiro do unicórnio azul discutindo com a fadinha do jardim!)
    Menina, sua doida, não faça mais isso não, hein?! Que perigo! Eu sou neurótica, na verdade detesto ficar doente, então, se sinto qualquer coisa ou vejo qualquer coisa diferente no meu corpo, vou correndo no médico! Rsrsrs!
    Mas que bom que já passou e você está bem! :D

    ResponderExcluir
  16. Eve, menina, a Borreliose eh comum aqui na Austria também. No Brasil, nunca ouvi falar e olha que a casa da minha mae eh cheia de viralaras fofinhos que nos recolhemos abandondos na rua.
    Aqui tem até vacina, outro dia meu hasdoktor perguntou se eu e marido já haviamos tomado, mas como as vacinas sao cara e eu nem tenho cachorro, deixei prá lá... Mas eu vivo em parques, no verao, claro, entao proximo ano eu vou me vacinar.
    Que bom que a identificacao e tratamento fluiram sem traumas pra vc
    bjo

    ResponderExcluir
  17. Vixe! Ainda bem que tudo se resolveu a contento! A gente não pode mesmo bobear - percebeu alguma coisa diferente, tem que checar. Eu brinco que é pra isso que pago horrores de plano de saúde, uai, vou lá e o máximo que pode acontecer é o médico achar que eu sou neurada... :)
    bjk
    Mônica

    ResponderExcluir
  18. Menina, carrapato e uma merda...

    Que bom que vc foi ao medico a tempo ( oi??) e acabou conseguindo se curar dessa meleca.

    :-)

    ResponderExcluir
  19. Eu já tive isso tb. Quando conto que fui picada por um carrapato doente ninguém acredita. hahaha

    ResponderExcluir
  20. Isso e muito comum no sul da Alemanha, mas acontece em outras regiões tb. Por isso que no verão tem tanta propaganda de repelente , nunca reparou? Tem um próprio pra carrapato e até um kit com uma pinça especial pra tirar o bicho, que se for feito direito, complica ainda mais. Vc deu muita sorte mesmo, essa meningite do carrapato é seríssima. Que bom que foi tudo bem. Bjs

    ResponderExcluir
  21. Ma, nunca tinha reparado até chegar no consultório da dermatologista e ver um monte de aviso e lembrete sobre a vacina. Fail! rs

    Meninas, obrigada pelos comentários. E percebam que o negócio aqui na Europa é mais frequente do que pensamos. Muito cuidado no próximo verão, hein? Eu aprendi a lição! ;)

    Bjs procês!

    ResponderExcluir
  22. Menina que bronca! ainda bem que vc se recuperou, agora até eu vou ficar de olho por onde ando.

    ResponderExcluir
  23. Ei Eve.
    Estou passeando pelas suas postagens antigas.
    As meninas estão certas. Essa borreliose você pegou por aí. Eritema crônico migratório (a manifestação dermatológica da doença) existe no Brasil mas é coisa muito rara. Euzinha só conheço de livro.
    Beijocas!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P