terça-feira, 9 de agosto de 2011

Praga!

Desde que eu cheguei na Alemanha, tenho vontade de conhecer outras cidades européias. Uma delas sempre foi Praga, porque conhecia a fama de ser muito bonita, como Viena e Budapeste também têm e, por isso, estão na minha lista.

Achamos uma promoção de trem e pensamos que essa era a nossa hora. Afinal, a gente não viaja mais porque não tem muito $$ à disposição. Deixa eu passar a ganhar um salário decente, pelo menos, né?

Chegamos em Praga na quinta, por volta de meio dia, fomos ao hotel, que fica perto do centro antigo, deixamos as malas e fomos passear. Eu fiquei encantada. A cidade é antiga e como não foi muito antigida pela segunda guerra, os prédios ainda são as construções originais. Tudo lindo.
Muita gente. Muita gente. Muita gente. Gente. Muita. Sério. Tinha coisas que a gente queria fazer e desistia pela quantidade de gente que já estava no lugar. Mas, isso não foi motivo para eu deixar de aproveitar a viagem.
Eu disse que era gente...
À noite, Praga é ainda mais bonita. Uma coisa de outro mundo com os prédios iluminados. Também comi e bebi bastante. Pessoa que não aguenta beber dizendo que bebeu bastante. Aham... Mas, né, como poderia não beber com as melhores cervejas da europa à disposição por 1 euro o meio litro? Eu escrevi MEIO LITRO.

O tempo também estava maravilhoso. Fez sol todos os dias, exceto no domingo que foi chuvoso. Como foi o dia do nosso retorno, não teve problemas. ;)

Só não queiram que eu diga o nome dos lugares aonde estive, ok? Se já tenho problema com o alemão que ouço todo dia, imagina aí com o tcheco? Ai, ai...

Duas coisas me chamaram a atenção na cidade, além de todo o resto: a quantidade de livrarias e concertos clássicos nas igrejas que aconteciam todos os dias, o que demonstra uma cultura e arte vibrante na cidade; e os mendigos. Pois é. Alemanha está me deixando mal acostumada. Só que não foi só por vê-los que chamou a minha atenção, foi a postura de humilhação que eles faziam para pedir a esmola. Foi de partir meu coração brasileiro...Como se nada mais valesse, como se não houvesse mais dignidade. Triste.

Ai meu coração...
Mudando de assunto: micos da viagem: eu queria falar Tcheca e só falava Polônia (não, nada a ver com posição geográfica, pois sei aonde ficam as duas. Era bobeira mesmo. rs), eu queria falar Thank you, e só falava Danke. A pessoa chega com fome e sono da viagem e a primeira coisa que faz, ao invés de descansar é tomar meio litro de cerveja de barriga vazia. Ok, antes da cerveja terminar a comida já tinha chegado, mas né, custava esperar um pouquinho?? Não né? Bêbada no primeiro dia. Rá!

Eu vou voltar numa época que não tenha tanta gente. E próximo destino será Budapeste! Ou não, quem sabe... rsrs

16 comentários:

  1. Aprendeu piadinha maldosa tambem? Do tipo: "comprou uma bunda na tcheca e pagou com kct!" o.O hehehe

    (bunda=casaco em tcheco, kct=abreviacao da coroa tcheca, e tcheca é um trocadilho infeliz mesmo)

    a cidade e linda, otima para comprar coisas e cristal (tem dois jogos de taças de lá!) e ver teatro de bonecos, que eu infelizmente nao vi mas sei que eles tem uma tradicao muuuuito antiga no assunto.

    mas eu tb nao lembro nome de nada alem da Ponte Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Jaaaaannnnneeee! Vc estragou meu próximo post!! Eu te odilho! Te odilho!
    E pior, conta a piada e ainda explica. Afff! Sem graça! Nao sou mais sua amiga. hahahahahahaha

    Bjs, fofura da titia!
    Viu? Já passou. =P

    ResponderExcluir
  3. Eve que coincidência, compramos essa semana passagens pra Praga, eu queria tanto ir a anos,mas sempre tinha um probleminha $$$. Vamos final de setembro pra comemorar o niver de casamento.QUERO DICAS :)

    Beijao

    ResponderExcluir
  4. hahahahahahahahahahaha to dando gargalhadas!

    tudo bem, eu deixo voce editar o comentario, tirar a piada e contar do seu jeito depois. nao fico chateada nao! hehehe

    beijo!

    ResponderExcluir
  5. Ah é tudo de bom poder passear, espero em breve poder também dar meus rolês...tem tanta coisa linda neste mundo pra gente ver...temos mesmo que aproveitar! Lindas fotos! Agora tu com aquela canecona...tava com sede hein?!?! hahahahahha Bjs

    ResponderExcluir
  6. Aff. Eve....PERFEITO... tb é um dos meus sonhos...quem sabe????? beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu conheco várias pessoas que já estiveram em Praga e são absolutamente apaixonados, pq é mesmo lindo!

    ResponderExcluir
  8. Nooossa que viagem bacana, lugar lindo eu na minha burrice li na minha lista de blog apenas a palavra ´´praga´´dizendo que vc havia feito novo post, eu pensei logo ixi..deu rato ou barata na casa da Eve, mas olhaê essa sua Praga foi uma bencao rsss do que uma Praga mesmo né? rss Nunca que eu associei o lugar a palavra juro, só depois de ler mesmo..como sempre amo, de apaixao,adorei a noite linnnnnnda fotos. um xerinho viu?

    ResponderExcluir
  9. que maravilha, adoro Praga!
    que bom que fostes eve. mas como assim proximo destino será Budapeste? E a Suiiiiiça!!!!!!!!???

    ResponderExcluir
  10. Acabei de chegar no seu blog via o da Gisley (EUA) porque o post me interessou muito: estou indo para Praga esse final de semana! Desde pequenininha sonhava com essa cidade, desde que li o livro 3O riso e o esquecimento", de Milan Kundera.
    Será que vc pode me ajudar com uma ajudinha bem básica? Quanto vc acha que duas pessoas precisam levar para passar 3 dias (considerando alimentação, transporte e entradas)? Pode ser em euros, pois vivo na França, e como vc que mora na Alemanha, deve converter tudo em euros... hj fui trocar dinheiro para a moeda do pais e não tenho idéia se vou levar muito ou pouco...
    Agradeço desde já!
    Grande abraço
    Milena

    ResponderExcluir
  11. Oi Milena,

    A cotaçao pode variar de lugar pra lugar. Tem restaurante que aceita euros, tem outros que só coroas. Mas a média foi 1 euro = 24 coroas. Comemos em restaurantes tchecos que nao estavam, necessariamente, nos trechos turísticos e gastávamos uns 15 euros por refeiçao e bebidas. Entradas ficam nessa faixa também. Acho que nós gastamos uma média de 100 euros por dia.
    Vale a pena. ;)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Que delícia de viagem!
    Adorei as fotos!
    Estou fazendo planos pra visitar meu primo que foi agora em Julho pra Alemanha fazer uma pós que durará dois anos e meio!
    Quem sabe não estico a viagem e faço um mini tour pela Europa?
    Rs..rs..rs..
    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. eu acho Praga uma cidade muito bonita mas nao gostei dela por causa do tratamento com os turistas...eles sao bem malandrinhos mesmo! hehe E de algum jeito sao meio rabugentos tb. Alem de ter achado a cidade meio suja e tumultuada. Nao sei se foi implicancia, mas nao faço questao de voltar, apesar dos monumentos e prédios historicos serem lindos!! Ja Budapeste eu adorei! ;) bjs!

    ResponderExcluir
  14. Estudei com uma theca ano passado no curso de inglês. Ela sempre me falava de quão linda era Praga e agora vc confirmou :)! - tem um encanto que é bem transmitida nas fotos!

    Parabéns pela viagem e gostei muito da blusa que vc está usando na foto.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  15. Ueebbbaaaa... neste post preciso dar meus pitacos:

    1º PRAGA É A CIDADE MAIS LINDA DO MUNDO. Pra mim. Tem o lugar mais especial no meu coração. Cheia, vazia, fria ou quente EU AMO PRAGA.

    2º Se a próxima visita é Budapeste, por favor, avise e faremos o roteiro juntas, ok? Será um prazer te mostrar a parte linda da cidade (é, pq tem muita coisa feia, tipo mendigos, e coisas ainda piores).

    3º Ai te dou dicas de tcheco, porque o namorido aqui é tcheco, para que vc possa usar nas próximas viagens à Praga.

    4º Cerveja tcheca é mais barata que a água; eles bebem cerveja pra curar tudo. E vc comeu knedlik? (que na áustria eles chamam de knödel?) com porco? Se não, deve voltar à Praga :) :)

    pusinky pro tebe (beijinhos pra vc em tcheco!)

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P