segunda-feira, 1 de agosto de 2011

FAQ - 22. Folga, quequiéisso?

Estou de folga. Pois é, pois é, pois é!

Tirei uma semana de folga do estágio. Oi? Estagiário tira folga? Não, não tira. Estagiário tem férias. Rá!

Tirando o salariozinho, a lei é a mesma para funcionários comuns, pelo menos, o contrato que assinei é. Então que aqui se tem direito a dois dias úteis de férias por mês trabalhado. (Pausa para vocês fazerem as contas.)

Sim, isso mesmo. Por ano, um trabalhador na Alemanha tem direito a 24 dias úteis de férias. O que significa cinco semanas em casa sem fazer nada. Mas, calma, a alegria acaba aí. Porque não se paga 1/3 a mais do salário só porque se tira férias.

Tirando, óbvio, o fato de que, em algumas profissões e empresas, férias precisarem ser programadas e acertadas com a gerência (oi, médico não pode sair no meio do plantão, né?), acho muito mais simples tirar férias aqui do que no Brasil. No meu caso, só precisei perguntar ao chefe se podia tirar férias nos dias que eu queria (ele não tinha motivo pra negar), preencher um formulário e, pronto, tinha minha semaninha de folga (primeira parte do contrato foram três meses, lembram? Então...)

Além disso, se eu quisesse ficar seis sextas-feiras sem trabalhar, ao invés de tirar uma semana e um dia de folga/férias, poderia. Ou se quisesse tirar dois dias essa semana e dois dias daqui a quinze dias, a mesma coisa. Se eu já tivesse um ano, e quisesse tirar duas semanas em janeiro para ir ao Brasil e outras três semanas pra curtir o verão de Berlin (cadê esse verão, meu povo?) também poderia. Claro, chefinho tem que liberar.

Tem mais: provavelmente vocês perceberam que eu não precisei trabalhar um ano primeiro para só depois ter direito às férias, né? Pois é. Não precisa.

Chique, né?

Como nada é perfeito, vou fazer a proposta de se pagar 1/3 a mais nas férias (e entrar para a fila do desemprego).

10 comentários:

  1. Pôxa, legal você ter esses direitos...
    :)

    ResponderExcluir
  2. algumas raras empresas grandes oferecem o Urlaubsgeld e o 13o salario ainda...acredita?! ta cada vez mais raro mas ainda nao viraram lenda ;) Mas o mais importante eu acho ainda a descomplicacao de se tirar ferias..é como vc falou: perguntar pro chefe, preencher o formulario e correr pro abraço! =) bjs e aproveita!

    ResponderExcluir
  3. eh, tb axo mais facil tirar ferias aqui. Sem falar nos 'leaving days' ai tb tem? Nao sei direito mas sao uns 20 ou mais dias a mais pra tirar folga, mas depende do contrato tb.

    ResponderExcluir
  4. O mais legal sao as empresas que oferecem 30 dias uteis!! 6 semanonas de férias por ano yuhuuuu.

    Espero que minha prox empresa seja tao legal qto a atual (da qual vou sair no fim do mes qdo vence meu contrato de estudante) ;)

    Mas sem duvida tirar ferias aqui é melhor, no Brasil final de semana conta, aqui nao! E como vc falou estagiario, estudante, todos tem os mesmos direitos.

    ResponderExcluir
  5. Sistema europeu é tudo de bom sobre esse ponto de vista, né? Me lembro quando passei 3 meses estagiando na ONU em Genebra, e ganhava 2,5 dias de férias por cada mês trabalhando. Ou seja, mesmo com contrato de apenas 3 meses, tive quase 8 dias de férias (que tirei, claro, para viajar a Munique, Londres, e Bruxelas. Tudo de bom! rsrsrsr)
    Aproveite muito sua semana de folga (e que o verão apareça por aí logo)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Eve, trabalhar na Alemanha é bom demais!! Férias sem ter um ano de trabalho?? Essa eu nunca tinha visto. heheheh Ah, quando eu era estagiária no Brasil, tb tive direito a tudo, inclusive décimo terceiro. Uma beleza!! Bj

    ResponderExcluir
  7. Eu acho super prático isso de vc tirar férias quando quiser e o tempo que quiser. No Brasil tem que ser tudo de uma vez. As leis mudaram pros estagiários no Brasil. Pouco antes de eu sair de lá fiquei sabendo disso, agora estagiário tem os mesmos direitos de um funcionário, ou seja, férias e 13°.
    Aqui só acho estranho que nao haja uma regra pra todas as empresas e sim que cada uma faz como quer. Marido tem 30 dias de férias e recebe o urlaubsgeld mas em compensacao estagiários da empresa nao recebe nem 1 euro...
    Ah e tem outra coisa estranha. No Brasil a gente se candidata a um emprego já sabendo quanto vai ganhar (pelo menos na maioria das vezes, pois o atrativo está no salário e nos benefícios) já aqui isso vem por último. Vc só fica sabendo quando já foi selecionado. (também acho que nao seja regra, mas na minha área pelo menos é assim).

    ResponderExcluir
  8. Legal ferias no verao sem um ano de trabalho...muito legal mesmo..eu ri vc dizer kd o verao?? ele tb na apareceu por aqui, onde anda esse danado???? querida boas ferias....ja vamos esperar um post lindo do que vc fez nesses dias em ferias.... bjs

    ResponderExcluir
  9. Eve, espero que esses dias de férias sejam ótimos e que o verão de Berlim seja perfeito.

    Quanto ao trabalho, você tem mostrado o quanto é competente. =)

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  10. Faço minhas as suas palavras! Onde foi parar o verão alemão??? Chato começar o outono já em julho. Buááááá

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P