segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Corrão para as colinas*

Daí que eu tenho um colega de trabalho que tem uma cunhada brasileira. Não sei o quanto eles convivem, nem mesmo se ela mora aqui em Berlin.

Só sei que, de vez em quando, ele vem com umas bem doidas, sabe?

Aí:
- Você veio de onde no Brasil?
- Da Bahia.
- É perto de São Paulo?

Momento pausa: TO-DO MUN-DO que nunca esteve no Brasil me pergunta isso. É a única referência que eles têm do Brasil. E usam essa informação para mostrar que sabem alguma coisa do país. Pelo menos, quero acreditar nisso. Fim da pausa.

- Não. São Paulo é mais para o sul. Eu morei no nordeste.

Pare tudo que você está fazendo, preste bem atenção. Eu vou contar uma coisa inédita que nunca tinha ouvido na vida!

- É perto da Argentina?

What? Was? O quê? Hein?

Eu dei uma gargalhada na cara dele. E o levei até o mapa mundi que ELE tem na sua sala.

São Paulo, eu até aceito. Mas, porra, Argentina, véio? Ahhhh! Vai catar batata!

*Eu sei que o certo é "corram". Vocês não frenquentam a Internet, não? hahahahah

18 comentários:

  1. Rsrsrsrsrs Essa é demais! Mas também, sendo um pouco justa, aposto que se um austríaco de Salzburgo chegasse no Brasil e falasse de onde ele veio, provavelmente iriam perguntar "É perto de Berlin?" Falta de conhecimento geográfico não tem nacionalidade...vejo isso muito pelos meus alunos. Já tive alunos da graduação que vieram de vários países diferentes (Bahrain, Dinamarca, Israel, Australia, Curaçao, etc, além dos americanos) e sempre que dou a aula sobre política no Brasil, começo perguntando: qual é a capital do Brasil? (resposta unanime 1: São Paulo. resposta menos unanime, porem bem comum: Rio...uma vez me falaram buenos aires...vc não imagina o quanto é difícil vc, a professora, não cair nas gargalhadas nessas horas...)
    Porém, quando estou no Brasil e falo que moro em DC mas o meu marido mora em Chicago, muita gente pergunta "Ah, dá para ir dirigindo, né?" (bem, até que dá, mas 15 horas não é lá tão trivial assim...) ou então "nossa, mas Chicago não é perto da California e DC perto de NY?" Enfim, em geral, o conhecimento geográfico está bem fraquinho...não que isso seja uma desculpa, mas o negócio é ruim para todos...
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. ahaha normal! aqui na Itália é a mesma coisa. o pior é que os italianos tem a referência do Brasil = nordeste, acham que faz calor o ano todo, e outra, que vivemos na praia e temos a vida mansa... ai ai ai! eu nao aguento! Outro dia uma disse: ah, lá falam espanhol né? a capital é buenos aires? Eu disse: não, essa é a capital da argentina. resposta: ah, mas argentina, brasil, tudo a mesma coisa...... :o... pois é!

    ResponderExcluir
  3. Eve aqui povo sabe mais do Nordeste que nós de SP. Outro dia o colega de trabalho falou sobre Natal e Fernando de Noronha, fiquei boba. E logico,todos conhecem o Rio, São Paulo mesmo os holandeses nem dão bola.

    beijao

    ResponderExcluir
  4. Essa foi boa, Eve!
    Eu que pensava que os alemães fossem cultos.
    Ai, ai, me amarrota que eu estou passada!!!

    ResponderExcluir
  5. Eve, nem tenho coragem de criticar viu, pq eu tb já disse cada burrice sobre a Europa que me envergonho... Tcs, tcs, tcs...

    ResponderExcluir
  6. Como sou péssima de geografia ao quadrado, nem posso pensar nada do cara, mas já a parte do corrão eu não entendi, kkkk
    Vou já dá uma sacada no google.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Néééssa!!
    Eu até aceito, pq Arrentina é vizinha de Santa Catarina.
    Pros que só sabem 'Rio de Janeiro', eu tenho que dizer: Sul. Sul, sul, sul. Não São Paulo, S-U-L.

    Tem uns mais sabidos que soltam "Ahhh perto de Foz do Iguaçu?"
    Okay.

    Ninguém nunca mas nie never vai saber onde fica Joinville né?

    ResponderExcluir
  8. muitos americanos me dizem que a capital do Brasil é Buenos Aires, acho muito engracado e que falamos espanhol.

    ResponderExcluir
  9. Pois é, Eve, tô com as meninas aí em cima. Não sei que lugar fica na Austria, na Alemanha, Holanda, pra mim é tudo a mesma coisa. Só livro a cara nas capitais e olhe lá. Então nem achei assim tão escabroso não...
    Beijoca, saudade de você nestes dias aqui na Bahia. Aquele encontrim foi legal.

    ResponderExcluir
  10. Geografia é difícil.
    Quando fiquei sabendo que iria fazer estágio em Tübingen (perto de Stuttgart), tive que procurar no mapa onde ficava, não tinha idéia. Sabia só (mais ou menos) Frankfurt, Berlin e Munique.
    Já na Alemanha, quando descobriam que era brasileira, aguns falavam " ahh, eu sei espanhol!", e eu, na minha ingenuidade, respondia "eu até entendo, mas não falo espanhol". Ainda bem q não percebia a ignorancia do outro, pq iria me estressar.
    outra coisa que me perguntavam muito é se eu conhecia a floresta amazonica. infelizmente não :( mas tinha que explicar que era bem longe de São Paulo.
    enfim, Geografia ainda confunde muita gente.

    Bjos
    Larissa

    ResponderExcluir
  11. Não acho que dê pra julgar os alemães como incultos porque não sabem onde fica isso ou aquilo. Os que conheço sabem muito mais sobre geopolítica, por exemplo, do que muita gente que se acha antenada. Eu, quando se fala sobre alguns países do oriente médio, sei muito pouco.

    No caso do colega da Eve, creio que ele queria puxar conversa e mostrar que sabia um pouquinho... cometeu uma gafe, neh? Mas da próxima vez ele vai saber a resposta certa hehe

    Acho mais absurdo se um brasileiro não sabe sobre o próprio país. Os alemaes com certeza sabem sobre o deles. Dou um descontinho aos brazucas por nosso pais ser taaaaaao grande!

    ResponderExcluir
  12. Apenas um conselhinho pro amigo da Eve: Olhe para a p**** do mapa que vc tem na sa sala ao invés de usá-lo como "enfeite"! hehe

    ResponderExcluir
  13. ai ai ai...isso pq vc disse que sao paulo é mais ao sul e vc morou no nordeste! =D e isso pq ele tem uma cunhada brasileira. Meus sais. O jeito é respirar fundo e desvendar o mapa mundi com ele. Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Pior seria ele dizer.. ahh sim, perto de Buenos Aires, capital do Brasil né? :P Eu já ouvi isso... juro!

    ResponderExcluir
  15. kakkakakak! Olhe, eu já ouvi coisa pior, te juro. Já me diverti pacas com isso. kakak Bj

    ResponderExcluir
  16. Pelo menos ele perguntou.
    Já pensou se estivesse afirmando? rs
    Chaan

    ResponderExcluir
  17. Essa desorientação geográfica rende cada história. No final das contas a gente ensina, aprende e se diverte ;)

    Beijo Eve!

    ResponderExcluir
  18. kkk... E me parece que ele estava mesmo querendo se envolver...

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P