sábado, 18 de junho de 2011

Fácil não é (ou senta que lá vem história)

Ninguém disse que seria. E eu já cheguei aqui sabendo. É só ler o subtítulo do blog. ;)

Quando eu fiz dois meses de estágio, conversei de novo com meu chefe, queria aproveitar a oportunidade pra falar sobre perspectivas. Abre parêntesis: eu acertei seis meses de estágio com meu chefe, mas só recebi um contrato de três meses. Então, em um mês teríamos que falar de renovação de contrato. Fecha parêntesis.

Eu aproveitei também para perguntar a opinião dele sobre mim, se ele gostaria que eu continuasse na empresa. Olha, te dizer, viu? Tem que ter coragem pra perguntar essas coisas... sabe se lá o que se vai escutar, né?

Como eu já falei aqui em vários textos, tenho sido uma pessoa de sorte. Não seria diferente com meu chefe. O cara é um talento em relação interpessoal, além de ter ótimo humor. Ele sabe "conversar" com as pessoas. Ele sabe conversar comigo. Por exemplo, ele não precisa me dizer quando eu errei o alemão ou quando eu não consegui me expressar direito, o jeito como ele reage me mostra isso. Eu não me sinto intimidada, nem ele precisa ficar o tempo todo me corrigindo.

Ele falou muitas coisas legais sobre mim. Muitas mesmo. Eu disse que me sentia agradecida por ele ser paciente, por ele ter me contratado apesar da minha deficiência em alemão. Mas, também reconheci que criei meu caminho na empresa e queria uma oportunidade para continuar traçando-o.

O que ele faz? Entende o recado, né? Ele me disse que marcaria uma conversa com o presidente, para que eu pudesse ter uma chance de dizer o que penso sobre a empresa e quais seriam meus planos daqui pra frente. Foi nesse contexto que essa conversa aconteceu. Eu fiquei mais de TRÊS horas com eles dois conversando. No meio da conversa, o poderoso chefão me disse que essa era a primeira vez que ele conversava assim com um estagiário, que meu chefe o tinha incentivado e ele não estava arrependido. Ainda disse mais, disse que faria questão que eu ficasse na empresa, que ele precisava de uma pessoa como eu e todo o blábláblá correspondente.

Eu voltei pra casa nas nuvens. E desci nos dias seguintes.

Porque, junto com essa conversa, veio a pressão e a expectativa, dos dois lados. Do meu, que precisava provar que eles não estavam errados e do deles, que queriam que eu apresentasse resultados. O presidente falou com todas as letras que eu tenho que falar mais. Ele se referia ao fato de eu ficar calada nas reuniões. (Realmente, é uma dificuldade que eu tenho, ainda não consigo participar de conversas paralelas, sabem como é?)

Foram três longas semanas. Eu não sabia se seria contratada. Eles não sabiam se eu ia "reagir". Eu sofri.

Tive várias conversas com meu chefe nesse intervalo. No fim, quando ele me fez a proposta final: de não me contratar agora, porque além de o acerto ter sido de seis meses de estágio, ainda não aprendi a me expressar direito (quando falo em "me expressar direito" não é saber ou não falar alemão, é usar as palavras certas para mandar a mensagem certa, pegaram?) e ele não conseguiu convercer a diretoria que me contratasse (é uma S.A., o presidente não decide sozinho), eu estava um caco. Em pedacinhos. E ele, mais uma vez, ressaltou o que o poderoso chefão disse: que eu preciso ser mais agressiva, me "vender" mais para os outros, mostrar o que eu sei etc etc.

Eu não tenho problemas em ouvir críticas, principalmente, as construtivas, aquelas que eu sei que são para o meu bem. Eu mesma pergunto, né? Porém, ouvir naquelas circunstâncias me deixou mal. Eu tinha esperanças de poder vir aqui contar pra vocês que tinha conseguido o contrato de trabalho. Eu tinha esperanças que eu tinha abusado da sorte e conseguido mais essa meta. E aceitar isso, mesmo sabendo que seria difícil, foi complicado. Foi complicado admitir que a culpa foi minha, por não ter mostrado melhor e mais o meu potencial para outras pessoas que são importantes nos processos de decisão da empresa, por entrar muda e sair calada de algumas reuniões, de não ter um alemão melhor...

Meu chefe estava tão tenso quanto eu. Eu só percebi quando ele viu a renovação do contrato de estágio assinado. Ele veio na minha direção correndo e gritando "Você assinou, você assinou!" e me deu um abraço. Eu ouvi o peso caindo de suas costas. De certa forma, me senti melhor depois disso.

Eu assinei o contrato de renovação porque foi o combinado, porque, além do fato de eu não ter virado "funcionária" agora, tudo continua o mesmo, e há as promessas de apoio contínuo do meu chefe e do poderoso chefão, o que significa lobby constante para os três meses que estão (re)começando.

A cobrança acabou? Só começou. E aumentou. Eu tenho que aprender a abrir a boca nas reuniões. Agora com mais um agravante: vai entrar um consultor fixo na empresa a partir de julho. Ele é australiano. Não fala alemão. E quer (além de precisar) conversar comigo. Meu chefe já me avisou: tire seu inglês de onde você o esqueceu e converse com ele! (Eu não deixei ele perceber, mas minhas pernas tremeram nessa hora e estou aqui pensando como destravar o inglês enquanto ainda não sou fluente em alemão.).

Só sei que entrei com a cara e a coragem em dois projetos. Agora, ou eu falo, ou eu falo. rsrs

Fácil não é, né? A gente é que tem que dar nosso jeito.

P.S. Meu astral já melhorou.

24 comentários:

  1. Um pássaro na mão, querida, poderiam ser dois voando, ou não?
    Estou muito feliz por sua pequena vitória. Só posso ver essa nova rodada como um degrau subido.
    Nem vou falar de suas perspectivas quebradas, como vc mesma diz, vida que segue.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. eve paabéns de verdade, ninguém comeca no topo, ainda mais tendo q recomecar. Estrangeiro, nova terra, novo tudo. Segundo estágio, sim, mas nova chance e agora mostre seu potencial, vc tem, todos temos e vc conseguirá o q almeja o seu coracao :)

    ResponderExcluir
  3. Eve, são esses desafios que levam sempre ao sucesso, jogue-se inteiramente, com a cara e a coragem!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. É, vamos em frente. O importante é que vc recebeu um apoio e isso, realmente é muito bom. Não dominar um idioma nos traz angústias. Porque com certeza se vc pudesse se expressar no próprio idioma, com certeza vc teria já deslanchado a sua carreira lá dentro. É só mais um desafio, Eve, ou melhor, dois: o inglês e o alemão.Tudo há de dar certo,o espaço para isso você já conqusitou. Serão dias de muitas expectativas para você, com certeza. Tenha certeza sempre de que você está fazendo tudo que está ao seu alcance e se não for nesta empresa, será em outra. Boa sorte e parabéns! Bom fim de semana, e relax!

    ResponderExcluir
  5. Como Rosa disse: 'Um pássaro na mão', agora é segurar o danado.
    O inglës destrava, vá vendo uns filmes, leia um livro, converse sozinha, se tá no cérebro as portas irão se abrir.
    Muita sorte e sucesso!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Espera... voce ficou mal so porque as coisas estavam saindo exatamente como planejado? Porque, pelo que entendi, se saisse uma efetivacao agora, seria lucro, ne? Eles estao te dando a maior corda, a maior chance! É pegar ou pegar! Sua "trava" é toda psicologica, tenho certeza de que voce consegue. Acredite em voce! Parabens, mil vezes parabens por todo reconhecimento que voce conseguiu ja em tao pouco tempo! Voce vai longe! :)

    ResponderExcluir
  7. Eve primeiramente parabéns! E olha Iwan sempre me diz que eu fico pensando: e ai? e ai? quando eu deveria ficar feliz por as coisas estarem correndo do jeito que estão e SEMPRE, sempre pensar positivo. Você ainda tem tempo e principalmente, você sabe no que deve melhorar, eu tenho certeza que esforçada do jeito que você e porreta você vai se supreender (positivamente) com as mudanças nesse periodo.

    Beijao

    ResponderExcluir
  8. Eve, parabéns pela coragem de procurar um emprego e colocar a "cara a tapa". Isso mostra a sua garra e coragem. As dificuldades existem para nos deixar mais fortes. Te desejo toda sorte e sucesso. E estou torcendo pelo contrato de "funcionária". Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nao é mole nao... Mas você está dentro do mercado de trabalho, e em contato direto com chefe e chefao - estagiária ou contratada, nao interessa, isso por si só já é show! E bola pra frente!
    Beijocas, Angie
    P.S. Uma coisa que me ajuda muito com línguas é ler. E dá-lhe leitura em alemao :-D

    ResponderExcluir
  10. vamu lá em Eve estamos tds com vc, solta isso tudo que vc sabe bem em português, no inglês, no alemao, na lingua que for + vamu que vamu, pra vc o céu é o limiteeee... buenas suerte !!!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, agarre bem a oportunidade. Imagino o quão difícil possa ser, com sua determinação que conquistou até agora, será apenas mais um desafio.
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  12. Eve,

    Te digo que vc tem todas as chances de se dar bem! Se eles não estivessem felizes com vc, pode ter certeza que não teriam renovado seu contrato, mesmo sendo um contrato de estágio por mais 3 meses.

    Sei que vc vai dar o seu melhor, quem sabe fazer uma aulinha de conversação em inglês não seja uma boa ideia? Sei que o aprendizado de uma lingua (ou de qualquer outra coisa) não acontece do dia pra noite, mas estudando vc passa a se sentir mais segura, além de reiterar seu interesse pela empresa.

    Vou responder seu e-mail!

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  13. Dessa vez não foi o contrato de trabalho, mas vc conseguiu mais uma vitória em sua vida: a renovação de contrato de estágio.

    Pense que eles querem vc lá. Te mostraram o caminho do que vc tem que fazer para ser melhor do que já é! Se eles não tivessem mais a fim de vc por lá, teriam rompido com o acordo de seis meses de experiência, não é?

    Parabéns por mais essa conquista. Mais um degrau foi alcançado e quem sabe o próximo é o emprego emprego msm? =D Estou torcendo por isso!

    ps: tem um site da bbc learning english (http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/) que é legalzinho. De repente, vc relembra seu inglês por lá. Espero que ajude de alguma forma.

    Beijos,
    Manddy
    http://tourdubaiguide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. oi Eve!
    Primeiro quero te dar os parabéns por ter renovado o contrato de estágio...mais 3 meses pra vc mostrar pra que veio...
    E olha.. tenho muito orgulho de vc (sério) vc é uma pessoa que tem atitude e pode ter certeza que todos vem e sim o poderoso chefão tb..
    Quanto a entrar muda e sair calada.. é uma grande problmema pra mim tb... sei lá, sou travada..
    Mas vc é persistente e sei que vais conseguir expor tuas opiniões.

    Ah e boa sorte em desencavar o inglês :)

    bjos querida e ótima semana.

    ResponderExcluir
  15. Eve, vc é tão corajosa menina!! Ter uma reunião assim com o chefão da empresa, alem dele ter cedido um tempo para uma estagiária significa que vc não é apenas uma estagiária qualquer, masl alguém que eles apreciam.

    Agora é mesmo se dedicar a língua Eve, tentar treinar e relembrar seu inglês com o marído em casa talvez seja um bom comeco, vc não acha??? Tenho certeza que vc vai tirar isso de letra, pq és muito esforcada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Eve...vc vai dá conta!!! Sabe pq?? pq vc aprendeu alemão. E quem aprende alemão, faz qq coisa. Claro que a gente precisa se esforçar. A vida é assim. Mas pessoas como vc nunca vão ficar por ai, sem nada, pq vcs são exceções. Relax, baby!!! And now, speak english!

    ResponderExcluir
  17. O negócio é a persistência, nega. Esse é o diferencial entre os que conquistam e os que se conformam e deixam por isso mesmo. Sorte é só um tempero.
    Destravar nas reuniões tem a ver com estar mais à vontade com as pessoas e previamente a par da pauta que será discutida. Procure ter conhecimento de pelo menos um ou dois assuntos que estarão nessa pauta por meio de pesquisa prévia, para preparar algo pra dizer. Claro que tudo depende do rumo que a discussão tomar, né?
    Outra coisa que ajuda é ter um ou dois pontos de apoio entre os participantes da reunião (chefe não vale). Talvez até discutir com alguns esses pontos antes pra saber o que acham e prever o rumo da discussão... A gente trava em reuniões ou por medo do julgamento alheio ou por insegurança pra tratar dos assuntos, geralmente.
    E vamos em frente que ainda quero ter a chance de comemorar seu primeiro emprego na Alemanha aí contigo, com um brinde da melhor cerveja alemã!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Eve,
    aqui estou eu de novo!
    Menina, qto mais eu leio sobre vc, mais cresce a admiracao que tenho por vc!
    Continue esse exemplo de menina forte,corajosa, guerreira e que dá a cara pra bater... Vc é uma inspiracao e exemplo de forca( com cedilha por favor) de vontade! É uma injecao de ânimo passar por aqui e ver tanta vontade de se integrar em uma nova cultura! PARABÉNS,PARABÉNS E PARABÉNS! E boa sorte nesse novo desafio! Tenho certeza q vc deu o melhor de si sim, e continuará dando!
    bjo grande.
    (ps: voltando ao post da sua sala,vc pode me explicar por favor, qual o tipo de armador de rede q vc usou, onde comprou e cmo instalaram?). Trouxe uma rede do Br, junto com os armadores, ms acho q nao serve pra esse tipo de parede daqui.
    Desde já obrigadao.

    ResponderExcluir
  19. Ah, esqueci de assinar:
    sou a Cyntia

    ResponderExcluir
  20. Vem me visitar pra destravar seu inglês, já que é a língua oficial por aqui! rs
    Mil beijos e tuuuuuuuuudo de bom! O Sucesso está sendo plantado, aguarde!

    ResponderExcluir
  21. Pessoas queridas, muito obrigada pela força e pelas dicas valiosíssimas!

    Cyntia, obrigada pelo comentário. ;) Sobre o suporte, a gente comprou na Obi. Parece um saca rolha, e é o próprio parafuso, nao lembro o preço mas nao deve ter sido muito caro. Faz o buraco na parede e coloca ele lá. Mas, tem que ver em qual parede, pq algumas paredes internas podem ser de gesso. rs Boa sorte!

    Bjs, meu povo!!

    ResponderExcluir
  22. É aquela velha história: se vc nao faz propaganda por vc mesma, quem fará? Temos sim que vender nosso peixe da melhor maneira possível, pois quem faz e fica calado nao ganha nada com isso. Marketing pessoal e pé na tabua. :)
    Beijos, torcendo por vc!
    Sandra

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P