sábado, 25 de junho de 2011

Eu te conheço?

Desde que eu cheguei aqui, adquiri um hábito curioso, digamos assim. Talvez, tenha sido uma forma de me sentir acolhida, confortável e "em casa".

Andando nas ruas, visitando lugares, frequentando restaurantes, aprendi a procurar similaridades. Sim, similaridades. Tenho gostado muito mais do português depois que comecei a aprender alemão... (o que não significa que virei expert em gramática e redação. =P)

Eu vejo uma pessoa e ela me lembra alguém. E fico naquela, tentando lembrar quem aquela pessoa me parece. Uma vez, tive que olhar duas ou três vezes para ter certeza que aquela pessoa totalmente estranha para mim, não era o meu amigo de faculdade.

Meu chefe, por exemplo, me lembra um amigo de Recife. Quando vejo algumas asiáticas, lembro sempre da minha orientadora da monografia, que era coreana. Algumas amigas também, que são baixinhas e miúdas são "vistas" nas asiáticas. Fora as pessoas comuns... Já pensou que o padeiro que me atendia lá no Brasil, é o mesmo que me atende aqui? =O

Eu sei que uma das características humanas é a nossa programação para identificar rostos. Não é à toa que a gente enxerga santo até em torrada, né?

Só que no meu caso, tem virado obsessão. Eu já falo pra marido: "olha, aquela pessoa ali me lembra Fulano, e aquele ali me lembra Beltrano."

Acontece com vocês também? Ou o meu caso é pra psicólogo?

Tem cura, doutora Lorna?

16 comentários:

  1. Pra mim isso tem nome: SAUDADE. Agora, se tem cura, eu não sei...

    bom fim-de-semana!

    ResponderExcluir
  2. Comigo acontece algo diferente (que provavelmente acontece com todas as mães do mundo).

    Quando meu filho viaja com o pai, sem querer olho pra TODA criança na rua falando mama!!! Saudade do pequeno (que cresce a cada dia).

    ResponderExcluir
  3. Acho que isto é um sintoma de saudade da terrinha >)
    Mas não tem nenhum problema, é ótimo estimular a imaginação!

    ResponderExcluir
  4. Devolvo uma pergunta pra vc, expatriado um dia pára?
    "Quem deixa a terra natar em outro canto não pára..."
    Bj

    ResponderExcluir
  5. uma evz eu li uma tese dizendo que existem "tipos"de pessoas. Que um numero x de pessoas vao ter as mesmas caracteriticas, ser muito parecidas.
    Eu vivo vendo os outros por ai tambem. Me da o nome do teu psicologo!!

    :-)

    ResponderExcluir
  6. Nunca fiz isso não, mas muitas vezes acho as norueguesas senhorinhas parecidas demais com o povo la de onde eu venho, do interior do RN, mas não procuro a semelhanca, é que se parecem mesmo.
    Mas muitas vezes vejo alguma mulher e acho que é brasileira, aqui tem muita brasileira, muitas vezes a gente identifica uma sem nem saber que é, pelo jeito de andar, as roupas, nem sei, alguma coisa.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Hahahahaha! Ontem mesmo eu fiz isso, só que no meu caso as pessoas me lembram as celebridades[ às vezes fisicamente ou a personalidade].

    Ontem mesmo o marido estava comprando uns acessórios para pesca e o homem que falava com ele tinha a personalidade do George Clooney todinha...E tem uma menina da igreja que me lembra a Natalie Portman..Qdo ela passa eu digo pro marido: olha amor lá vem a Natalie!(sendo que o nome da menina é Sarah), hahahaha!

    se o seu caso for pra psicólogo, me avisa que vou junto,rs!

    ResponderExcluir
  8. Gata! Acho que o seu caso é pra psicólogo mesmo! hahahahahahah! Vivo muito tempo fora do país e nunca me ocorreu essa patologia! hahaha... E obrigado por visitar o meu blog e comentar! Berlim é uma cidade maravilhosa mesmo!!! Eu amei demais!!! E os Berlinenses não gostam de fazer baliza ou algo assim??? Porque, sério, todos os lugares que eu passava eu via lugares pras pessoas estacionarem. Mas, enfim, se eu morasse em Berlim, ia ter uma bicicleta ao invés de carro. Porque em Berlim sim dá pra andar de bicicleta! Já que tudo é plano! Em SP tão tentando incentivar a prática! Imagina subir a avenida Rebouças de bicicleta! hahahaha.... Não cuspi na cruz!! rsrsrsrs... Se eu não gostar de Londres, juro que me mudo aí. Semana que vem, contarei a segunda parte da minha aventura por Berlim. rsrsrs...

    Bjs de Orlando. To aqui com o Mickey! rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Eve, você é uma graça. Espero que não seja patologia, porque eu sou igualzinha :).
    Agora sério, o que acontece é que o nosso cérebro tenta catalogar e rotular tudo, é uma evolução sabe, nós aprendemos, catalogamos e numa próxima experiência usamos esse conhecimento. Cada um cataloga de um jeito e por isso a reação é diferente. Mas ó, é normal, mas não deixa de ser engraçado.

    ResponderExcluir
  10. Pode crer! Eu mesma já achei um monte de "conhecidos"aqui no meu bairro até HAHAHA É muito engraçado! E vc tem que se conter, pq às vezes a pessoa é tão parecida que vc fica com vontade de se aproximar, dar um abraço e dizer: Oi fulano, há quanto tempo! Que bom que te encontrei! hahahaha

    ResponderExcluir
  11. eu nao associo pessoas, mas o que me acontece de vez em quando, já faz anos, é que qdo olho alguem na rua, digo: Fulaninho vai ser que nem essa pessoa em 10 anos! Eu vejo o futuro-ego dos meus amigos haha acho que isso é mais louco ainda ne?! bjs!

    ResponderExcluir
  12. hahahaha e eu achando que eu era louca! isso me acontece sempre, eu já pensei em ir anotando os nomes das pessoas que vejo na rua, acredita? talvez somos loucas mesmo, mas de saudade. :)

    ResponderExcluir
  13. Eu nunca sofri dessa patologia nao... rs rs Uma vez ou outra, qdo a semelhanca é obvia, eu identifico sem procurar.

    ResponderExcluir
  14. tipo... me acontece de vez em quando. Ainda mais que eu sou um terror pra memorizar rostos.
    Tô ficando com medo de vc... Nao quero nem saber com quem eu pareco! :-)

    ResponderExcluir
  15. É...isso me acontece pra caramba desde sempre. E mais ainda depois que mudei para Salvador. Mas, acho que como disse a Beth, isso é saudade :)

    ResponderExcluir
  16. Que bom saber que isto acontece contigo também ;)
    Todos os dias eu. Acho alguém parecido com algum conhecido do Brasil. E concordo com a Beth Blue, só pode ser saudades. Queremos criar aqui o ambiente que tínhamos no Brasil. Para nos sentirmos em casa. Só pode!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P