quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Real life

Marido me disse que 2010 foi a versão demo da minha vida aqui e que a real life começa agora em 2011. Calma, não tem nada a ver com o cara lá de baixo. Demo é uma abreviatura para a palavra demonstração. "Ufa!", vocês pensaram.

Essa real life é também conhecida como a Síndrome do Segundo Ano (mentira, esse nome aí quem inventou fui eu! mas, existe algo parecido), onde os expatriados, já quase adaptados ao país escolhido, falando a língua local, estão "expostos" às situações normais do dia a dia. O que torna a vida mais realista e mais dura também. O encantamento dá lugar à relação com estranhos, à busca por seu espaço (seja num trabalho ou numa faculdade), à criação de uma nova identidade e a muitos "nãos" na cara.

Eu gostei da visão dele e acho que ele tem razão, como sempre (puxando o saco mode on/off). Por isso, mal cheguei da viagem ao Brasil e já me joguei no curso de alemão. Pois é. Cheguei na segunda e na quarta estava tendo aula. Na verdade, estou fazendo dois cursos: o C1 e um de redação, na mesma VHS (Volkshochschule - escola do povo, com preços mais acessíveis). O C1 é na segunda e na sexta e o de redação é na quarta. Até agora, só estou achando o ritmo do C1 um pouco devagar e gostei da primeira impressão do de redação, com estrangeiros que trabalham e precisam aprender mesmo a escrever bem em alemão. Além disso, fiz assinatura da revista Deutsch Perfekt (dica da July) e tenho que estudar e ler bastante. Se não for assim, não é. Já me conheço.

Junto com isso, tem a minha busca por trabalho que já começou no final do ano passado, com alguns test drivers (Tá certo esse plural, zezus? Estou com trauma de plural.) que me mostraram que o que falta melhorar mesmo é o alemão. E a busca consiste em pesquisa de vagas, análise do perfil, adequação de currículo, carta de apresentação, estudar sobre a empresa, traduzir e escrever corretamente etc etc etc. Descobri que levo, pelo menos, uma semana pra cada vaga que eu encontro. Dá trabalho procurar trabalho por aqui. ;)

E ainda tem a ONG. Não deixei de lado e combinei de ir apenas duas vezes na semana. Na terça e na quinta. Ou seja, tenho compromissos e coisas pra fazer todos os dias da semana. E cuidar da casa e marido e blog e vida social... Peraí que preciso respirar um pouco. Pronto. Eu não estou reclamando. Só estou dando um aperitivo do que me aguarda por aí e ainda estou querendo mais (emprego, oi?).

Preciso melhorar muito meu alemão nesse semestre para poder arrumar um trabalho. Receber só elogios por conta do currículo - que não sei até onde são sinceros, e receber negativas por conta do alemão (lembrando que, numa concorrência, serei a segunda opção por ser estrangeira), não anima muito, né?

Bora lá fazer acontecer, minha gente!

19 comentários:

  1. Eve.....realmente, depois que passa o deslumbramento a gente começa a se sentir mais local e os acontecimentos acabam sendo os de um morador comum (com detalhe de ser estrangeira). Também estou fazendo alemão, mas ainda no A2 e gaguejando quando tento falar algo. Mas vamos lá né?? Quero aprender e escrever esta língua também!! E certo !!!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Tudo tem o seu tempo e cada experiência é única. Fácil pode não ser, impossível também não o é...pode acontecer tudo de uma vez ou aos poucos...o mais importante é estar ativa e correr atrás do que se quer! Boa sorte nas suas investidas.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Eve! planos e muita energia pro segundo ano! meu aniversário de alemanha foi pertinho do seu (23 de janeiro) e um dos meus planos pra esse ano é melhorar meu alemao. Ja que acabei os cursos ja faz tempo, o negócio agora é falar bem muito. E ja comecei a colocar em prática! tem um monte de pendencias pra resolver e eu estou telefonando, indo aos amt´s da vida, tudo pra melhorar meu vocabulário com coisas que geralmente nao aprendemos nos cursos e ter mais fluencia ao falar, ja que pra ler e escutar quase nao tenho mais problemas.
    É isso aí, se jogue mesmo e vc vai ver como as coisas vao melhorar ainda mais!
    bjoss

    ResponderExcluir
  4. concordo. meu segundo ano nao foi facil nao mas tu eh guerreira e vai tirar de letra. e bora estudar alemao!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Eve. Quanta energia! Já foi-se o tempo em que eu tinha essa energia toda, mas também já se vão 16 anos de Holanda né? Nem 1, nem 2, nem 5 mas 16 anos!!!

    Já estou há tempos no modo Real Life e tem épocas que não é fácil. Mas você não precisa desanimar porque ainda é MUITO jovem e vai correr atrás. Só tenho um conselho: faça isso antes de ter filhos, tá? Porque depois...

    Boa sorte na jornada!

    ResponderExcluir
  6. Boa sorte,Eve!
    E que vc consiga o quanto antes o emprego que tanto deseja!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Caramba...
    Me identifiquei muito. Também estou no meu segundo ano, chegando do Brasil e sem paciência pra pratinhos de dinheiro ou rotkraut!
    Posso dizer que AMEI teu blog? Muito engraçado!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi Eve,
    vai la fia, estuda muito. Estuda que da pro ce e pra mim tb. KKKKKKKK No segundo semestre começo a estudar alemão. Minha nossa senhora do chuveiro elétrico, dai-me resistência.

    ResponderExcluir
  9. Eu acredito que vc tem tudo pra vc. Para uma pessoa que chegou no país ano passado vc está pra lá de desenrolada :)!

    Sucesso na nova fase!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Eveee....logo vc vai estar de emprego, muito mais ocupada e falando alemão com primor (me ensina.???)...Boa sorte, lindona!!!

    ResponderExcluir
  11. deixa uma expatriada que chegou aqui a quase 21 anos atrás (ai meu Deus, pesou!) concordar: o Síndrome do Segundo Ano existe SIM!
    Quem sobrevive os 2 primeiros anos - a vida de Alice e depois a caida na real e rotina (fazer amizades, encotnrar emprego, passar do "se virar em alemão" para o "falo fluente") não tem mais nada a temer!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. menina, a sindrome do segundo ano tem dois lados. quando eu me mudei para a Australia, estava enlouquecida para voltar para casa. Uma amiga ultra sabia, me disse: volte depois de dois anos.

    Esse tempo tambem ajuda voce a parar de fantasiar o pais de origem, ajuda a ver a realidade dos dois lugares.

    tudo vai ficar bem!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu já moro aqui há quatro anos e, apesar da origem, nunca me acostumei de verdade, sempre há algo que não combina mas, se você se esforçar para aprender o máximo da língua e dos costumes fica bem mais fácil deixar a vida suportável e até gostosa.
    Boa sorte!
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  14. Agenda lotadíssima, hein?! Gostei de ver! Tô precisando arrumar mais algumas coisas para fazer aqui que nem vc, senão piro só em cuidar de casa! rs
    Enqto vc tem q melhorar seu alemão, eu tenho que melhorar o inglês mesmo. Gostei dessa idéia de fazer curso de redação. Pena que tudo tem um preço nessa vida, né?!
    Boa sorte nas suas atividades, que melhore seu idioma mtoo rápido para que em breve a gente possa ler um post sobre a conquista do emprego!
    Bjs,
    Manddy
    http://tourdubaiguide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. É isso aí Eve!!!
    Faz muito sentido essa observacão do seu marido. Acho que o segundo ano é mais tranquilo, pelo fator de estar falando a língua local.
    Gosto de ver como vc é determinada! Estudando pra caramba! Tenho certeza que vc vai arrumar um emprego rapidinho!

    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  16. Gente, muitíssimo obrigada, ainda mais com o endossamento de pessoas que já passaram pelo segundo ano!
    É complicado, mas não é impossível, como disse a Eliana. O negócio é saber o que quer e meter a cara.

    E não se preocupem que atualizarei vcs sempre!!! ;)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. olá Eve, tudo bom..

    aqui o povo do VHS num informa preco de curso de jeito nenhum. tem que ir la pessoalmente. eu aindei lendo seu post mas ainda to indecisa.
    vc sabe de alguma escola boa de alemao para estrageiros alem do VHS e do goethe( que é o olho da cara)

    ResponderExcluir
  18. Gê, vc mora aonde? Aqui em berlin, recomendo a TANDEM. E na VHS, curso intensivo de alemao é 110 euros por mês.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P