Quem já comprou alguma coisa em padarias ou lanchonetes na Alemanha, principalmente, já deve ter visto um pratinho, geralmente quadrado e com propaganda de alguma bebida, em cima do balcão.
Aquilo ali não é enfeite, viu? É pra colocar o dinheiro.
Nada de aproveitar a ocasião e tocar a mão do atendente, hein? Dinheiro é no pratinho. Nada de trocar de mão em mão.
Eu confesso que só me lembro desse detalhe se vejo o pratinho. Se não vejo, entrego o dinheiro na mão do vendedor ou coloco em cima do balcão mesmo, sem lugar específico. Ficar sem receber é que não vai, né? Acho que só uma vez me apontaram o pratinho. E a cara, enfia aonde?
Não sei se isso é um hábito exclusivo dos alemães, mas, sei também que boa parte dos atendentes não os são e eles não têm problemas em pegar o dinheiro que não foi depositado no pratinho.
Peraí! Agora que ocorreu um coisa: alguém ai sabe o nome do "pratinho"? Eu não sei.
Ola Eve, pois eu por acaso uso sempre "o pratinho" qd estou aí, mas tb é se o vir em frente dos olhos claro lol, senao nao me lembro, aqui em Portugal tb nao ha "pratinhos" é na mão mesmo.
ResponderExcluirMas acho o máximo esse pratinho lol.
Beijos da sua mais nova fã ;)
Eu acho que aqui na Noruega eles pegam no dinheiro e no pão, kkkk
ResponderExcluirBeijo
Ih menina aqui no Centro do Rio, mas precisamente ao lado das barcas tem um lugar que o dinheiro é colocado não necessariamente no pratinho, mas numa vasilhinha... a primeira vez, não entendi nada e pensei até que estava ganhando um brinde, hahahaha
ResponderExcluirBeijos
eve, aqui na suica tb tem o tal do prato mas pelo menos pra mim ninguem nunca apontou qdo eu estendo a mao com o dinheiro ao inves de por no prato. tb nao tenho costume de deixar o dinheiro no prato. sempre acho que vai voar, ou que alguem vai pegar ou sei la.
ResponderExcluirEu também só coloco o dinheiro no pratinho quando o vejo,detalhe se for moeda(acho que tenho medo de derrubar as moedas da mao do atendente quando for entregar. rsrs), quando é cedula seguroem cima do pratinho.rsrsrs Agora que notei a esquisitisse. heheheh rsrsrsrs
ResponderExcluirInteressante, muito interessante!! Lembrei do cara que vendia cachorro quente no centro de Fortaleza. Quando ele tava gripado, limpava o nariz com a mão; pegava o dinheiro com a mesma mão e depois entregava o cachorro quente com a mesma mão. kakakakakakka Meus amigos diziam que o cachorro quente vinha com um tempero todo especial. kakakkak
ResponderExcluirTem isso ai é? Nossa, eu nunca reparei essas coisas de pratinhos em algum país. rs
ResponderExcluirEu sei que aqui tem um lugar que eu adoro comer e eles usam aquelas luvas plásticas, sabe? Com a msm mão e a msm luva que tocam a comida também recebem o dinheiro! Eca!
Não deixo de comer lá por isso, acho que deve ser esse o segredo! hahahaha Brincadeira.
Bjs,
Manddy
http://tourdubaiguide.blogspot.com
Das Gericht (danke, Google Tradutor...) ou qualquer coisa assim? :P
ResponderExcluirbjk
Mônica
@madamemon
É o "Zahlenteller"! hahaha Joao Ubaldo escreve um capítulo excelente sobre isso no "Um Brasileiro em Berlim". :)
ResponderExcluirps. tentei ligar outro dia pra voce e nao consegui! precisamos colocar assuntos em dia!
Aqui no bus vc põe o dinheiro numa bancadinha que tem onde fica tb a maquininha onde vc passa o cartão e sai o ticket da passagem. Se tiver troco ele devolve as moedinhas e notas colocando tb nessa bancadinha. Poucos são os que te entregam na mão ou aceitam receber na mão tb. Um me apontou a bancadinha tb..ehhee.
ResponderExcluirNo mercado idem, se o troco for em moedas elas saem por uma máquina e vc pega, se vc tiver que dar moedas para pagar, põe nessa mesma máquina. O mais legal é que vc dá a nota, eles põe na máquina e ela calcula o troco e libera a grana exata.
Agora vc imagina a pessoa aqui que estava acostumada a dar e receber dinheiro na mão pagando uns micos na hora de pagar... por isso prefiro cartão de crédito :P
Nunca coloco no pratinho e nem vejo ninguém colocando. tb nunca me chamaram a atenção. Vai ver em Hamburgo o pratinho é só de enfeite. Bjs
ResponderExcluirEu sempre coloco no pratinho... falando em pagar, uma vez a mulher do mercado me avisou que tava faltando dois centavos... as moedas são algo sério neste país...
ResponderExcluirMenina que interessante, não sabia dessa...Mais uma sobre cultura... Será que é pra não passar germe que eles têm esse negócio de pratinho? Interessante..
ResponderExcluirBjos
ai
ResponderExcluirMão no dinheiro e no pão
Esses detalhes higiênicos me arrepiam.
Que detalhe interessante!!!
ResponderExcluirAqui não tem pratinho nenhum, é dinheiro na mão do vendedor e vendedor pegando na comida cheia de bacteria do dinheiro!
Pelo menos vcs tem um pratinho.
Eve, muito interessante, imaginava que esse habito fosse coisa exclusiva daqui do Japão, ignorância minha, o motivo é o mesmo dai, não tocar na mão, japonês é um povo que na graaande maioria odeia contato físico, tanto que não há aperto de mão ou qualquer outro tipo de contato, para se cumprimentarem curvam o corpo em direção ao outro, muito estranho, ainda não me acostumei, apesar de morar aqui já há oito anos, leio seu blog faz bastante tempo e acho que é a primeira vez que comento, há momentos que dou tanta risada, pois relembro situações muito parecidas as quais você passa e passou por aí, que aconteceram comigo, cada coisa que parece mentira, mas vivendo e aprendendo, e depois rindo muito da própria cara, um grande abraço.
ResponderExcluirMeninas, não sei se é questão de higiene, viu? Pq a gente coloca o dinheiro no prato e eles pegam em seguida, com a mesma mão sem luva que pega outras coisas. rsrsrs
ResponderExcluirAcho que é pra não ter toque físico. Contudo, acho que é um costume em extinção. Olha só o comentário da Ma, e ela já tá aqui há um tempo. ;)
Deve ser pq eu to no lado antiquado da Alemanha. heheheh (DDR? Hallo?)
Fernando, pois é, tá vendo? eu tive um colega japonês no curso e ele me contou sobre essa difilcudade de contato físico dos japoneses, até pra rir, colocam a mão na boca. Eu acho que seria expulsa dois dias depois de chegar. Porque o negócio comigo é na base da gargalhada mesmo. ;)
Bjs, meu povo!
Eve, eu ia contar que no busão aqui o dinheiro é na bancadinha, nao adianta querer dar na mão que eles não aceitam. rs
ResponderExcluirBeijao
Gente, acho que e mera praticidade. Imagine trocentas moedinhas na sua mao e as mesmas trocentas moedinhas no prato, ou as mesmas trocentas moedinhas espalhadas no balcao e eventualmente caindo ate no chao. Onde é que fica mais facil contar?
ResponderExcluirMas sim, eles estao em extincao. Bjo!
Aqui em Asunción, alguns mercadinhos de coreanos tambem tem o tal pratinho e tambem já me chamaram a atençao.
ResponderExcluirParece que é uma superstiçao coreana nao encostar na mao de quem entrega ou recebe o dinheiro.
Bia
bettyy1975@gmail.com
Aqui em Frankfurt já me apontaram o pratinho inúmeras vezes. Me acostumei. Acho que me acostumei mais com eles fazendo isso do que em ter que colocar o dinheiro no pratinho! O lugar onde isso mais aconetce é no ônibus. E cá pra nós, pra mim é muito mais estranho o motorista parado no ponto pegando o seu troco enquanto todos os passageiros te esperam do que o contato físico entre vc e o vendedor!
ResponderExcluirNão é exclusividade alemã não, na Itália tb tem e vi na França tb. Em Portugal também tinha às vezes, mas se você entregasse na mão estava tudo certo. Já aqui tem uns que te olham com cara feia e tem uns que aceitam numa boa.
ResponderExcluirA tiazinha do mercado já me devolve o troco sempre na mão! :) hehehehe
Beijoooo
No Japão também tem um pratinho ou cestinho ao lado da caixa registradora, onde o troco também é devolvido. No meu caso, mais de uma vez os atendentes apontaram o dito cujo pra mim!
ResponderExcluirAdorei seu blog! Desejo muito sucesso pra você!