sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pitaco da Professora

Isso aconteceu na primeira aula de alemão. Como disse, estou fazendo dois cursos: C1 e redação. No curso de C1 tenho dois dias de aula e uma professora pra cada dia.

Era o primeiro dia de aula com a professora B, digamos assim. Em determinado momento, ela pediu que nós lêssemos um trecho de um texto para respondermos algumas perguntas. Só que no tempo que ela deu pra lermos o trecho, eu li o texto todo. Ela percebeu e me perguntou se eu já tinha lido o texto em casa, eu disse que não.

A aula seguiu normalmente.

Fim da aula e a professora me chama no canto, perguntando o que eu estava achando do curso. Eu fui sincera. Disse que achava devagar. E ela me perguntou quantas perguntas sobre o texto eu acertei, querendo saber se, porque eu li rápido, tinha entendido o texto. Eu disse que tinha acertado 80%. Não menti. E expliquei que já estou acostumada com leitura, pois já leio livros em alemão. Só não disse a ela que eram livros infanto-juvenis. Eu omiti. ;)

Aí vem o pitaco: "Você não fala! Passou a aula toda quase calada. Para o C1 você precisa falar mais. E acho que você pode."

E minha cara, enfiava aonde??

Eu pedi desculpas e expliquei (ou inventei uma desculpa) que tinha passado 5 semanas no Brasil e estava travada, pois só tinha conversado em português nos últimos tempos. Ela disse que tudo bem, que eu destravaria com o tempo. E me perguntou porque estava fazendo o curso. Pra arrumar um trabalho, né?

Pitaco 2: "Para alguém que está procurando trabalho, você constrói frases muito simples."

Gente, já estava quase morrendo de vergonha. E buraco que eu não achava pra enfiar a cabeça?

Eu fiquei besta como a mulher, em uma aula, percebeu tanta coisa. Eu me assustei, mas ao mesmo tempo me senti agradecida. Estava mesmo precisando de um puxão de orelhas desse.

Já entrando na terceira semana de aula, acho que melhorei um pouquinho e minhas orelhas podem continuar intactas, né, fêssora? Brigada....

13 comentários:

  1. Pois é Eve, suas notas do C1 tbm levam em consderacao sua participacao na aula. Comigo tbm foi assim e olhe que sou super travada mas tive que me soltar mesmo e tagarelar bem muito, participar ativamente das aulas e no final foi muito bom pq melhorei muito e na mundliche Prüfung fiquei com 1 :)
    Esses puxoes de orelha sao muito bons pq cai a nossa ficha ne, sao criticas construtivas que nos ajudam muito. Hoje eu estou falando alemao pelos cotovelos rsrs
    e isso aí, forca (com cedilha) na peruca :)
    bjos e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  2. Áprender uma língua...é coisa relativa! Uns desembestam a falar super rápido mas são uma negação em escrever, ler. A teacher não perguntou se vc fala alemão em casa?!?! rs...Na escola, ficavam martelando na cabeça da gente pra falar em casa...mas convenhamos, que sem uma estrutura básica de vocabulário e gramática fica complicado você falar...Pra mim só começou a funcionar quando conheci as palavras e conseguia ter uma boa estrutura gramatical na minha cabeça para montar as frases. Falar os que se ouve, imitar/copiar as frases dos outros, comigo não rola- acho que é por causa da personalidade forte hahahaha Eu vou no meu tempo mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Primeiro mês no curso de norueguês e eu já consegui fazer um resuminho sobre quem é quem na minha família. Professor corrigiu e tinha poucos erros, bem poucos mesmo. Em compensação eu sou travada quando preciso falar. Preciso treinar mais isso e como já disseram, acredito que o professor avalia também a nossa participação em sala. Não adianta só irmos a aula, ouvir, ler e não falar.

    Eve eu pareço uma doida, toda palavra nova que o professor e eu fico repetindo mais baixo até falar igual. Às vezes ele percebe e fica me olhando, mas ajuda corrigindo se eu estiver falando errado.

    E o medo de falar errado? Ai ai.. espero soltar a língua em breve, pois tb preciso trabalhar.

    ResponderExcluir
  4. Eve
    Vc pode fazer qq coisa, que bom!
    Parabéns!
    Um abraço e continue firme!

    ResponderExcluir
  5. Eve tem dia que eu to uma beleza, mas tem dia que as palavras não vem na cabeça, e as vezes a pronuncia é terrivel.
    E cursei uma escola que eles olhavam para os alunos e diziam na cara dura, XX vc ta bem, mais o YY vai ser rebaixado porque nao está atingindo o nível esperado.
    E eles querem que nós cheguemos na escola ja sabendo, vai entender né..
    bjuss

    ResponderExcluir
  6. Poxa eve. Que legal esse Feedback da tua professora. Boa sorte nesse novo módulo... E assim vamos colocando nossos tijolinhos. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eve pois na próxima aula já sabe... Fala que nem papagaio, mesmo que seja com frases simples... se ela reclamar, diz que ela disse pra vc falar mais , rs!!!!!!!!!

    hahahahahaha :P!!!

    ResponderExcluir
  8. Eve, que bom que o pitaco foi recebido de forma positiva por você. Algumas vezes nos mandam uns pitacos que só jogam pra baixo.

    Sucesso nesse aprendizado.

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi Eve.

    Estudo inglês há muito tempo e sou tão travada quanto você em alemão.
    às vezes penso em desistir mas depois penso no tempão de estudo que eu já tenho.
    Que bom que você entendeu o recado da professora, que me parece muito boa.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  10. Ja ta falando alemao em casa com o marido?

    ResponderExcluir
  11. Jane, estou falando em alemão em casa sim, viu? 70% do tempo e caminhando pra mais. ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Adorei! Bem atenta sua professora.

    ResponderExcluir
  13. C1!! Que mulher rápida! Não veio a passeio mesmo, né? ;)
    Eve, você está gostando da revista Deutsch Perfekt? Vale a pena? Estou pensando em assinar também, porque não acho pra comprar avulsa aqui pelas minhas bandas.
    Mil beijosss

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P