quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dinheiro no pratinho, tá?

Quem já comprou alguma coisa em padarias ou lanchonetes na Alemanha, principalmente, já deve ter visto um pratinho, geralmente quadrado e com propaganda de alguma bebida, em cima do balcão.

Aquilo ali não é enfeite, viu? É pra colocar o dinheiro.

Nada de aproveitar a ocasião e tocar a mão do atendente, hein? Dinheiro é no pratinho. Nada de trocar de mão em mão.

Eu confesso que só me lembro desse detalhe se vejo o pratinho. Se não vejo, entrego o dinheiro na mão do vendedor ou coloco em cima do balcão mesmo, sem lugar específico. Ficar sem receber é que não vai, né? Acho que só uma vez me apontaram o pratinho. E a cara, enfia aonde?

Não sei se isso é um hábito exclusivo dos alemães, mas, sei também que boa parte dos atendentes não os são e eles não têm problemas em pegar o dinheiro que não foi depositado no pratinho.

Peraí! Agora que ocorreu um coisa: alguém ai sabe o nome do "pratinho"? Eu não sei.

23 comentários:

  1. Ola Eve, pois eu por acaso uso sempre "o pratinho" qd estou aí, mas tb é se o vir em frente dos olhos claro lol, senao nao me lembro, aqui em Portugal tb nao ha "pratinhos" é na mão mesmo.
    Mas acho o máximo esse pratinho lol.
    Beijos da sua mais nova fã ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que aqui na Noruega eles pegam no dinheiro e no pão, kkkk

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ih menina aqui no Centro do Rio, mas precisamente ao lado das barcas tem um lugar que o dinheiro é colocado não necessariamente no pratinho, mas numa vasilhinha... a primeira vez, não entendi nada e pensei até que estava ganhando um brinde, hahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. eve, aqui na suica tb tem o tal do prato mas pelo menos pra mim ninguem nunca apontou qdo eu estendo a mao com o dinheiro ao inves de por no prato. tb nao tenho costume de deixar o dinheiro no prato. sempre acho que vai voar, ou que alguem vai pegar ou sei la.

    ResponderExcluir
  5. Eu também só coloco o dinheiro no pratinho quando o vejo,detalhe se for moeda(acho que tenho medo de derrubar as moedas da mao do atendente quando for entregar. rsrs), quando é cedula seguroem cima do pratinho.rsrsrs Agora que notei a esquisitisse. heheheh rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Interessante, muito interessante!! Lembrei do cara que vendia cachorro quente no centro de Fortaleza. Quando ele tava gripado, limpava o nariz com a mão; pegava o dinheiro com a mesma mão e depois entregava o cachorro quente com a mesma mão. kakakakakakka Meus amigos diziam que o cachorro quente vinha com um tempero todo especial. kakakkak

    ResponderExcluir
  7. Tem isso ai é? Nossa, eu nunca reparei essas coisas de pratinhos em algum país. rs
    Eu sei que aqui tem um lugar que eu adoro comer e eles usam aquelas luvas plásticas, sabe? Com a msm mão e a msm luva que tocam a comida também recebem o dinheiro! Eca!
    Não deixo de comer lá por isso, acho que deve ser esse o segredo! hahahaha Brincadeira.
    Bjs,
    Manddy
    http://tourdubaiguide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Das Gericht (danke, Google Tradutor...) ou qualquer coisa assim? :P
    bjk
    Mônica
    @madamemon

    ResponderExcluir
  9. É o "Zahlenteller"! hahaha Joao Ubaldo escreve um capítulo excelente sobre isso no "Um Brasileiro em Berlim". :)

    ps. tentei ligar outro dia pra voce e nao consegui! precisamos colocar assuntos em dia!

    ResponderExcluir
  10. Aqui no bus vc põe o dinheiro numa bancadinha que tem onde fica tb a maquininha onde vc passa o cartão e sai o ticket da passagem. Se tiver troco ele devolve as moedinhas e notas colocando tb nessa bancadinha. Poucos são os que te entregam na mão ou aceitam receber na mão tb. Um me apontou a bancadinha tb..ehhee.

    No mercado idem, se o troco for em moedas elas saem por uma máquina e vc pega, se vc tiver que dar moedas para pagar, põe nessa mesma máquina. O mais legal é que vc dá a nota, eles põe na máquina e ela calcula o troco e libera a grana exata.

    Agora vc imagina a pessoa aqui que estava acostumada a dar e receber dinheiro na mão pagando uns micos na hora de pagar... por isso prefiro cartão de crédito :P

    ResponderExcluir
  11. Nunca coloco no pratinho e nem vejo ninguém colocando. tb nunca me chamaram a atenção. Vai ver em Hamburgo o pratinho é só de enfeite. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre coloco no pratinho... falando em pagar, uma vez a mulher do mercado me avisou que tava faltando dois centavos... as moedas são algo sério neste país...

    ResponderExcluir
  13. Menina que interessante, não sabia dessa...Mais uma sobre cultura... Será que é pra não passar germe que eles têm esse negócio de pratinho? Interessante..

    Bjos

    ResponderExcluir
  14. ai
    Mão no dinheiro e no pão
    Esses detalhes higiênicos me arrepiam.

    ResponderExcluir
  15. Que detalhe interessante!!!
    Aqui não tem pratinho nenhum, é dinheiro na mão do vendedor e vendedor pegando na comida cheia de bacteria do dinheiro!
    Pelo menos vcs tem um pratinho.

    ResponderExcluir
  16. Eve, muito interessante, imaginava que esse habito fosse coisa exclusiva daqui do Japão, ignorância minha, o motivo é o mesmo dai, não tocar na mão, japonês é um povo que na graaande maioria odeia contato físico, tanto que não há aperto de mão ou qualquer outro tipo de contato, para se cumprimentarem curvam o corpo em direção ao outro, muito estranho, ainda não me acostumei, apesar de morar aqui já há oito anos, leio seu blog faz bastante tempo e acho que é a primeira vez que comento, há momentos que dou tanta risada, pois relembro situações muito parecidas as quais você passa e passou por aí, que aconteceram comigo, cada coisa que parece mentira, mas vivendo e aprendendo, e depois rindo muito da própria cara, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  17. Meninas, não sei se é questão de higiene, viu? Pq a gente coloca o dinheiro no prato e eles pegam em seguida, com a mesma mão sem luva que pega outras coisas. rsrsrs
    Acho que é pra não ter toque físico. Contudo, acho que é um costume em extinção. Olha só o comentário da Ma, e ela já tá aqui há um tempo. ;)
    Deve ser pq eu to no lado antiquado da Alemanha. heheheh (DDR? Hallo?)

    Fernando, pois é, tá vendo? eu tive um colega japonês no curso e ele me contou sobre essa difilcudade de contato físico dos japoneses, até pra rir, colocam a mão na boca. Eu acho que seria expulsa dois dias depois de chegar. Porque o negócio comigo é na base da gargalhada mesmo. ;)

    Bjs, meu povo!

    ResponderExcluir
  18. Eve, eu ia contar que no busão aqui o dinheiro é na bancadinha, nao adianta querer dar na mão que eles não aceitam. rs

    Beijao

    ResponderExcluir
  19. Gente, acho que e mera praticidade. Imagine trocentas moedinhas na sua mao e as mesmas trocentas moedinhas no prato, ou as mesmas trocentas moedinhas espalhadas no balcao e eventualmente caindo ate no chao. Onde é que fica mais facil contar?

    Mas sim, eles estao em extincao. Bjo!

    ResponderExcluir
  20. Aqui em Asunción, alguns mercadinhos de coreanos tambem tem o tal pratinho e tambem já me chamaram a atençao.

    Parece que é uma superstiçao coreana nao encostar na mao de quem entrega ou recebe o dinheiro.

    Bia

    bettyy1975@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Aqui em Frankfurt já me apontaram o pratinho inúmeras vezes. Me acostumei. Acho que me acostumei mais com eles fazendo isso do que em ter que colocar o dinheiro no pratinho! O lugar onde isso mais aconetce é no ônibus. E cá pra nós, pra mim é muito mais estranho o motorista parado no ponto pegando o seu troco enquanto todos os passageiros te esperam do que o contato físico entre vc e o vendedor!

    ResponderExcluir
  22. Não é exclusividade alemã não, na Itália tb tem e vi na França tb. Em Portugal também tinha às vezes, mas se você entregasse na mão estava tudo certo. Já aqui tem uns que te olham com cara feia e tem uns que aceitam numa boa.

    A tiazinha do mercado já me devolve o troco sempre na mão! :) hehehehe

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  23. No Japão também tem um pratinho ou cestinho ao lado da caixa registradora, onde o troco também é devolvido. No meu caso, mais de uma vez os atendentes apontaram o dito cujo pra mim!
    Adorei seu blog! Desejo muito sucesso pra você!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P