sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

FAQ. 27 - Alemães são mesmo pontuais?

Olha, não sei os alemães, mas os berlinenses...

Alguém me disse uma vez que, na Inglaterra, a pontualidade é germânica. Enquanto para nós, brasileiros, é britânica. Então, dá para imaginar que a alemã é ainda mais precisa, certo? Errado.

Constumo dizer que minha sina aqui em Berlin é conseguir ser ainda mais pontual que os berlinenses. Marcou comigo? Se eu não me perder no meio do caminho (acontece...), chego no horário marcado. Eu já perdi a conta de quantas vezes fiquei esperando. Mas, né? Não é aquela espera de "oh meu Deus! meia hora!". É coisa de 10 ou 15 minutos.

Claro que em caso de compromissos profissionais, reuniões marcadas para começarem às 10h45, irão começar às 10h45. Também ninguém é louco de chegar atrasado numa entrevista de emprego, né? Acho eu.

Já no dia a dia... hehehehe

Uma vez, conversando com marido sobre isso, cheguei à conclusão que aqueles 10 ou 15 minutos de atraso significam uma demonstração de rebeldia. Sério.

É que o sistema é tão correto, tão exato (há controvérsias), que atravessar a rua com o sinal vermelho ou chegar atrasado vira "anarquia".

Agora imaginem vocês se minha teoria está correta e a rebeldia berlinense se resume a coisas desse tipo? Uma geração perdida, coitados!

10 comentários:

  1. Pois eu confirmo que são pontualíssimos e pior, chegam ainda antes da hora que é pra não correr o risco de não chegarem exatamente na hora marcada. Pelo menos aqui em Hamburgo é assim :) BJ! Ma (www.seguindoahistoria.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkkkkkkk nossa ri horrores pensando no quanto eles se sentem rebeldes XD

    ResponderExcluir
  3. Pontualidade? Depende! Claro que a cultura gera pessoas mais pontuais, mas conheço um bom número de alemães que, aqui no Brasil, poderíamos chamar de...noivas. :-D

    ResponderExcluir
  4. Hehehehehe Rebeldes sem causa!
    Sabe que uma vez aqui na Italia cheguei 20 minutos antes em uma entrevista, e o entrevistador ( que era proprietario da empresa) me reduziu a pó e disse que eu estava " forçando" ele a me atender antes da hora! Pode isso? Affff

    ResponderExcluir
  5. hahah.morri de rir com o comentario sobre a rebeldia. Eu costumo falar que rebeldia pra eles e descer escada sem segurar no corrimao.

    ResponderExcluir
  6. Chegar atrasado 10 minutos é rebeldia?!! Tô fora, eu costumo chegar antes da hora marcada, em 90% dos casos (sem brincadeira). Minha rebeldia é outra...e em alguns aspectos, sou rebelde mesmo!

    ResponderExcluir
  7. depois de 10 minutos já acho que a pessoa morreu no caminho. Portanto já fico aguardando, ou uma notícia ruim, ou que a pessoa me ligue me dando uma desculpa muito boa para o fato. Geralmente põe-se a desculpa no trânsito ou na saúde. Saem-se pérolas do tipo: "Estava no banheiro, por isso me atrasei" - querida, vc está no banheiro há uma hora? Estavas a fazer uma lavagem estomacal para uma reunião de negócios??

    ResponderExcluir
  8. Eu sou meio atrasonilda, mas procuro chegar no horário, ainda mais sabendo que o povo nórdico é bem pontual, viu? Às vezes eu quero que eles se atrasem um pouco, principalmente em dias que há jantar aqui em casa e eu preciso de uns minutos a mais. Mas sabe como é... boca livre ninguém desperdiça e todo mundo quer aproveitar todos os minutos!

    ResponderExcluir
  9. oi Eve, saudades de vir aqui!!!! :) Eu sou suuuper pontual, para o horror das minhas amigas...hehe beijos

    ResponderExcluir
  10. Acho que isso é na Europa em geral.. tô começando a achar pelos relatos que já li de diversas pessoas que moram em diversos países daí...é aquela coisa de primeiro mundo rss... aqui eu demorei pra acostumar novamente rs

    Kisu!

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P