Olha, não sei os alemães, mas os berlinenses...
Alguém me disse uma vez que, na Inglaterra, a pontualidade é germânica. Enquanto para nós, brasileiros, é britânica. Então, dá para imaginar que a alemã é ainda mais precisa, certo? Errado.
Constumo dizer que minha sina aqui em Berlin é conseguir ser ainda mais pontual que os berlinenses. Marcou comigo? Se eu não me perder no meio do caminho (acontece...), chego no horário marcado. Eu já perdi a conta de quantas vezes fiquei esperando. Mas, né? Não é aquela espera de "oh meu Deus! meia hora!". É coisa de 10 ou 15 minutos.
Claro que em caso de compromissos profissionais, reuniões marcadas para começarem às 10h45, irão começar às 10h45. Também ninguém é louco de chegar atrasado numa entrevista de emprego, né? Acho eu.
Já no dia a dia... hehehehe
Uma vez, conversando com marido sobre isso, cheguei à conclusão que aqueles 10 ou 15 minutos de atraso significam uma demonstração de rebeldia. Sério.
É que o sistema é tão correto, tão exato (há controvérsias), que atravessar a rua com o sinal vermelho ou chegar atrasado vira "anarquia".
Agora imaginem vocês se minha teoria está correta e a rebeldia berlinense se resume a coisas desse tipo? Uma geração perdida, coitados!
Pois eu confirmo que são pontualíssimos e pior, chegam ainda antes da hora que é pra não correr o risco de não chegarem exatamente na hora marcada. Pelo menos aqui em Hamburgo é assim :) BJ! Ma (www.seguindoahistoria.blogspot.com)
ResponderExcluirKkkkkkkkkkk nossa ri horrores pensando no quanto eles se sentem rebeldes XD
ResponderExcluirPontualidade? Depende! Claro que a cultura gera pessoas mais pontuais, mas conheço um bom número de alemães que, aqui no Brasil, poderíamos chamar de...noivas. :-D
ResponderExcluirHehehehehe Rebeldes sem causa!
ResponderExcluirSabe que uma vez aqui na Italia cheguei 20 minutos antes em uma entrevista, e o entrevistador ( que era proprietario da empresa) me reduziu a pó e disse que eu estava " forçando" ele a me atender antes da hora! Pode isso? Affff
hahah.morri de rir com o comentario sobre a rebeldia. Eu costumo falar que rebeldia pra eles e descer escada sem segurar no corrimao.
ResponderExcluirChegar atrasado 10 minutos é rebeldia?!! Tô fora, eu costumo chegar antes da hora marcada, em 90% dos casos (sem brincadeira). Minha rebeldia é outra...e em alguns aspectos, sou rebelde mesmo!
ResponderExcluirdepois de 10 minutos já acho que a pessoa morreu no caminho. Portanto já fico aguardando, ou uma notícia ruim, ou que a pessoa me ligue me dando uma desculpa muito boa para o fato. Geralmente põe-se a desculpa no trânsito ou na saúde. Saem-se pérolas do tipo: "Estava no banheiro, por isso me atrasei" - querida, vc está no banheiro há uma hora? Estavas a fazer uma lavagem estomacal para uma reunião de negócios??
ResponderExcluirEu sou meio atrasonilda, mas procuro chegar no horário, ainda mais sabendo que o povo nórdico é bem pontual, viu? Às vezes eu quero que eles se atrasem um pouco, principalmente em dias que há jantar aqui em casa e eu preciso de uns minutos a mais. Mas sabe como é... boca livre ninguém desperdiça e todo mundo quer aproveitar todos os minutos!
ResponderExcluiroi Eve, saudades de vir aqui!!!! :) Eu sou suuuper pontual, para o horror das minhas amigas...hehe beijos
ResponderExcluirAcho que isso é na Europa em geral.. tô começando a achar pelos relatos que já li de diversas pessoas que moram em diversos países daí...é aquela coisa de primeiro mundo rss... aqui eu demorei pra acostumar novamente rs
ResponderExcluirKisu!