quarta-feira, 6 de julho de 2011

Como não derreter no verão europeu

Sim, vocês leram certo e eu não enlouqueci. Ou já e ainda não percebi. Mas, isso é história pra outro post. Rá!

As casas européias, e falo com conhecimento de causa das alemãs, são construídas para reter o calor. Assim, no inverno você não congela, nem gasta uma fortuna com aquecimento da casa. As paredes são mais largas, são revestidas com isolamento térmico (espuma) e as janelas, muitas vezes, tem vidro duplo. Ou seja, o calor que entra, fica na casa.(pegou? pegou?)

Quando o inverno acaba, as casas estão com as temperaturas internas de 22, no máximo, 25 graus.

Por experiência própria, o que não se deve fazer em dias quentes é abrir as portas e janelas. Gente, sério, não abram as portas e janelas da sua casa no verão, como fazíamos no Brasil. Só vai piorar. Falo isso por conhecimento de causa! Infelizmente... (cara de tristeza agora...)

Ano passado, caí na besteira de fazer isso e minha casa virou um forno. Até porque, teve dias de fazer mais de 35 graus. Pois é, pois é, pois é! Isso, isso, isso!

Então, pelamordedeus, o que eu faço pra "arejar" a casa nessa época do ano? Simples e fácil. Abra as janelas nas primeiras horas da manhã ou no fim do dia, quando já estiver mais frio lá fora que dentro de casa, tipo assim, fazendo uns 20 graus, sabe?

Como moramos no quarto andar e temos varanda, a gente está deixando a porta da varanda aberta durante a madrugada. Assim, o apartamento se mantém frio e agradável.

100 euros pela dica, tá? Depositem na minha conta. Obrigada.

14 comentários:

  1. é verdade Eve... eu abria todas as taparelas, janelas, portas... e só abafava mais. Ate que li numa revista que so se abria a noite, quando ja estava mais fresco. Agora abro a taparela só uma fresta e deixo as janelas abertas, pois moro no quarto andar e tem um ventinho bom.. mas nao deixo mais o sol entrar..rs. bju

    ResponderExcluir
  2. Pois é...tem que deixar tudo fechado mesmo...mas aqui na Holanda ainda faz frio rs...e claro, fechar as cortinas pra não deixar o sol entrar e esquentar demais. Parece louco e contraditório fazer isso, mas é este mesmo o jeito para suportar os raros dias quentes...

    ResponderExcluir
  3. Aqui na NOruega não tem esquentado tanto, são três anos seguidos de um verãozinho meia boca. Hoje estava quente, mas não passou dos 21C.
    Eu comprei um ventilador pra dá uma arejada na casa, mas também nem tenho usado.

    Se esquentar muito vou aplicar sua dica.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. já ouvi isso, mas num guento nao, abroooo tudo, até marido tb vai na minha loucura, mas vou me controlar e fazer como todas estao dizendo...

    ResponderExcluir
  5. lá onde eu trabalho (e passo a maior parte do meu dia quente) tem ar condicionado! hohoho!

    ResponderExcluir
  6. Eve já me falaram isso, mas me dá uma sensação de claustofobia, abro tudo, arreganho todas as janelas da casa, durmo e acordo com tudo aberto.

    beijao

    ResponderExcluir
  7. Aqui em Sevilla, onde hoje fez mais de 42graus, a dica é a mesma. Nada de ventilar como a gente fazia lá no nosso clima tropical.

    ResponderExcluir
  8. Aqui em Sampa tá frrrrrrio, mas o apê foi bem pensado, as janelas tem ótima vedação, meu piso é laminado e não resfria muito, nem as paredes de drywall.
    No verão temos que abrir mesmo, mas ele areja e refresca lindamente. Quase nem usei ventilador verão passado.
    Agora no inverno, abro na hora que tem o sol bate, e fecho quando ele começa a subir. Aí fica de 21 a 23 graus dentro de casa. Bem gostosinho.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. aqui eh do mesmo jeito! Pelo menos ai as construcoes retem o calor durante o inverno, aqui na terra da rainha se estiver quente fora, fica ferevente dentro e se estiver frio fora, congelamos dentro...ai minha conta de eletricidade e gas!!!

    ResponderExcluir
  10. Beesha, eu abri as janelas semana passada num surto de calor durante faxina. E quis mór-rer!

    Hoje fica tudo fechadinho e fresquinho. Me sinto numa jaula, mas das geht né?

    ResponderExcluir
  11. Ah Eve, que engraçado ler este post. Quando meu Noivo me pediu pra fechar as janelas, eu me perguntei se o homem tava doido. Poque Cruzes, eu tenho pavor de casa abafada. Mas bem, com o tempo (e com sua dica) percebi que o querido tinha razão. Ponto pra ele.
    Abs
    Márcia

    ResponderExcluir
  12. Discussão interessante lá no meu blog e você nem pra dar um piteco hein, baiana?!!

    Vai lá dar uma olhada. Adoraria sber sua opinião nos dois últimos posts. ;-)

    ResponderExcluir
  13. Até que por aqui nao tá esse calor todo nao. Faz uns dias de sol e outros de chuva e desde início do mês só tivemos uns 3 dias quentes de verdade :(

    ResponderExcluir
  14. Eve, foi esse teu post que "espantou" o sol do leste alemão! hahaha Pqp que tempinho ruim, heim? Parece outono :(
    Bjo

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P