sexta-feira, 17 de junho de 2011

Chocolate e leite

A pessoa cresce sendo chamada de branquela, azeda, amarela, galega e todos os nomes derivados de sua cor de pele (vou fingir que não tenho avó índia e bisavô negro porque o Brasil é uma salada, e na dança do "azinho" e "azão", herdei o "azinho"... - aulas de biologia, gente! Mas, a facilidade em bronzear bem que eu podia ter herdado, né? Porque eu não bronzeio, fico camarão, hunf!).

Por arte do destino, vem parar em terras germânicas, com muitas pessoas acostumadas com todos os adjetivos lá em cima.

Só que a pessoa aqui nunca na vida imaginaria passar pelo que passou dias atrás. Colega da empresa:
- Ai, estou branca demais. Preciso de um solzinho pra ficar com a sua cor.

Sua cor, de quem? Pausa. Pensaram? Pois é.

A moça queria tomar um sol pra ficar com a cor da pessoa que vos escreve. Oi?

A pessoa aqui olhou pra colega com cara de interrogação. Só pode ser brincadeira, sarro, gozação, né? Ou todo mundo sempre mentiu pra ela.

Pra fechar com chave de ouro, ela encosta o braço dela no meu e diz: aí ó, leite (apontando pro dela, lógico) e chocolate (apontando pro meu). =O
Prazer, chocolate.

18 comentários:

  1. pra voce ver que tudo é questao de referencial.
    outro dia minha amiga saiu comigo para caminhar no parque. ao ver eu levantar um pouco a barra da saia longa que eu usava, perguntou se eu estava de meia branca. ser branquela no brasil eu ja estava acostumada. mas aqui... a coisa ta branca, viu?

    ResponderExcluir
  2. Vai ver ela se referia a chocolate branco, kkk
    Mas pior foi a outra perguntando se Jane (li no comentário aí em cima) estava de meia branca, tenho que rir, porque já passei por essas coisas.
    Quando eu cheguei no Brasil meu pai não me reconheceu, olhou e olhou aí a ficha dele caiu, depois ele comentou com minha mäe que não tinha me reconhecido, isso na minha frente e eu, claro, e minha mäe também, achamos que era porque eu estava mais gorda, mas ele disse que eu tava branca demais. Ok, branca e gorda. Daí minha mãe disse que eu já era branca no Brasil e ele disse que sim, mas eu ia a praia, que por certo aqui não tinha sol. Pra piorar minha mãe disse que eu não bronzeava e ele completou que sim, mas pelo menos eu ficava rosa. Aff!
    Mas olhando sua foto só posso pensar realmente que sua colega estava pensando em chocolate branco. Sorry!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Acho que eles se referem ao nosso tipo, latino, cabelo escuro e não somente a cor da pele, que de qualquer maneira, nunca vai ser tão branca como a deles mesmo porque já temos anos de melanina que eles nunca tiveram. Outro dia minha vizinha alemã se mostrou surpreendida por Laura ser tão branca já que eu sou "escura", palavras dela. E como vc viu na foto do blog, eu tb não sou cor de chocolate.Bjs

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Luciana, no coment de cima...só pode der chocolate branco hahaha

    ResponderExcluir
  5. Eu passo pelo mesmooooooooooo problema que voce. Ja reclamei com meu marido pra parar de me chamar de morena escura pq nao to com estrutura emocional pra problemas de identidade hahaha


    A avo dele uma vez me disse que eu era a pessoa mais negra (OI?) que ela ja tinha visto de perto na vida dela (????)..

    Eu juro que achei que fosse piada. Mas nao era.

    Minha sogra uma vez me disse assim: ai ludimila, espero que meus netinhos saiam da sua cor.

    olha, eu me segurei pra nao responder - que cor ?

    Enfim, bem vinda ao clube das brancas brasileiras morenizadas na europa!

    ResponderExcluir
  6. Pois eu só passei a ser branca aqui, kkkkkkkk
    É o seguinte nas fichas de entrada, essas que a gente preenche em clínicas, documento pros filhos etc e tal, têm as opções de negro, hispano, asiático ou branco.
    Ninguém aqui me adimite como hispana, mesmo que de chapeu e óculos escuros no meio de dez é comigo que o povo vem fazer perguntas em espanhol, mas tá certo eu falo potuguês sou brasileira, não dá pra ser hispana... aí eu tasco lá BRANCA, kkkkkkkk.
    Ironia maior não poderia ter.
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Minha cara, mas eles são mesmos mais brancos do que a gente. Eu , na frente de um americano, sou amarela total. kekekek Bj

    ResponderExcluir
  8. Olá Eve.
    É a primeira vez que eu comento no teu blog e a razão é simples : li TUDO desde o princípio em menos de uma semana. Parecia um livro, e se fosse, seria um livro BOM.
    (Vim pela página da Flor... acho... O:-))
    Estou numa fase baixa, mas com tudo o que li, foi como um puxão de orelhas. Então obrigada. Obrigada pela LIÇÃO de vida.

    ResponderExcluir
  9. Tá inguar que nem que eu perto das minhas primas...Perto delas, que estão sempre na praia e talz, eu estou "desbotada" (E olha a minha cor! Aí em terras germânicas eu seria negra!!!).

    Mas, em compensação, perto delas eu sou ALTA. hahahahahaha

    Beijuuuu!!!

    ResponderExcluir
  10. Pois é, classificações vêm da cultura de cada um, não vêm do aparelho ótico, né? Dá nisso!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Oi Ludimila, que bom que gosta do blog! é a srta aquela que me mandou um email? :)

    Jo Ann, obrigada! Adorei seu comentário! =P

    Bjs, meu povo!

    ResponderExcluir
  12. Sou pernambucana e nas minhas bandas, sempre fui chamada de galega (sou branquela e tenho olho esverdeado), mas meu cabelo é castanho-escuro. Pois bem, meu primeiro choque foi no Brasil mesmo, quando morei em Sampa. A turma da faculdade fez um amigo secreto e naquelas de descrever o amigo que tirou, a pessoa se referiu a mim como morena. Eu nem me toquei, depois, quando só sobrou eu sem presente, descobri que a morenice atribuída a mim era por causa da cor do cabelo. :)

    ResponderExcluir
  13. Ei Eve..
    Te mandei email não!!! :)
    Na verdade acho que é a primeira vez que escrevo no seu blog!!! :)

    Bj

    ResponderExcluir
  14. ahh, Ludimila, é que teve uma chará sua que escreveu. rs
    bjs!

    ResponderExcluir
  15. Eve eu acho que isso foi um elogio e dos grandes! Eu ATOROM quando dizem que querem a minha cor por aqui, e olha que nem morena assim assim eu sou, se bem que minha mãe comentou que eu ando "embraquecendo" um pouco. Digo que essa cor foi conquistada com muito sol na minha vida e com a genetica linda que mamãe e papai me deram :)


    beijao

    ResponderExcluir
  16. KKKKKKKKKKK , amei a legenda da foto, prazer chocolate!!! ri demais!

    Tenho uma amiga que dizia que eu era linda que nem a Pocahontas( oi?índia os seus cabelos?!?!?!?)...Ai que eu quase me acabo de rir....O que esse povo não inventa hein Eve?

    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Os Nazi usavam uma escala de cores pra cabelos, peles e olhos para definir quem era ariano ou não. Quarqué um acima do segundo risquinho ia pro churrasco. Doidera.
    http://www.epinions.com/review/trvl-Dest-United_States-Washington_DC-Smithsonian_Institution/trvl-review-1DD5-3D9A84B-3953543F-prod3

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P