domingo, 12 de junho de 2011

Carnaval das Culturas

Todo ano, acontece aqui em Berlin o carnaval das Culturas (Karneval der Kulturen), num bairro "alternativo" da cidade, Kreuzberg. É sempre no verão. Esse ano está acontecendo nesse final de semana. Começou na sexta e termina com um desfile hoje. (A Bela Isa - obrigada! - me corrigiu nos comentários. A festa acaba hoje, dia 13, feriado aqui. Então, quem ainda quer curtir, pode curtir. No blog dela, tem suas impressões. Passem lá!)

É muito interessante, pois é a representação da cultura do "povo". Sim, é uma festa organizada pelos moradores do bairro. Estrangeiros e alemães se empolgam nesses dias e demonstram como Berlin é diversificada e interessante.

Eu acho o carnaval da cultura uma mistura entre o carnaval de Salvador, porque em todo canto, esquina e rua tem música de todos os tipos, gostos e gêneros, com o do Rio de Janeiro, porque eles fazem desfiles de carros alegóricos. Os carros são artesanalmente preparados para representar as diversas culturas da e na cidade. Tailandeses, angolanos, japoneses, estudantes, médicos, brasileiros, espanhóis, mulheres, gays, crianças... Uma mistura muito interessante.

Também tem as barraquinhas de comidas e bebidas de diferentes partes do mundo. Arrisco a dizer que a caipirinha ganha entre as bebidas mais consumidas nesses dias.

Esse ano ainda não apareci por lá. Acredito que ainda vamos hoje ver o desfile. Se marido terminar de passar as notas dos 400 alunos que ele tem...(fim de ano letivo pra professor nunca é moleza. rs)

Ano passado eu fui, com marido, a Li e o Gu (oi, gente!). E deixo aqui algumas fotos do ano passado.
Olha a muvuca, minha gente!

A Bahia por aqui!

E as baianas....

Isso aí é um músico de  Maracatu (Pernambuco)

Fora dos desfiles também tem festa!

Percussão...

Que tal Jazz?

Ou as tailandesas?
Depois de rever as fotos, deu vontade de ir pra lá A-GO-RA!

É ou não é legal morar em Berlin?

Mais informações aqui.

9 comentários:

  1. Muito legal! E hj o clima está ótimo, bom pra tomar uma bier assistindo ao desfile a às excentricidades hehe

    Beijo e bom feriado.

    ResponderExcluir
  2. agora no verao toda a Alemanha é boa demais, aki mesmo onde moro em Deidesheim, regiao de vinhos, tem muitas festas regadas a vinho, com um céu azul lindo e um sol porreta, hj mesmo tem festa, vou beber akele bom Wein e comer uma especialidade q amo Leberknödel mit Sauerkraut :)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que bacana!!! Adoro essas manifestações culturais. Vai lá mulher, ajuda o marido a corrigir as provas e vai lá. Beijão

    ResponderExcluir
  4. Que legal Eve!!!! o bloco afoxé em Berlim...hum...baiano é um bicho que tem em qualquer lugar do mundo...eu heim...
    Beijos, linda!

    ResponderExcluir
  5. Sempre morri de vontade de ir ver o carnaval das culturas em Berlin, mas agora que moro tao longe, so com muito planejamento! Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Eve, o Carnaval acaba é hoje, dia 13 às 19h e não ontem dia 12 após o desfile. Suas fotos aí do desfile do ano passado parecem bem mais interessantes do que as coisas que vi ontem. E eu fiquei FÃ de comida africana! bj

    ResponderExcluir
  7. Minha nossa gente d+!!!!! Aqui eles tb tem um carnaval, mas eu acho que não é täo animado assim não, viu??

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que legal Eve, aqui tem uma especie de carnaval assim em Rotterdam. Eu fui em 2009 e tinha carro alegorico da africa, carros do Brasil, gente desfilando de todos os lugares, uma animação só, e eu lembro que estava um sol maravilhoso.

    Eu, quando fui a Berlin, fiquei em Kreuzberg e adorei :)

    beijao

    ResponderExcluir
  9. Uau, parece animadíssimo! Adoro essas comemorações com gente do mundo todo!
    bjk
    Mônica

    ResponderExcluir

Após o término da ligação, continue na linha. A sua opinião é muito importante para nós! =P